20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Windyz Brazão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977
Resumo: Este artigo tem como foco o cenário da educação das pessoas com deficiência, 20anos depois de a Declaração de Salamanca da UNESCO ter lançado, em 1994, o princípio dainclusão e o movimento da educação inclusiva. Meu objetivo, neste ensaio, é o de discutirsobre o atual momento da política de inclusão escolar - Onde estamos? - e o que o futuroreserva educacionalmente para esse grupo social - Para onde vamos? - Para tanto, primeiro,trato da inclusão do estudante com deficiência na escola regular brasileira, por meio de umbreve panorama internacional do movimento da educação inclusiva pós-Salamanca. Segundo,discuto sobre o impacto dessa política educacional no sistema educacional brasileiro e comoela vem criando espaços excludentes nas escolas, apesar do discurso oficial pró-inclusão.Terceiro, com base nesse panorama, apresento minha visão acerca do futuro para estudantescom deficiência e apresento cinco fatores que demandam aprofundamento e reflexão críticapara qualificar politicamente o debate na área. Finalmente, apresento as considerações finaisdessa reflexão sobre a política de inclusão do governo federal, procurando evidenciar adesigualdade que é marca histórica do sistema educacional brasileiro.
id UFG-9_24d1a7323d8400457da7364f3926bfde
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35977
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling 20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?Este artigo tem como foco o cenário da educação das pessoas com deficiência, 20anos depois de a Declaração de Salamanca da UNESCO ter lançado, em 1994, o princípio dainclusão e o movimento da educação inclusiva. Meu objetivo, neste ensaio, é o de discutirsobre o atual momento da política de inclusão escolar - Onde estamos? - e o que o futuroreserva educacionalmente para esse grupo social - Para onde vamos? - Para tanto, primeiro,trato da inclusão do estudante com deficiência na escola regular brasileira, por meio de umbreve panorama internacional do movimento da educação inclusiva pós-Salamanca. Segundo,discuto sobre o impacto dessa política educacional no sistema educacional brasileiro e comoela vem criando espaços excludentes nas escolas, apesar do discurso oficial pró-inclusão.Terceiro, com base nesse panorama, apresento minha visão acerca do futuro para estudantescom deficiência e apresento cinco fatores que demandam aprofundamento e reflexão críticapara qualificar politicamente o debate na área. Finalmente, apresento as considerações finaisdessa reflexão sobre a política de inclusão do governo federal, procurando evidenciar adesigualdade que é marca histórica do sistema educacional brasileiro.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3597710.5216/rpp.v13i1.35977Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 87-1062178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977/18638Ferreira, Windyz Brazãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T11:17:33ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv 20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?
title 20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?
spellingShingle 20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?
Ferreira, Windyz Brazão
title_short 20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?
title_full 20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?
title_fullStr 20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?
title_full_unstemmed 20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?
title_sort 20 ANOS DEPOIS DE SALAMANCA... ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?
author Ferreira, Windyz Brazão
author_facet Ferreira, Windyz Brazão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Windyz Brazão
description Este artigo tem como foco o cenário da educação das pessoas com deficiência, 20anos depois de a Declaração de Salamanca da UNESCO ter lançado, em 1994, o princípio dainclusão e o movimento da educação inclusiva. Meu objetivo, neste ensaio, é o de discutirsobre o atual momento da política de inclusão escolar - Onde estamos? - e o que o futuroreserva educacionalmente para esse grupo social - Para onde vamos? - Para tanto, primeiro,trato da inclusão do estudante com deficiência na escola regular brasileira, por meio de umbreve panorama internacional do movimento da educação inclusiva pós-Salamanca. Segundo,discuto sobre o impacto dessa política educacional no sistema educacional brasileiro e comoela vem criando espaços excludentes nas escolas, apesar do discurso oficial pró-inclusão.Terceiro, com base nesse panorama, apresento minha visão acerca do futuro para estudantescom deficiência e apresento cinco fatores que demandam aprofundamento e reflexão críticapara qualificar politicamente o debate na área. Finalmente, apresento as considerações finaisdessa reflexão sobre a política de inclusão do governo federal, procurando evidenciar adesigualdade que é marca histórica do sistema educacional brasileiro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977
10.5216/rpp.v13i1.35977
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v13i1.35977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35977/18638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 87-106
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329761169408