A autorregulação das aprendizagens nas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Micaela Catarina Torres
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1821
Resumo: Relatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_cb8c60b03b5a6b5252728a93999712c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autorregulação das aprendizagens nas criançasautorregulação da aprendizagemcompetências autorregulatóriasautonomiapapel do educadorpapel do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.self-regulation learning;self-regulatory competencesautonomyeducators’ roleteachers’ roleRelatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo dar a conhecer o meu percurso formativo, baseado nas minhas experiências vivenciadas, e nas minhas aprendizagens mais significativas, nomeadamente, no que diz respeito aos quatro períodos de prática de ensino supervisionada, em três contextos diferentes, sendo eles: Jardim de Infância, 1º Ciclo do Ensino Básico e Creche. Neste trabalho, dou, ainda, conta de todo o processo inerente ao desenvolvimento investigativo sobre a temática “A Autorregulação das Aprendizagens nas crianças”. Posto isto, o relatório divide-se em duas partes. Na primeira são apresentados os aspetos mais importantes acerca dos contextos de estágio e na segunda parte é apresentado o exercício investigativo que demonstra a importância e a forma como se deve promover as competências autorregulatórias das crianças no processo de ensino e de aprendizagem. Este exercício investigativo contempla então dois estudos, no primeiro recorreu-se à utilização de um instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD)1, em que os participantes foram crianças da Creche, do Pré-Escolar e do 1ºCEB, no segundo estudo aplicaram-se inquéritos por questionários, de respostas abertas, sobre o tema em questão, e os participantes foram educadores de infância, professores de 1ºCEB e especialistas. Assim, conclui-se que a criança atinge o seu potencial quando acredita que é responsável pelas suas ações, que é capaz de controlá-las e que tem poder de decisão, desta forma a escola deve oferecer, o mais cedo possível, condições necessárias para que as competências possam ser promovidas com intencionalidade. Este aspeto direciona-nos para a importância que os educadores e os professores têm no desenvolvimento da aprendizagem autorregulada.The present report was carried out regarding the Master’s Degree of Education in Pre-School and Primary School Teaching, and has as main goal to give account of my path in the Master’s Degree. It is based on my experiences, namely in what concerns the four stages of supervised teaching practise in Primary School and Day Care, but also based on my most relevant learnings. It will also be taken into consideration the entire process inherent to the research development on the theme “Self-regulatory competences in the children’s learning processes”. Keeping this in mind, the report is divided in two major parts. In the first part, the most relevant aspects related to the training context are being presented and in the second part, the research exercise which demonstrates the importance and the way how the self-regulatory competences should be promoted in the teaching/ learning process are also being presented. This research exercise considers two studies, on the first one the use of an instrument of support to the pedagogical practice the List of Independent Development of Learning (CHILD)2 was used, where the participants were the children from Day Care, Pre-School and Primary School, and on the second study some surveys through questionnaires were applied, having open answers about the theme on which the participants were educators, teachers and specialists. Therefore, it can be concluded that child can achieve his/hers potential when he/she believes he/she is responsible for his/hers actions and that he/she can control them and also that he/she has the power of decision. This way, school has to offer the necessary conditions (as soon as possible) so that the competences can be intentionally promoted. This aspect shows us the importance that educators and teachers have in the development of self-regulating learning.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémConde, Micaela Catarina Torres2017-08-10T16:40:55Z2017-07-052017-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1821TID:201726572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:04Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.159361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autorregulação das aprendizagens nas crianças
title A autorregulação das aprendizagens nas crianças
spellingShingle A autorregulação das aprendizagens nas crianças
Conde, Micaela Catarina Torres
autorregulação da aprendizagem
competências autorregulatórias
autonomia
papel do educador
papel do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.
self-regulation learning;
self-regulatory competences
autonomy
educators’ role
teachers’ role
title_short A autorregulação das aprendizagens nas crianças
title_full A autorregulação das aprendizagens nas crianças
title_fullStr A autorregulação das aprendizagens nas crianças
title_full_unstemmed A autorregulação das aprendizagens nas crianças
title_sort A autorregulação das aprendizagens nas crianças
author Conde, Micaela Catarina Torres
author_facet Conde, Micaela Catarina Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Micaela Catarina Torres
dc.subject.por.fl_str_mv autorregulação da aprendizagem
competências autorregulatórias
autonomia
papel do educador
papel do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.
self-regulation learning;
self-regulatory competences
autonomy
educators’ role
teachers’ role
topic autorregulação da aprendizagem
competências autorregulatórias
autonomia
papel do educador
papel do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.
self-regulation learning;
self-regulatory competences
autonomy
educators’ role
teachers’ role
description Relatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-10T16:40:55Z
2017-07-05
2017-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1821
TID:201726572
url http://hdl.handle.net/10400.15/1821
identifier_str_mv TID:201726572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030329860096