Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolli, Aline Andréia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cassiani, Suzani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37714
Resumo: O presente texto apresenta aspectos vários de um trabalho desenvolvido, durante a disciplina de Estágio Supervisionado II, no Curso de Ciências Biológicas, e que teve como objetivo investigar de quais formas as histórias de leitura e escrita interferem na atuação dos estudantes/estagiários, especialmente, produzindo determinados sentidos quando do planejamento e desenvolvimento de atividades de leitura e escrita, em aulas de ciências/biologia. Nesse caminho, as produções escritas de cada estagiário, foram fontes de pesquisa, bem como alguns registros videográficos das aulas dos estudantes/ estagiários e das aulas da disciplina de Estágio Supervisionado II. Para o exercício de análise, adotamos o referencial teórico-metodológico da análise de discurso (AD) da escola francesa, especialmente, dos autores Michel Pêcheux e Eni Orlandi.
id UFSC-23_fe4ee787bb7dc9f96fc8200edbcfa48d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37714
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciênciasO presente texto apresenta aspectos vários de um trabalho desenvolvido, durante a disciplina de Estágio Supervisionado II, no Curso de Ciências Biológicas, e que teve como objetivo investigar de quais formas as histórias de leitura e escrita interferem na atuação dos estudantes/estagiários, especialmente, produzindo determinados sentidos quando do planejamento e desenvolvimento de atividades de leitura e escrita, em aulas de ciências/biologia. Nesse caminho, as produções escritas de cada estagiário, foram fontes de pesquisa, bem como alguns registros videográficos das aulas dos estudantes/ estagiários e das aulas da disciplina de Estágio Supervisionado II. Para o exercício de análise, adotamos o referencial teórico-metodológico da análise de discurso (AD) da escola francesa, especialmente, dos autores Michel Pêcheux e Eni Orlandi.Universidade Federal de Santa Catarina2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37714Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 69-811982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37714/28888Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessNicolli, Aline AndréiaCassiani, Suzani2019-04-11T14:28:08Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37714Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:28:08Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências
title Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências
spellingShingle Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências
Nicolli, Aline Andréia
title_short Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências
title_full Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências
title_fullStr Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências
title_full_unstemmed Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências
title_sort Das histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita de futuros professores de ciências
author Nicolli, Aline Andréia
author_facet Nicolli, Aline Andréia
Cassiani, Suzani
author_role author
author2 Cassiani, Suzani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolli, Aline Andréia
Cassiani, Suzani
description O presente texto apresenta aspectos vários de um trabalho desenvolvido, durante a disciplina de Estágio Supervisionado II, no Curso de Ciências Biológicas, e que teve como objetivo investigar de quais formas as histórias de leitura e escrita interferem na atuação dos estudantes/estagiários, especialmente, produzindo determinados sentidos quando do planejamento e desenvolvimento de atividades de leitura e escrita, em aulas de ciências/biologia. Nesse caminho, as produções escritas de cada estagiário, foram fontes de pesquisa, bem como alguns registros videográficos das aulas dos estudantes/ estagiários e das aulas da disciplina de Estágio Supervisionado II. Para o exercício de análise, adotamos o referencial teórico-metodológico da análise de discurso (AD) da escola francesa, especialmente, dos autores Michel Pêcheux e Eni Orlandi.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37714
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37714/28888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 69-81
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452500942848