NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12180 |
Resumo: | Na atualidade, pesquisas em Educação têm mostrado o quanto a memória apresenta-se como um dado fundamental no processo formativo ulterior do sujeito, quando este se constitui professor. Assim, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, é possível utilizar como estratégia de formação o recurso de elaboração de relatos autobiográficos por parte dos professores com o fito de reconstruir a história da sua trajetória como educador/a. Nesta proposição, identificam a memória de si e de seus pares, analisando como este passado desempenhou um papel ativo na construção de sua identidade profissional e pessoal. Este apontamento contém parte da escrita de um memorial, enquanto meio e estratégia para pensar na constituição do ser docente em articulação com o processo de desvelar-se para se constituir sujeito da própria história. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica por meio da narrativa de si como uma metodologia de trabalhar e significar a vida. |
id |
UFG-9_1ba89eaf6e0edbf274fcfc78e8b7d4f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/12180 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO Na atualidade, pesquisas em Educação têm mostrado o quanto a memória apresenta-se como um dado fundamental no processo formativo ulterior do sujeito, quando este se constitui professor. Assim, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, é possível utilizar como estratégia de formação o recurso de elaboração de relatos autobiográficos por parte dos professores com o fito de reconstruir a história da sua trajetória como educador/a. Nesta proposição, identificam a memória de si e de seus pares, analisando como este passado desempenhou um papel ativo na construção de sua identidade profissional e pessoal. Este apontamento contém parte da escrita de um memorial, enquanto meio e estratégia para pensar na constituição do ser docente em articulação com o processo de desvelar-se para se constituir sujeito da própria história. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica por meio da narrativa de si como uma metodologia de trabalhar e significar a vida.Universidade Federal de Catalão2010-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1218010.5216/rpp.v8i1.12180Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 172-1862178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12180/8080Rodrigues, Claudia Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-10-18T11:31:02Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/12180Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-10-18T11:31:02Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO |
title |
NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO |
spellingShingle |
NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO Rodrigues, Claudia Flores |
title_short |
NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO |
title_full |
NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO |
title_fullStr |
NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO |
title_sort |
NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO |
author |
Rodrigues, Claudia Flores |
author_facet |
Rodrigues, Claudia Flores |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Claudia Flores |
description |
Na atualidade, pesquisas em Educação têm mostrado o quanto a memória apresenta-se como um dado fundamental no processo formativo ulterior do sujeito, quando este se constitui professor. Assim, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, é possível utilizar como estratégia de formação o recurso de elaboração de relatos autobiográficos por parte dos professores com o fito de reconstruir a história da sua trajetória como educador/a. Nesta proposição, identificam a memória de si e de seus pares, analisando como este passado desempenhou um papel ativo na construção de sua identidade profissional e pessoal. Este apontamento contém parte da escrita de um memorial, enquanto meio e estratégia para pensar na constituição do ser docente em articulação com o processo de desvelar-se para se constituir sujeito da própria história. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica por meio da narrativa de si como uma metodologia de trabalhar e significar a vida. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12180 10.5216/rpp.v8i1.12180 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12180 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v8i1.12180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12180/8080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/save |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 172-186 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033465618432 |