HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia Cláudia da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31218
Resumo: Este estudo pretende analisar as contribuições mútuas para o aprendizado dosdesafios da educação popular no Brasil, no período imediatamente posterior ao exílio políticovigente entre 1964-1980, com base em duas fontes orais inéditas: a transcrição de um registroem áudio de um dos encontros entre Paulo Freire e educadores populares que atuavam nacidade de Guarulhos, realizado em 1980, e entrevista com um agente social que se destacavanesse grupo, por sua diferenciada experiência de exílio interno, o Prof. Hélio de Sousa Reis.Ambos os registros serão analisados com base no cotejamento das fontes associado aoarcabouço teórico freiriano. Os eixos de análise são: a questão da continuidade e doacompanhamento dos educandos, a pós-alfabetização, a distinção entre tomada de consciênciae conscientização e, por fim, a finalidade da alfabetização. Espera-se colocar em discussão arelação entre prática e teoria na educação popular, evidenciando que uma produção intelectualda envergadura da obra freiriana deve grande parte de seus conteúdos e análises às vozes evisões de educadores populares, com os quais o autor travou generoso e atento diálogo.
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