O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Raquel Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Arena, Adriana Pastorello Buim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29586
Resumo: Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Brasil, com 26 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Teve como objetivo salientar as contribuições que o uso do computador pode oferecer durante o processo criativo de produção de textos por crianças em fase de alfabetização. Para a realização de uma sequência didática que promovesse mudanças nos sujeitos pesquisados, assim como no pesquisador, e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental, fez-se a opção pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação. A observação, a entrevista e um plano de ação foram os procedimentos utilizados para a construção dos dados. A análise foi realizada à luz das ideias de Freinet (1974, 1977), Vigotsky (1988, 2009), Bajard (2002, 2012), Jolibert (1994), Freitas (2000, 2005, 2006) e Leontiev (1978). Esta investigação evidenciou que os alunos estavam envolvidos em um processo de ensino e de aprendizagem da escrita e da leitura apoiados em métodos tradicionais. As crianças não reconheciam e não utilizavam o computador para a produção escrita. No entanto, ao serem motivadas a redigir textos de sua própria autoria e utilizar o computador com a finalidade de produzir lides e postá-los em um blog construído por elas mesmas, passaram a se interessar mais pelo ato de escrever. Ao final do plano de ação, elas reconheceram o computador como um instrumento que auxilia e facilita o processo de escritura de textos.
id UFG-9_356553b3118ac3b786ba7908b0121d74
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29586
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOEste artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Brasil, com 26 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Teve como objetivo salientar as contribuições que o uso do computador pode oferecer durante o processo criativo de produção de textos por crianças em fase de alfabetização. Para a realização de uma sequência didática que promovesse mudanças nos sujeitos pesquisados, assim como no pesquisador, e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental, fez-se a opção pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação. A observação, a entrevista e um plano de ação foram os procedimentos utilizados para a construção dos dados. A análise foi realizada à luz das ideias de Freinet (1974, 1977), Vigotsky (1988, 2009), Bajard (2002, 2012), Jolibert (1994), Freitas (2000, 2005, 2006) e Leontiev (1978). Esta investigação evidenciou que os alunos estavam envolvidos em um processo de ensino e de aprendizagem da escrita e da leitura apoiados em métodos tradicionais. As crianças não reconheciam e não utilizavam o computador para a produção escrita. No entanto, ao serem motivadas a redigir textos de sua própria autoria e utilizar o computador com a finalidade de produzir lides e postá-los em um blog construído por elas mesmas, passaram a se interessar mais pelo ato de escrever. Ao final do plano de ação, elas reconheceram o computador como um instrumento que auxilia e facilita o processo de escritura de textos.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2014-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2958610.5216/rpp.v11i2.29586Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica; 171-1892178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29586/16418Soares, Raquel PereiraArena, Adriana Pastorello Buiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-29T17:45:47ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Soares, Raquel Pereira
title_short O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_full O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_sort O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
author Soares, Raquel Pereira
author_facet Soares, Raquel Pereira
Arena, Adriana Pastorello Buim
author_role author
author2 Arena, Adriana Pastorello Buim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Raquel Pereira
Arena, Adriana Pastorello Buim
description Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Brasil, com 26 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Teve como objetivo salientar as contribuições que o uso do computador pode oferecer durante o processo criativo de produção de textos por crianças em fase de alfabetização. Para a realização de uma sequência didática que promovesse mudanças nos sujeitos pesquisados, assim como no pesquisador, e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental, fez-se a opção pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação. A observação, a entrevista e um plano de ação foram os procedimentos utilizados para a construção dos dados. A análise foi realizada à luz das ideias de Freinet (1974, 1977), Vigotsky (1988, 2009), Bajard (2002, 2012), Jolibert (1994), Freitas (2000, 2005, 2006) e Leontiev (1978). Esta investigação evidenciou que os alunos estavam envolvidos em um processo de ensino e de aprendizagem da escrita e da leitura apoiados em métodos tradicionais. As crianças não reconheciam e não utilizavam o computador para a produção escrita. No entanto, ao serem motivadas a redigir textos de sua própria autoria e utilizar o computador com a finalidade de produzir lides e postá-los em um blog construído por elas mesmas, passaram a se interessar mais pelo ato de escrever. Ao final do plano de ação, elas reconheceram o computador como um instrumento que auxilia e facilita o processo de escritura de textos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29586
10.5216/rpp.v11i2.29586
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29586
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v11i2.29586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29586/16418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica; 171-189
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329400459264