CONCEITOS DE LETRAMENTO E SUAS PRÁTICAS SOCIAIS REFLETIDAS NA AÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55010 |
Resumo: | Este trabalho refere-se a uma pesquisa de especialização Lato Sensu da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que visa a teorizar as práticas de letramento, objetivando verificar suas formas de influência sociais na ação docente e tendo, por escopo, o ensino de produção textual que compõe a grande área de ensino “Linguagem e suas tecnologias”, em turmas do ensino médio. Desse modo, tem por objetivo central verificar os conceitos diversos de letramento e avaliá-lo enquanto viés condutor essencial à busca pelo conhecimento, ainda que peculiar, das mais distintas e variadas esferas humanas do saber. Parte-se da premissa de que estudos sobre o termo em questão se revelem contribuição de extrema importância para a prática docente, tendo já que toda nova forma de análise traz benefícios ao repensar da prática de sala de aula, por trazer ressignificações de posicionamentos aos profissionais da educação, enquanto educadores críticos e ativo-responsivos. No processo de autoavaliação, o professor busca aprimorar seu comportamento enquanto detentor/mediador do conhecimento, o que, por sua vez, reflete no aprendizado de seus alunos. Assim, quando essa reflexão se materializa como característica humana com vistas à contribuição para o processo de evolução nas mudanças individuais e sociais, submergem expectativas de resultados aparentes na sociedade, reflexo do progresso escolar que extrapola os muros de uma instituição de ensino. |
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CONCEITOS DE LETRAMENTO E SUAS PRÁTICAS SOCIAIS REFLETIDAS NA AÇÃO DOCENTEEste trabalho refere-se a uma pesquisa de especialização Lato Sensu da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que visa a teorizar as práticas de letramento, objetivando verificar suas formas de influência sociais na ação docente e tendo, por escopo, o ensino de produção textual que compõe a grande área de ensino “Linguagem e suas tecnologias”, em turmas do ensino médio. Desse modo, tem por objetivo central verificar os conceitos diversos de letramento e avaliá-lo enquanto viés condutor essencial à busca pelo conhecimento, ainda que peculiar, das mais distintas e variadas esferas humanas do saber. Parte-se da premissa de que estudos sobre o termo em questão se revelem contribuição de extrema importância para a prática docente, tendo já que toda nova forma de análise traz benefícios ao repensar da prática de sala de aula, por trazer ressignificações de posicionamentos aos profissionais da educação, enquanto educadores críticos e ativo-responsivos. No processo de autoavaliação, o professor busca aprimorar seu comportamento enquanto detentor/mediador do conhecimento, o que, por sua vez, reflete no aprendizado de seus alunos. Assim, quando essa reflexão se materializa como característica humana com vistas à contribuição para o processo de evolução nas mudanças individuais e sociais, submergem expectativas de resultados aparentes na sociedade, reflexo do progresso escolar que extrapola os muros de uma instituição de ensino.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5501010.5216/rpp.v17i1.55010Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 1-122178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55010/35079Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Viviane FariaSilva, Anne Meyre Ferreira da2020-07-24T12:28:51ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
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