Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amparo, Patrícia Aparecida do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/27058
Resumo: Esse texto tem como objetivo investigar as relações entre a literatura e as mulheres, a partir da compreensão das funções e significados atribuídos à literatura por elas. Para tanto, fazemos uma incursão na produção de artigos sobre o tema de modo a compreender como, ao longo do tempo, as mulheres se constituem em um público leitor e os usos que elas fazem da literatura. Este esforço se mostra importante no campo educacional, uma vez que a literatura tem se constituído como um espaço significativo de educação feminina em ambientes distantes da escola, quando se pode formar comportamentos femininos desejados bem como fazer desse objeto um modo de reivindicação social. Percebemos que a literatura tem se mostrado um lugar de disputa em que representações sobre as mulheres entram em debate. Assim, existe um conjunto de publicações que tendem à manutenção do modelo feminino ligado ao lar e aos filhos, mas existe também uma forte prática de escrita feminina que busca maiores liberdades e direitos para as mulheres.  
id UFG-9_391f0c67745f6183812d3521d2651e70
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/27058
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheresEsse texto tem como objetivo investigar as relações entre a literatura e as mulheres, a partir da compreensão das funções e significados atribuídos à literatura por elas. Para tanto, fazemos uma incursão na produção de artigos sobre o tema de modo a compreender como, ao longo do tempo, as mulheres se constituem em um público leitor e os usos que elas fazem da literatura. Este esforço se mostra importante no campo educacional, uma vez que a literatura tem se constituído como um espaço significativo de educação feminina em ambientes distantes da escola, quando se pode formar comportamentos femininos desejados bem como fazer desse objeto um modo de reivindicação social. Percebemos que a literatura tem se mostrado um lugar de disputa em que representações sobre as mulheres entram em debate. Assim, existe um conjunto de publicações que tendem à manutenção do modelo feminino ligado ao lar e aos filhos, mas existe também uma forte prática de escrita feminina que busca maiores liberdades e direitos para as mulheres.  Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2705810.5216/rpp.v11i2.27058Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmparo, Patrícia Aparecida do2018-07-24T13:53:19ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres
title Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres
spellingShingle Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres
Amparo, Patrícia Aparecida do
title_short Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres
title_full Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres
title_fullStr Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres
title_full_unstemmed Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres
title_sort Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres
author Amparo, Patrícia Aparecida do
author_facet Amparo, Patrícia Aparecida do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amparo, Patrícia Aparecida do
description Esse texto tem como objetivo investigar as relações entre a literatura e as mulheres, a partir da compreensão das funções e significados atribuídos à literatura por elas. Para tanto, fazemos uma incursão na produção de artigos sobre o tema de modo a compreender como, ao longo do tempo, as mulheres se constituem em um público leitor e os usos que elas fazem da literatura. Este esforço se mostra importante no campo educacional, uma vez que a literatura tem se constituído como um espaço significativo de educação feminina em ambientes distantes da escola, quando se pode formar comportamentos femininos desejados bem como fazer desse objeto um modo de reivindicação social. Percebemos que a literatura tem se mostrado um lugar de disputa em que representações sobre as mulheres entram em debate. Assim, existe um conjunto de publicações que tendem à manutenção do modelo feminino ligado ao lar e aos filhos, mas existe também uma forte prática de escrita feminina que busca maiores liberdades e direitos para as mulheres.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/27058
10.5216/rpp.v11i2.27058
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/27058
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v11i2.27058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329376342016