ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
DOI: | 10.5216/rpp.v15i2.45100 |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100 |
Resumo: | Este artigo apresenta a si?ntese de uma pesquisa realizada em uma turma de 3o ano, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Segundo dados do Censo (2010) e da Prova ABC (2011), muitas crianc?as do primeiro ciclo, em processo de alfabetizac?a?o, apresentam baixo i?ndice de aproveitamento no que concerne a? leitura e escrita. A referida pesquisa teve como objetivo verificar o desempenho e os avanc?os de alunos em suas produc?o?es textuais, a partir de uma intervenc?a?o pedago?gica, apoiada em estrate?gias de autorregulac?a?o da aprendizagem para a escrita. Foram desenvolvidas atividades relacionadas a? produc?a?o textual, especialmente aos aspectos convencionais da escrita, utilizando estrate?gias de aprendizagem baseadas nos processos do modelo ci?clico da autorregulac?a?o da aprendizagem. Os resultados indicam que a intervenc?a?o contribuiu para o melhor desempenho das crianc?as em suas produc?o?es textuais. |
id |
UFG-9_3102682db2cf4abbc4d768c98d7cd567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45100 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
spelling |
ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENASEste artigo apresenta a si?ntese de uma pesquisa realizada em uma turma de 3o ano, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Segundo dados do Censo (2010) e da Prova ABC (2011), muitas crianc?as do primeiro ciclo, em processo de alfabetizac?a?o, apresentam baixo i?ndice de aproveitamento no que concerne a? leitura e escrita. A referida pesquisa teve como objetivo verificar o desempenho e os avanc?os de alunos em suas produc?o?es textuais, a partir de uma intervenc?a?o pedago?gica, apoiada em estrate?gias de autorregulac?a?o da aprendizagem para a escrita. Foram desenvolvidas atividades relacionadas a? produc?a?o textual, especialmente aos aspectos convencionais da escrita, utilizando estrate?gias de aprendizagem baseadas nos processos do modelo ci?clico da autorregulac?a?o da aprendizagem. Os resultados indicam que a intervenc?a?o contribuiu para o melhor desempenho das crianc?as em suas produc?o?es textuais. Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/4510010.5216/rpp.v15i2.45100Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 2 (2017): Poíesis Pedagógica; 3-232178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100/26233Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Lourdes Maria BragagnoloBenitez, Aline2018-09-16T00:01:19ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS |
title |
ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS |
spellingShingle |
ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS Frison, Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
title_short |
ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS |
title_full |
ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS |
title_fullStr |
ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS |
title_full_unstemmed |
ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS |
title_sort |
ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS |
author |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
author_facet |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Lourdes Maria Bragagnolo Benitez, Aline Benitez, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Benitez, Aline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo Benitez, Aline |
description |
Este artigo apresenta a si?ntese de uma pesquisa realizada em uma turma de 3o ano, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Segundo dados do Censo (2010) e da Prova ABC (2011), muitas crianc?as do primeiro ciclo, em processo de alfabetizac?a?o, apresentam baixo i?ndice de aproveitamento no que concerne a? leitura e escrita. A referida pesquisa teve como objetivo verificar o desempenho e os avanc?os de alunos em suas produc?o?es textuais, a partir de uma intervenc?a?o pedago?gica, apoiada em estrate?gias de autorregulac?a?o da aprendizagem para a escrita. Foram desenvolvidas atividades relacionadas a? produc?a?o textual, especialmente aos aspectos convencionais da escrita, utilizando estrate?gias de aprendizagem baseadas nos processos do modelo ci?clico da autorregulac?a?o da aprendizagem. Os resultados indicam que a intervenc?a?o contribuiu para o melhor desempenho das crianc?as em suas produc?o?es textuais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100 10.5216/rpp.v15i2.45100 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v15i2.45100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100/26233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 2 (2017): Poíesis Pedagógica; 3-23 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822097230654341120 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v15i2.45100 |