FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amparo, Patrícia Aparecida do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29580
Resumo: Esse texto tem como objetivo investigar as relações entre a literatura e as mulheres, a partir da compreensão das funções e significados atribuídos à literatura por elas. Para tanto, fazemos uma incursão na produção de artigos sobre o tema de modo a compreender como, ao longo do tempo, as mulheres se constituem em um público leitor e os usos que elas fazem da literatura. Este esforço se mostra importante no campo educacional, uma vez que a literatura tem se constituído como um espaço significativo de educação feminina em ambientes distantes da escola, quando se pode formar comportamentos femininos desejados bem como fazer desse objeto um modo de reivindicação social. Percebemos que a literatura tem se mostrado um lugar de disputa em que representações sobre as mulheres entram em debate. Assim, existe um conjunto de publicações que tendem à manutenção do modelo feminino ligado ao lar e aos filhos, mas existe também uma forte prática de escrita feminina que busca maiores liberdades e direitos para as mulheres.
id UFG-9_efd0f4b9ae50bf500437a8f416b29267
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29580
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERESEsse texto tem como objetivo investigar as relações entre a literatura e as mulheres, a partir da compreensão das funções e significados atribuídos à literatura por elas. Para tanto, fazemos uma incursão na produção de artigos sobre o tema de modo a compreender como, ao longo do tempo, as mulheres se constituem em um público leitor e os usos que elas fazem da literatura. Este esforço se mostra importante no campo educacional, uma vez que a literatura tem se constituído como um espaço significativo de educação feminina em ambientes distantes da escola, quando se pode formar comportamentos femininos desejados bem como fazer desse objeto um modo de reivindicação social. Percebemos que a literatura tem se mostrado um lugar de disputa em que representações sobre as mulheres entram em debate. Assim, existe um conjunto de publicações que tendem à manutenção do modelo feminino ligado ao lar e aos filhos, mas existe também uma forte prática de escrita feminina que busca maiores liberdades e direitos para as mulheres.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2014-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2958010.5216/rpp.v11i2.29580Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica; 61-762178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29580/16412Amparo, Patrícia Aparecida doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-29T17:44:58ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERES
title FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERES
spellingShingle FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERES
Amparo, Patrícia Aparecida do
title_short FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERES
title_full FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERES
title_fullStr FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERES
title_sort FORMAÇÃO E LITERATURA: OS SIGNIFICADOS DOS LIVROS PARA AS MULHERES
author Amparo, Patrícia Aparecida do
author_facet Amparo, Patrícia Aparecida do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amparo, Patrícia Aparecida do
description Esse texto tem como objetivo investigar as relações entre a literatura e as mulheres, a partir da compreensão das funções e significados atribuídos à literatura por elas. Para tanto, fazemos uma incursão na produção de artigos sobre o tema de modo a compreender como, ao longo do tempo, as mulheres se constituem em um público leitor e os usos que elas fazem da literatura. Este esforço se mostra importante no campo educacional, uma vez que a literatura tem se constituído como um espaço significativo de educação feminina em ambientes distantes da escola, quando se pode formar comportamentos femininos desejados bem como fazer desse objeto um modo de reivindicação social. Percebemos que a literatura tem se mostrado um lugar de disputa em que representações sobre as mulheres entram em debate. Assim, existe um conjunto de publicações que tendem à manutenção do modelo feminino ligado ao lar e aos filhos, mas existe também uma forte prática de escrita feminina que busca maiores liberdades e direitos para as mulheres.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29580
10.5216/rpp.v11i2.29580
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29580
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v11i2.29580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29580/16412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica; 61-76
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329391022080