20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977 |
Resumo: | Este artigo tem como foco o cenário da educação das pessoas com deficiência, 20anos depois de a Declaração de Salamanca da UNESCO ter lançado, em 1994, o princípio dainclusão e o movimento da educação inclusiva. Meu objetivo, neste ensaio, é o de discutirsobre o atual momento da política de inclusão escolar - Onde estamos? - e o que o futuroreserva educacionalmente para esse grupo social - Para onde vamos? - Para tanto, primeiro,trato da inclusão do estudante com deficiência na escola regular brasileira, por meio de umbreve panorama internacional do movimento da educação inclusiva pós-Salamanca. Segundo,discuto sobre o impacto dessa política educacional no sistema educacional brasileiro e comoela vem criando espaços excludentes nas escolas, apesar do discurso oficial pró-inclusão.Terceiro, com base nesse panorama, apresento minha visão acerca do futuro para estudantescom deficiência e apresento cinco fatores que demandam aprofundamento e reflexão críticapara qualificar politicamente o debate na área. Finalmente, apresento as considerações finaisdessa reflexão sobre a política de inclusão do governo federal, procurando evidenciar adesigualdade que é marca histórica do sistema educacional brasileiro. |
id |
UFG-9_24d1a7323d8400457da7364f3926bfde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35977 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?Este artigo tem como foco o cenário da educação das pessoas com deficiência, 20anos depois de a Declaração de Salamanca da UNESCO ter lançado, em 1994, o princípio dainclusão e o movimento da educação inclusiva. Meu objetivo, neste ensaio, é o de discutirsobre o atual momento da política de inclusão escolar - Onde estamos? - e o que o futuroreserva educacionalmente para esse grupo social - Para onde vamos? - Para tanto, primeiro,trato da inclusão do estudante com deficiência na escola regular brasileira, por meio de umbreve panorama internacional do movimento da educação inclusiva pós-Salamanca. Segundo,discuto sobre o impacto dessa política educacional no sistema educacional brasileiro e comoela vem criando espaços excludentes nas escolas, apesar do discurso oficial pró-inclusão.Terceiro, com base nesse panorama, apresento minha visão acerca do futuro para estudantescom deficiência e apresento cinco fatores que demandam aprofundamento e reflexão críticapara qualificar politicamente o debate na área. Finalmente, apresento as considerações finaisdessa reflexão sobre a política de inclusão do governo federal, procurando evidenciar adesigualdade que é marca histórica do sistema educacional brasileiro.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3597710.5216/rpp.v13i1.35977Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 87-1062178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977/18638Ferreira, Windyz Brazãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T11:17:33ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? |
title |
20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? |
spellingShingle |
20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? Ferreira, Windyz Brazão |
title_short |
20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? |
title_full |
20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? |
title_fullStr |
20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? |
title_full_unstemmed |
20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? |
title_sort |
20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? |
author |
Ferreira, Windyz Brazão |
author_facet |
Ferreira, Windyz Brazão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Windyz Brazão |
description |
Este artigo tem como foco o cenário da educação das pessoas com deficiência, 20anos depois de a Declaração de Salamanca da UNESCO ter lançado, em 1994, o princípio dainclusão e o movimento da educação inclusiva. Meu objetivo, neste ensaio, é o de discutirsobre o atual momento da política de inclusão escolar - Onde estamos? - e o que o futuroreserva educacionalmente para esse grupo social - Para onde vamos? - Para tanto, primeiro,trato da inclusão do estudante com deficiência na escola regular brasileira, por meio de umbreve panorama internacional do movimento da educação inclusiva pós-Salamanca. Segundo,discuto sobre o impacto dessa política educacional no sistema educacional brasileiro e comoela vem criando espaços excludentes nas escolas, apesar do discurso oficial pró-inclusão.Terceiro, com base nesse panorama, apresento minha visão acerca do futuro para estudantescom deficiência e apresento cinco fatores que demandam aprofundamento e reflexão críticapara qualificar politicamente o debate na área. Finalmente, apresento as considerações finaisdessa reflexão sobre a política de inclusão do governo federal, procurando evidenciar adesigualdade que é marca histórica do sistema educacional brasileiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977 10.5216/rpp.v13i1.35977 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v13i1.35977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977/18638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 87-106 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329761169408 |