AS PRÁTICAS DE MONITORIA COMO POSSIBILITADORAS DOS PROCESSOS DE AUTORREGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DISCENTES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14064 |
Resumo: | Este estudo tem como objeto a prática da monitoria e os processos de autorregulação[1] da aprendizagem no Ensino Superior. Nesse sentido, compreende-se por monitoria uma estratégia de apoio ao ensino em que estudantes mais adiantados nos programas auxiliam na instrução de seus colegas. Com base em pesquisa realizada a partir da experiência de monitoria em uma instituição de ensino superior da rede privada, optou-se por realizar uma investigação focada no quanto as práticas de monitoria possibilitam a vivência de processos de autorregulação das aprendizagens discentes, auxiliando os alunos a se apropriarem da regulação do seu próprio processo de aprender numa perspectiva que transcende aos aspectos puramente conceituais. Conclui-se que a monitoria contribui para a aprendizagem, ao mesmo tempo em que prepara e forma professores — profissionais qualificados — para assumirem o ensino. |
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AS PRÁTICAS DE MONITORIA COMO POSSIBILITADORAS DOS PROCESSOS DE AUTORREGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DISCENTESEste estudo tem como objeto a prática da monitoria e os processos de autorregulação[1] da aprendizagem no Ensino Superior. Nesse sentido, compreende-se por monitoria uma estratégia de apoio ao ensino em que estudantes mais adiantados nos programas auxiliam na instrução de seus colegas. Com base em pesquisa realizada a partir da experiência de monitoria em uma instituição de ensino superior da rede privada, optou-se por realizar uma investigação focada no quanto as práticas de monitoria possibilitam a vivência de processos de autorregulação das aprendizagens discentes, auxiliando os alunos a se apropriarem da regulação do seu próprio processo de aprender numa perspectiva que transcende aos aspectos puramente conceituais. Conclui-se que a monitoria contribui para a aprendizagem, ao mesmo tempo em que prepara e forma professores — profissionais qualificados — para assumirem o ensino. Universidade Federal de Catalão2011-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/force-downloadhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1406410.5216/rpp.v8i2.14064Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica; 144-1582178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14064/8885Frison, Lourdes Maria BragagnoloMoraes, Márcia Amaral Corrêa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-10T14:19:21Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/14064Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2011-08-10T14:19:21Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
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Este estudo tem como objeto a prática da monitoria e os processos de autorregulação[1] da aprendizagem no Ensino Superior. Nesse sentido, compreende-se por monitoria uma estratégia de apoio ao ensino em que estudantes mais adiantados nos programas auxiliam na instrução de seus colegas. Com base em pesquisa realizada a partir da experiência de monitoria em uma instituição de ensino superior da rede privada, optou-se por realizar uma investigação focada no quanto as práticas de monitoria possibilitam a vivência de processos de autorregulação das aprendizagens discentes, auxiliando os alunos a se apropriarem da regulação do seu próprio processo de aprender numa perspectiva que transcende aos aspectos puramente conceituais. Conclui-se que a monitoria contribui para a aprendizagem, ao mesmo tempo em que prepara e forma professores — profissionais qualificados — para assumirem o ensino. |
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