Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signótica (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6090 |
Resumo: | Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental. Foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série, observando-se o material didático, as aulas do professor e as produções dos alunos. Os resultados demonstram que os estudantes têm a autoria de seus textos difusa, uma vez que a produção escrita, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas ideias dos alunos. As aulas se caracterizaram pelo ensino e aprendizagem da leitura e da escrita ainda com perspectivas tradicionais, apesar de a proposta do ensino ser enunciativa.PALAVRAS-CHAVE: escrita, procedimentos, produção textual, Ensino Fundamental. |
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Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamentalEsta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental. Foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série, observando-se o material didático, as aulas do professor e as produções dos alunos. Os resultados demonstram que os estudantes têm a autoria de seus textos difusa, uma vez que a produção escrita, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas ideias dos alunos. As aulas se caracterizaram pelo ensino e aprendizagem da leitura e da escrita ainda com perspectivas tradicionais, apesar de a proposta do ensino ser enunciativa.PALAVRAS-CHAVE: escrita, procedimentos, produção textual, Ensino Fundamental.Universidade Federal de Goiás2009-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/609010.5216/sig.v20i2.6090Signótica; Vol. 20 No. 2 (2008); 471-495Signótica; v. 20 n. 2 (2008); 471-4952316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/6090/4796Menegassi, Renilson JoséFuza, Ângela Francineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-08T15:17:02Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/6090Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:56:57.612173Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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