HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia Claudia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29358
Resumo: Este estudo pretende analisar as contribuições mútuas para o aprendizado dos desafios da educação popular no Brasil, no período imediatamente posterior ao exílio político vigente entre 1964-1980, com base em duas fontes orais inéditas: a transcrição de um registro em áudio de um dos encontros entre Paulo Freire e educadores populares que atuavam na cidade de Guarulhos, realizado em 1980, e entrevista com um agente social que se destacava neste grupo, por sua diferenciada experiência de exílio interno, o Prof. Hélio de Sousa Reis. Ambos os registros serão analisados com base no cotejamento das fontes associado ao arcabouço teórico freiriano. Os eixos de análise são: a questão da continuidade e do acompanhamento dos educandos, a pós-alfabetização, a distinção entre tomada de consciência e conscientização e, por fim, a finalidade da alfabetização. Espera-se colocar em discussão a relação entre prática e teoria na educação popular, evidenciando que uma produção intelectual da envergadura da obra freiriana deve grande parte de seus conteúdos e análises às vozes e visões de educadores populares, com os quais o autor travou generoso e atento diálogo.
id UFG-9_639c2c1d1e94bd39b587ee429adad7cf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29358
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOSEste estudo pretende analisar as contribuições mútuas para o aprendizado dos desafios da educação popular no Brasil, no período imediatamente posterior ao exílio político vigente entre 1964-1980, com base em duas fontes orais inéditas: a transcrição de um registro em áudio de um dos encontros entre Paulo Freire e educadores populares que atuavam na cidade de Guarulhos, realizado em 1980, e entrevista com um agente social que se destacava neste grupo, por sua diferenciada experiência de exílio interno, o Prof. Hélio de Sousa Reis. Ambos os registros serão analisados com base no cotejamento das fontes associado ao arcabouço teórico freiriano. Os eixos de análise são: a questão da continuidade e do acompanhamento dos educandos, a pós-alfabetização, a distinção entre tomada de consciência e conscientização e, por fim, a finalidade da alfabetização. Espera-se colocar em discussão a relação entre prática e teoria na educação popular, evidenciando que uma produção intelectual da envergadura da obra freiriana deve grande parte de seus conteúdos e análises às vozes e visões de educadores populares, com os quais o autor travou generoso e atento diálogo.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2935810.5216/rpp.v12i1.29358Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patrícia Claudia2018-07-26T11:26:10ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
title HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
spellingShingle HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
Costa, Patrícia Claudia
title_short HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
title_full HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
title_fullStr HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
title_full_unstemmed HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
title_sort HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
author Costa, Patrícia Claudia
author_facet Costa, Patrícia Claudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patrícia Claudia
description Este estudo pretende analisar as contribuições mútuas para o aprendizado dos desafios da educação popular no Brasil, no período imediatamente posterior ao exílio político vigente entre 1964-1980, com base em duas fontes orais inéditas: a transcrição de um registro em áudio de um dos encontros entre Paulo Freire e educadores populares que atuavam na cidade de Guarulhos, realizado em 1980, e entrevista com um agente social que se destacava neste grupo, por sua diferenciada experiência de exílio interno, o Prof. Hélio de Sousa Reis. Ambos os registros serão analisados com base no cotejamento das fontes associado ao arcabouço teórico freiriano. Os eixos de análise são: a questão da continuidade e do acompanhamento dos educandos, a pós-alfabetização, a distinção entre tomada de consciência e conscientização e, por fim, a finalidade da alfabetização. Espera-se colocar em discussão a relação entre prática e teoria na educação popular, evidenciando que uma produção intelectual da envergadura da obra freiriana deve grande parte de seus conteúdos e análises às vozes e visões de educadores populares, com os quais o autor travou generoso e atento diálogo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29358
10.5216/rpp.v12i1.29358
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29358
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v12i1.29358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329383682048