ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Benitez, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100
Resumo: Este artigo apresenta a si?ntese de uma pesquisa realizada em uma turma de 3o ano, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Segundo dados do Censo (2010) e da Prova ABC (2011), muitas crianc?as do primeiro ciclo, em processo de alfabetizac?a?o, apresentam baixo i?ndice de aproveitamento no que concerne a? leitura e escrita. A referida pesquisa teve como objetivo verificar o desempenho e os avanc?os de alunos em suas produc?o?es textuais, a partir de uma intervenc?a?o pedago?gica, apoiada em estrate?gias de autorregulac?a?o da aprendizagem para a escrita. Foram desenvolvidas atividades relacionadas a? produc?a?o textual, especialmente aos aspectos convencionais da escrita, utilizando estrate?gias de aprendizagem baseadas nos processos do modelo ci?clico da autorregulac?a?o da aprendizagem. Os resultados indicam que a intervenc?a?o contribuiu para o melhor desempenho das crianc?as em suas produc?o?es textuais. 
id UFG-9_3102682db2cf4abbc4d768c98d7cd567
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45100
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENASEste artigo apresenta a si?ntese de uma pesquisa realizada em uma turma de 3o ano, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Segundo dados do Censo (2010) e da Prova ABC (2011), muitas crianc?as do primeiro ciclo, em processo de alfabetizac?a?o, apresentam baixo i?ndice de aproveitamento no que concerne a? leitura e escrita. A referida pesquisa teve como objetivo verificar o desempenho e os avanc?os de alunos em suas produc?o?es textuais, a partir de uma intervenc?a?o pedago?gica, apoiada em estrate?gias de autorregulac?a?o da aprendizagem para a escrita. Foram desenvolvidas atividades relacionadas a? produc?a?o textual, especialmente aos aspectos convencionais da escrita, utilizando estrate?gias de aprendizagem baseadas nos processos do modelo ci?clico da autorregulac?a?o da aprendizagem. Os resultados indicam que a intervenc?a?o contribuiu para o melhor desempenho das crianc?as em suas produc?o?es textuais. Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/4510010.5216/rpp.v15i2.45100Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 2 (2017): Poíesis Pedagógica; 3-232178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100/26233Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Lourdes Maria BragagnoloBenitez, Aline2018-09-16T00:01:19ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS
title ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS
spellingShingle ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
title_short ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS
title_full ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS
title_fullStr ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS
title_full_unstemmed ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS
title_sort ESCRITA COMO UM PROCESSO: INTERVENC?A?O COM CRIANC?AS PEQUENAS
author Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author_facet Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Benitez, Aline
author_role author
author2 Benitez, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Benitez, Aline
description Este artigo apresenta a si?ntese de uma pesquisa realizada em uma turma de 3o ano, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Segundo dados do Censo (2010) e da Prova ABC (2011), muitas crianc?as do primeiro ciclo, em processo de alfabetizac?a?o, apresentam baixo i?ndice de aproveitamento no que concerne a? leitura e escrita. A referida pesquisa teve como objetivo verificar o desempenho e os avanc?os de alunos em suas produc?o?es textuais, a partir de uma intervenc?a?o pedago?gica, apoiada em estrate?gias de autorregulac?a?o da aprendizagem para a escrita. Foram desenvolvidas atividades relacionadas a? produc?a?o textual, especialmente aos aspectos convencionais da escrita, utilizando estrate?gias de aprendizagem baseadas nos processos do modelo ci?clico da autorregulac?a?o da aprendizagem. Os resultados indicam que a intervenc?a?o contribuiu para o melhor desempenho das crianc?as em suas produc?o?es textuais. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100
10.5216/rpp.v15i2.45100
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v15i2.45100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45100/26233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 2 (2017): Poíesis Pedagógica; 3-23
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329809403904