RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173 |
Resumo: | Acreditamos que as instituições de ensino preocupam-se em formar profissionais da educação autônomos. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta um projeto pedagógico de prática de sala de aula, com estudantes do Curso de Pedagogia, que vem sendo desenvolvido por meio de narrativas (auto)biográficas com base em princípios da pesquisa formação, de Marie-Christine Josso, que relacionamos aos conteúdos de História da Educação e aos estudos de gênero. Analisamos a importância do conhecimento de teorias feministas que apontam para outras formas de ensinar e pesquisar a história a fim de que a docência produza a consciência de gênero. Sinalizamos para a riqueza das narrativas que organizam e produzem um caminho para si na aprendizagem do estar sendo professora. |
id |
UFG-9_324b0fe70698b558792e21dd702ada5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/12173 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Acreditamos que as instituições de ensino preocupam-se em formar profissionais da educação autônomos. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta um projeto pedagógico de prática de sala de aula, com estudantes do Curso de Pedagogia, que vem sendo desenvolvido por meio de narrativas (auto)biográficas com base em princípios da pesquisa formação, de Marie-Christine Josso, que relacionamos aos conteúdos de História da Educação e aos estudos de gênero. Analisamos a importância do conhecimento de teorias feministas que apontam para outras formas de ensinar e pesquisar a história a fim de que a docência produza a consciência de gênero. Sinalizamos para a riqueza das narrativas que organizam e produzem um caminho para si na aprendizagem do estar sendo professora.Universidade Federal de Catalão2010-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1217310.5216/rpp.v8i1.12173Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 93-1102178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173/8075Eggert, EdlaLeão, Maria da GraçaPacheco, Joice OliveiraCastro, Amanda Motta Ângeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-10-18T11:31:02Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/12173Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-10-18T11:31:02Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title |
RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Eggert, Edla |
title_short |
RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_full |
RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
RESSIGNIFICAR HISTÓRIAS DE VIDA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
author |
Eggert, Edla |
author_facet |
Eggert, Edla Leão, Maria da Graça Pacheco, Joice Oliveira Castro, Amanda Motta Ângelo |
author_role |
author |
author2 |
Leão, Maria da Graça Pacheco, Joice Oliveira Castro, Amanda Motta Ângelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eggert, Edla Leão, Maria da Graça Pacheco, Joice Oliveira Castro, Amanda Motta Ângelo |
description |
Acreditamos que as instituições de ensino preocupam-se em formar profissionais da educação autônomos. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta um projeto pedagógico de prática de sala de aula, com estudantes do Curso de Pedagogia, que vem sendo desenvolvido por meio de narrativas (auto)biográficas com base em princípios da pesquisa formação, de Marie-Christine Josso, que relacionamos aos conteúdos de História da Educação e aos estudos de gênero. Analisamos a importância do conhecimento de teorias feministas que apontam para outras formas de ensinar e pesquisar a história a fim de que a docência produza a consciência de gênero. Sinalizamos para a riqueza das narrativas que organizam e produzem um caminho para si na aprendizagem do estar sendo professora. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173 10.5216/rpp.v8i1.12173 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v8i1.12173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12173/8075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/save |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 93-110 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033459326976 |