(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894 |
Resumo: | O sistema educacional brasileiro sempre foi marcadopor um forte processo de exclusão social que se torna visível por meio dos milhares de analfabetos que adentraram o século XXI. Embora não seja o único responsável por tamanha mazela, cabe destacar que o capital utiliza da escola para segregar e, por vezes, formar sua mão-de-obra que deve estar apta para desenvolver funções manuais. Este artigo tem por intuito reafirmar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de empoderamento social, de maneira a fomentar a discussão sobre os seus (des)caminhos, bem como os desafios a serem superados neste limiar de século XXI, para que esta cumpra com o seu papel social. Trata-se, pois,de uma tentativa de contribuir para o processo de construção de uma educação voltada para a promoção da cidadania em toda sua plenitude, como condição precípua para o “alçar vôo” daqueles que por motivos diversos não tiveram a possibilidade de frequentar a escola. |
id |
UFG-9_5e9212e5624bd40e363b9737affa3b1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10894 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOSO sistema educacional brasileiro sempre foi marcadopor um forte processo de exclusão social que se torna visível por meio dos milhares de analfabetos que adentraram o século XXI. Embora não seja o único responsável por tamanha mazela, cabe destacar que o capital utiliza da escola para segregar e, por vezes, formar sua mão-de-obra que deve estar apta para desenvolver funções manuais. Este artigo tem por intuito reafirmar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de empoderamento social, de maneira a fomentar a discussão sobre os seus (des)caminhos, bem como os desafios a serem superados neste limiar de século XXI, para que esta cumpra com o seu papel social. Trata-se, pois,de uma tentativa de contribuir para o processo de construção de uma educação voltada para a promoção da cidadania em toda sua plenitude, como condição precípua para o “alçar vôo” daqueles que por motivos diversos não tiveram a possibilidade de frequentar a escola.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1089410.5216/rpp.v7i1.10894Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 73-922178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894/7223Dourado, José Aparecido Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-12T15:11:17ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS |
title |
(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS |
spellingShingle |
(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS Dourado, José Aparecido Lima |
title_short |
(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS |
title_full |
(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS |
title_fullStr |
(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS |
title_full_unstemmed |
(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS |
title_sort |
(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS |
author |
Dourado, José Aparecido Lima |
author_facet |
Dourado, José Aparecido Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, José Aparecido Lima |
description |
O sistema educacional brasileiro sempre foi marcadopor um forte processo de exclusão social que se torna visível por meio dos milhares de analfabetos que adentraram o século XXI. Embora não seja o único responsável por tamanha mazela, cabe destacar que o capital utiliza da escola para segregar e, por vezes, formar sua mão-de-obra que deve estar apta para desenvolver funções manuais. Este artigo tem por intuito reafirmar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de empoderamento social, de maneira a fomentar a discussão sobre os seus (des)caminhos, bem como os desafios a serem superados neste limiar de século XXI, para que esta cumpra com o seu papel social. Trata-se, pois,de uma tentativa de contribuir para o processo de construção de uma educação voltada para a promoção da cidadania em toda sua plenitude, como condição precípua para o “alçar vôo” daqueles que por motivos diversos não tiveram a possibilidade de frequentar a escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894 10.5216/rpp.v7i1.10894 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v7i1.10894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894/7223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/save |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 73-92 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086328820596736 |