CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klinke, Karina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140
Resumo: A leitura no Brasil e sua história têm sido temas de congressos de abrangência nacional e internacional desde a década de 1990, sendo predominante nos eventos da área de Educação. Essa constatação, feita primeiramente durante a participação nesses encontros, inspirou-nos uma pesquisa na qual questionamos sobre as contribuições da História da Leitura e da Escrita para o desenvolvimento de pesquisas em Educação. Apresentamos aqui os resultados desta investigação desenvolvida a partir dos trabalhos publicados em anais de quatro congressos qualificados na área (1998-2010): Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil (COHILILE), Congresso de Leitura do Brasil (COLE), Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Nestes, analisamos as principais fontes e referenciais teórico-metodológicos utilizados, tendo como metodologia a pesquisa bibliométrica. Os resultados indicam como a metodologia historiográfica vem ampliando as possibilidades de compreensão do papel da leitura e da escrita na sociedade brasileira, especialmente nos processos de escolarização.
id UFG-9_25a1ea3fe7a79c696246fdff303445e7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24140
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)A leitura no Brasil e sua história têm sido temas de congressos de abrangência nacional e internacional desde a década de 1990, sendo predominante nos eventos da área de Educação. Essa constatação, feita primeiramente durante a participação nesses encontros, inspirou-nos uma pesquisa na qual questionamos sobre as contribuições da História da Leitura e da Escrita para o desenvolvimento de pesquisas em Educação. Apresentamos aqui os resultados desta investigação desenvolvida a partir dos trabalhos publicados em anais de quatro congressos qualificados na área (1998-2010): Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil (COHILILE), Congresso de Leitura do Brasil (COLE), Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Nestes, analisamos as principais fontes e referenciais teórico-metodológicos utilizados, tendo como metodologia a pesquisa bibliométrica. Os resultados indicam como a metodologia historiográfica vem ampliando as possibilidades de compreensão do papel da leitura e da escrita na sociedade brasileira, especialmente nos processos de escolarização.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2414010.5216/rpp.v10i2.24140Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica; 18-312178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140/14047Klinke, Karinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-12T21:30:08ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
title CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
Klinke, Karina
title_short CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
title_full CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
author Klinke, Karina
author_facet Klinke, Karina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klinke, Karina
description A leitura no Brasil e sua história têm sido temas de congressos de abrangência nacional e internacional desde a década de 1990, sendo predominante nos eventos da área de Educação. Essa constatação, feita primeiramente durante a participação nesses encontros, inspirou-nos uma pesquisa na qual questionamos sobre as contribuições da História da Leitura e da Escrita para o desenvolvimento de pesquisas em Educação. Apresentamos aqui os resultados desta investigação desenvolvida a partir dos trabalhos publicados em anais de quatro congressos qualificados na área (1998-2010): Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil (COHILILE), Congresso de Leitura do Brasil (COLE), Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Nestes, analisamos as principais fontes e referenciais teórico-metodológicos utilizados, tendo como metodologia a pesquisa bibliométrica. Os resultados indicam como a metodologia historiográfica vem ampliando as possibilidades de compreensão do papel da leitura e da escrita na sociedade brasileira, especialmente nos processos de escolarização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AVALIADO PELOS PARES
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140
10.5216/rpp.v10i2.24140
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v10i2.24140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140/14047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica; 18-31
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329340690432