RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eggert, Edla
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Leão, Maria da Graça, Pacheco, Joice Oliveira, Castro, Amanda Motta Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173
Resumo: Acreditamos que as instituições de ensino preocupam-se em formar profissionais da educação autônomos. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta um projeto pedagógico de prática de sala de aula, com estudantes do Curso de Pedagogia, que vem sendo desenvolvido por meio de narrativas (auto)biográficas com base em princípios da pesquisa formação, de Marie-Christine Josso, que relacionamos aos conteúdos de História da Educação e aos estudos de gênero. Analisamos a importância do conhecimento de teorias feministas que apontam para outras formas de ensinar e pesquisar a história a fim de que a docência produza a consciência de gênero. Sinalizamos para a riqueza das narrativas que organizam e produzem um caminho para si na aprendizagem do estar sendo professora.
id UFG-9_324b0fe70698b558792e21dd702ada5b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/12173
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Acreditamos que as instituições de ensino preocupam-se em formar profissionais da educação autônomos. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta um projeto pedagógico de prática de sala de aula, com estudantes do Curso de Pedagogia, que vem sendo desenvolvido por meio de narrativas (auto)biográficas com base em princípios da pesquisa formação, de Marie-Christine Josso, que relacionamos aos conteúdos de História da Educação e aos estudos de gênero. Analisamos a importância do conhecimento de teorias feministas que apontam para outras formas de ensinar e pesquisar a história a fim de que a docência produza a consciência de gênero. Sinalizamos para a riqueza das narrativas que organizam e produzem um caminho para si na aprendizagem do estar sendo professora.Universidade Federal de Catalão2010-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1217310.5216/rpp.v8i1.12173Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 93-1102178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173/8075Eggert, EdlaLeão, Maria da GraçaPacheco, Joice OliveiraCastro, Amanda Motta Ângeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-10-18T11:31:02Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/12173Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-10-18T11:31:02Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
spellingShingle RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Eggert, Edla
title_short RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_full RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_fullStr RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_sort RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
author Eggert, Edla
author_facet Eggert, Edla
Leão, Maria da Graça
Pacheco, Joice Oliveira
Castro, Amanda Motta Ângelo
author_role author
author2 Leão, Maria da Graça
Pacheco, Joice Oliveira
Castro, Amanda Motta Ângelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eggert, Edla
Leão, Maria da Graça
Pacheco, Joice Oliveira
Castro, Amanda Motta Ângelo
description Acreditamos que as instituições de ensino preocupam-se em formar profissionais da educação autônomos. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta um projeto pedagógico de prática de sala de aula, com estudantes do Curso de Pedagogia, que vem sendo desenvolvido por meio de narrativas (auto)biográficas com base em princípios da pesquisa formação, de Marie-Christine Josso, que relacionamos aos conteúdos de História da Educação e aos estudos de gênero. Analisamos a importância do conhecimento de teorias feministas que apontam para outras formas de ensinar e pesquisar a história a fim de que a docência produza a consciência de gênero. Sinalizamos para a riqueza das narrativas que organizam e produzem um caminho para si na aprendizagem do estar sendo professora.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173
10.5216/rpp.v8i1.12173
url https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v8i1.12173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173/8075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 93-110
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com
_version_ 1799875033459326976