CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140 |
Resumo: | A leitura no Brasil e sua história têm sido temas de congressos de abrangência nacional e internacional desde a década de 1990, sendo predominante nos eventos da área de Educação. Essa constatação, feita primeiramente durante a participação nesses encontros, inspirou-nos uma pesquisa na qual questionamos sobre as contribuições da História da Leitura e da Escrita para o desenvolvimento de pesquisas em Educação. Apresentamos aqui os resultados desta investigação desenvolvida a partir dos trabalhos publicados em anais de quatro congressos qualificados na área (1998-2010): Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil (COHILILE), Congresso de Leitura do Brasil (COLE), Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Nestes, analisamos as principais fontes e referenciais teórico-metodológicos utilizados, tendo como metodologia a pesquisa bibliométrica. Os resultados indicam como a metodologia historiográfica vem ampliando as possibilidades de compreensão do papel da leitura e da escrita na sociedade brasileira, especialmente nos processos de escolarização. |
id |
UFG-9_25a1ea3fe7a79c696246fdff303445e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24140 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)A leitura no Brasil e sua história têm sido temas de congressos de abrangência nacional e internacional desde a década de 1990, sendo predominante nos eventos da área de Educação. Essa constatação, feita primeiramente durante a participação nesses encontros, inspirou-nos uma pesquisa na qual questionamos sobre as contribuições da História da Leitura e da Escrita para o desenvolvimento de pesquisas em Educação. Apresentamos aqui os resultados desta investigação desenvolvida a partir dos trabalhos publicados em anais de quatro congressos qualificados na área (1998-2010): Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil (COHILILE), Congresso de Leitura do Brasil (COLE), Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Nestes, analisamos as principais fontes e referenciais teórico-metodológicos utilizados, tendo como metodologia a pesquisa bibliométrica. Os resultados indicam como a metodologia historiográfica vem ampliando as possibilidades de compreensão do papel da leitura e da escrita na sociedade brasileira, especialmente nos processos de escolarização.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2414010.5216/rpp.v10i2.24140Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica; 18-312178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140/14047Klinke, Karinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-12T21:30:08ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010) |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010) |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010) Klinke, Karina |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010) |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010) |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010) |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010) |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010) |
author |
Klinke, Karina |
author_facet |
Klinke, Karina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klinke, Karina |
description |
A leitura no Brasil e sua história têm sido temas de congressos de abrangência nacional e internacional desde a década de 1990, sendo predominante nos eventos da área de Educação. Essa constatação, feita primeiramente durante a participação nesses encontros, inspirou-nos uma pesquisa na qual questionamos sobre as contribuições da História da Leitura e da Escrita para o desenvolvimento de pesquisas em Educação. Apresentamos aqui os resultados desta investigação desenvolvida a partir dos trabalhos publicados em anais de quatro congressos qualificados na área (1998-2010): Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil (COHILILE), Congresso de Leitura do Brasil (COLE), Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Nestes, analisamos as principais fontes e referenciais teórico-metodológicos utilizados, tendo como metodologia a pesquisa bibliométrica. Os resultados indicam como a metodologia historiográfica vem ampliando as possibilidades de compreensão do papel da leitura e da escrita na sociedade brasileira, especialmente nos processos de escolarização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AVALIADO PELOS PARES |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140 10.5216/rpp.v10i2.24140 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v10i2.24140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140/14047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica; 18-31 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329340690432 |