NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Claudia Flores
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12180
Resumo: Na atualidade, pesquisas em Educação têm mostrado o quanto a memória apresenta-se como um dado fundamental no processo formativo ulterior do sujeito, quando este se constitui professor. Assim, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, é possível utilizar como estratégia de formação o recurso de elaboração de relatos autobiográficos por parte dos professores com o fito de reconstruir a história da sua trajetória como educador/a. Nesta proposição, identificam a memória de si e de seus pares, analisando como este passado desempenhou um papel ativo na construção de sua identidade profissional e pessoal. Este apontamento contém parte da escrita de um memorial, enquanto meio e estratégia para pensar na constituição do ser docente em articulação com o processo de desvelar-se para se constituir sujeito da própria história. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica por meio da narrativa de si como uma metodologia de trabalhar e significar a vida.
id UFG-9_357639bbaf57409af2d85bb175abe08c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/12180
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO Na atualidade, pesquisas em Educação têm mostrado o quanto a memória apresenta-se como um dado fundamental no processo formativo ulterior do sujeito, quando este se constitui professor. Assim, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, é possível utilizar como estratégia de formação o recurso de elaboração de relatos autobiográficos por parte dos professores com o fito de reconstruir a história da sua trajetória como educador/a. Nesta proposição, identificam a memória de si e de seus pares, analisando como este passado desempenhou um papel ativo na construção de sua identidade profissional e pessoal. Este apontamento contém parte da escrita de um memorial, enquanto meio e estratégia para pensar na constituição do ser docente em articulação com o processo de desvelar-se para se constituir sujeito da própria história. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica por meio da narrativa de si como uma metodologia de trabalhar e significar a vida.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1218010.5216/rpp.v8i1.12180Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 172-1862178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12180/8080Rodrigues, Claudia Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-10-18T13:31:02ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
title NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
spellingShingle NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
Rodrigues, Claudia Flores
title_short NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
title_full NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
title_fullStr NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
title_full_unstemmed NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
title_sort NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
author Rodrigues, Claudia Flores
author_facet Rodrigues, Claudia Flores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Claudia Flores
description Na atualidade, pesquisas em Educação têm mostrado o quanto a memória apresenta-se como um dado fundamental no processo formativo ulterior do sujeito, quando este se constitui professor. Assim, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, é possível utilizar como estratégia de formação o recurso de elaboração de relatos autobiográficos por parte dos professores com o fito de reconstruir a história da sua trajetória como educador/a. Nesta proposição, identificam a memória de si e de seus pares, analisando como este passado desempenhou um papel ativo na construção de sua identidade profissional e pessoal. Este apontamento contém parte da escrita de um memorial, enquanto meio e estratégia para pensar na constituição do ser docente em articulação com o processo de desvelar-se para se constituir sujeito da própria história. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica por meio da narrativa de si como uma metodologia de trabalhar e significar a vida.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12180
10.5216/rpp.v8i1.12180
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12180
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v8i1.12180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12180/8080
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 172-186
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328844713984