HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29358 |
Resumo: | Este estudo pretende analisar as contribuições mútuas para o aprendizado dos desafios da educação popular no Brasil, no período imediatamente posterior ao exílio político vigente entre 1964-1980, com base em duas fontes orais inéditas: a transcrição de um registro em áudio de um dos encontros entre Paulo Freire e educadores populares que atuavam na cidade de Guarulhos, realizado em 1980, e entrevista com um agente social que se destacava neste grupo, por sua diferenciada experiência de exílio interno, o Prof. Hélio de Sousa Reis. Ambos os registros serão analisados com base no cotejamento das fontes associado ao arcabouço teórico freiriano. Os eixos de análise são: a questão da continuidade e do acompanhamento dos educandos, a pós-alfabetização, a distinção entre tomada de consciência e conscientização e, por fim, a finalidade da alfabetização. Espera-se colocar em discussão a relação entre prática e teoria na educação popular, evidenciando que uma produção intelectual da envergadura da obra freiriana deve grande parte de seus conteúdos e análises às vozes e visões de educadores populares, com os quais o autor travou generoso e atento diálogo. |
id |
UFG-9_639c2c1d1e94bd39b587ee429adad7cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29358 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOSEste estudo pretende analisar as contribuições mútuas para o aprendizado dos desafios da educação popular no Brasil, no período imediatamente posterior ao exílio político vigente entre 1964-1980, com base em duas fontes orais inéditas: a transcrição de um registro em áudio de um dos encontros entre Paulo Freire e educadores populares que atuavam na cidade de Guarulhos, realizado em 1980, e entrevista com um agente social que se destacava neste grupo, por sua diferenciada experiência de exílio interno, o Prof. Hélio de Sousa Reis. Ambos os registros serão analisados com base no cotejamento das fontes associado ao arcabouço teórico freiriano. Os eixos de análise são: a questão da continuidade e do acompanhamento dos educandos, a pós-alfabetização, a distinção entre tomada de consciência e conscientização e, por fim, a finalidade da alfabetização. Espera-se colocar em discussão a relação entre prática e teoria na educação popular, evidenciando que uma produção intelectual da envergadura da obra freiriana deve grande parte de seus conteúdos e análises às vozes e visões de educadores populares, com os quais o autor travou generoso e atento diálogo.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2935810.5216/rpp.v12i1.29358Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patrícia Claudia2018-07-26T11:26:10ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS |
title |
HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS |
spellingShingle |
HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS Costa, Patrícia Claudia |
title_short |
HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS |
title_full |
HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS |
title_fullStr |
HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS |
title_full_unstemmed |
HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS |
title_sort |
HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS |
author |
Costa, Patrícia Claudia |
author_facet |
Costa, Patrícia Claudia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Patrícia Claudia |
description |
Este estudo pretende analisar as contribuições mútuas para o aprendizado dos desafios da educação popular no Brasil, no período imediatamente posterior ao exílio político vigente entre 1964-1980, com base em duas fontes orais inéditas: a transcrição de um registro em áudio de um dos encontros entre Paulo Freire e educadores populares que atuavam na cidade de Guarulhos, realizado em 1980, e entrevista com um agente social que se destacava neste grupo, por sua diferenciada experiência de exílio interno, o Prof. Hélio de Sousa Reis. Ambos os registros serão analisados com base no cotejamento das fontes associado ao arcabouço teórico freiriano. Os eixos de análise são: a questão da continuidade e do acompanhamento dos educandos, a pós-alfabetização, a distinção entre tomada de consciência e conscientização e, por fim, a finalidade da alfabetização. Espera-se colocar em discussão a relação entre prática e teoria na educação popular, evidenciando que uma produção intelectual da envergadura da obra freiriana deve grande parte de seus conteúdos e análises às vozes e visões de educadores populares, com os quais o autor travou generoso e atento diálogo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29358 10.5216/rpp.v12i1.29358 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29358 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v12i1.29358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329383682048 |