Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegassi, Renilson José
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fuza, Ângela Francine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signótica (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6090
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental. Foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série, observando-se o material didático, as aulas do professor e as produções dos alunos. Os resultados demonstram que os estudantes têm a autoria de seus textos difusa, uma vez que a produção escrita, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas ideias dos alunos. As aulas se caracterizaram pelo ensino e aprendizagem da leitura e da escrita ainda com perspectivas tradicionais, apesar de a proposta do ensino ser enunciativa.PALAVRAS-CHAVE: escrita, procedimentos, produção textual, Ensino Fundamental.
id UFG-8_be2c1085bec38e0b9f6542da6c90b8f1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/6090
network_acronym_str UFG-8
network_name_str Signótica (Online)
repository_id_str
spelling Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamentalEsta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental. Foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série, observando-se o material didático, as aulas do professor e as produções dos alunos. Os resultados demonstram que os estudantes têm a autoria de seus textos difusa, uma vez que a produção escrita, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas ideias dos alunos. As aulas se caracterizaram pelo ensino e aprendizagem da leitura e da escrita ainda com perspectivas tradicionais, apesar de a proposta do ensino ser enunciativa.PALAVRAS-CHAVE: escrita, procedimentos, produção textual, Ensino Fundamental.Universidade Federal de Goiás2009-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/609010.5216/sig.v20i2.6090Signótica; Vol. 20 No. 2 (2008); 471-495Signótica; v. 20 n. 2 (2008); 471-4952316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/6090/4796Menegassi, Renilson JoséFuza, Ângela Francineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-08T15:17:02Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/6090Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:56:57.612173Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental
title Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental
spellingShingle Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental
Menegassi, Renilson José
title_short Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental
title_full Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental
title_fullStr Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental
title_full_unstemmed Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental
title_sort Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental
author Menegassi, Renilson José
author_facet Menegassi, Renilson José
Fuza, Ângela Francine
author_role author
author2 Fuza, Ângela Francine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegassi, Renilson José
Fuza, Ângela Francine
description Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental. Foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série, observando-se o material didático, as aulas do professor e as produções dos alunos. Os resultados demonstram que os estudantes têm a autoria de seus textos difusa, uma vez que a produção escrita, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas ideias dos alunos. As aulas se caracterizaram pelo ensino e aprendizagem da leitura e da escrita ainda com perspectivas tradicionais, apesar de a proposta do ensino ser enunciativa.PALAVRAS-CHAVE: escrita, procedimentos, produção textual, Ensino Fundamental.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6090
10.5216/sig.v20i2.6090
url https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6090
identifier_str_mv 10.5216/sig.v20i2.6090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6090/4796
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Signótica; Vol. 20 No. 2 (2008); 471-495
Signótica; v. 20 n. 2 (2008); 471-495
2316-3690
0103-7250
reponame:Signótica (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Signótica (Online)
collection Signótica (Online)
repository.name.fl_str_mv Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv signotica@gmail.com
_version_ 1799875044282728448