(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, José Aparecido Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894
Resumo: O sistema educacional brasileiro sempre foi marcadopor um forte processo de exclusão social que se torna visível por meio dos milhares de analfabetos que adentraram o século XXI. Embora não seja o único responsável por tamanha mazela, cabe destacar que o capital utiliza da escola para segregar e, por vezes, formar sua mão-de-obra que deve estar apta para desenvolver funções manuais. Este artigo tem por intuito reafirmar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de empoderamento social, de maneira a fomentar a discussão sobre os seus (des)caminhos, bem como os desafios a serem superados neste limiar de século XXI, para que esta cumpra com o seu papel social. Trata-se, pois,de uma tentativa de contribuir para o processo de construção de uma educação voltada para a promoção da cidadania em toda sua plenitude, como condição precípua para o “alçar vôo” daqueles que por motivos diversos não tiveram a possibilidade de frequentar a escola.
id UFG-9_5e9212e5624bd40e363b9737affa3b1d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10894
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOSO sistema educacional brasileiro sempre foi marcadopor um forte processo de exclusão social que se torna visível por meio dos milhares de analfabetos que adentraram o século XXI. Embora não seja o único responsável por tamanha mazela, cabe destacar que o capital utiliza da escola para segregar e, por vezes, formar sua mão-de-obra que deve estar apta para desenvolver funções manuais. Este artigo tem por intuito reafirmar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de empoderamento social, de maneira a fomentar a discussão sobre os seus (des)caminhos, bem como os desafios a serem superados neste limiar de século XXI, para que esta cumpra com o seu papel social. Trata-se, pois,de uma tentativa de contribuir para o processo de construção de uma educação voltada para a promoção da cidadania em toda sua plenitude, como condição precípua para o “alçar vôo” daqueles que por motivos diversos não tiveram a possibilidade de frequentar a escola.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1089410.5216/rpp.v7i1.10894Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 73-922178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894/7223Dourado, José Aparecido Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-12T15:11:17ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
title (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
spellingShingle (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
Dourado, José Aparecido Lima
title_short (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
title_full (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
title_fullStr (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
title_full_unstemmed (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
title_sort (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
author Dourado, José Aparecido Lima
author_facet Dourado, José Aparecido Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, José Aparecido Lima
description O sistema educacional brasileiro sempre foi marcadopor um forte processo de exclusão social que se torna visível por meio dos milhares de analfabetos que adentraram o século XXI. Embora não seja o único responsável por tamanha mazela, cabe destacar que o capital utiliza da escola para segregar e, por vezes, formar sua mão-de-obra que deve estar apta para desenvolver funções manuais. Este artigo tem por intuito reafirmar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de empoderamento social, de maneira a fomentar a discussão sobre os seus (des)caminhos, bem como os desafios a serem superados neste limiar de século XXI, para que esta cumpra com o seu papel social. Trata-se, pois,de uma tentativa de contribuir para o processo de construção de uma educação voltada para a promoção da cidadania em toda sua plenitude, como condição precípua para o “alçar vôo” daqueles que por motivos diversos não tiveram a possibilidade de frequentar a escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894
10.5216/rpp.v7i1.10894
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v7i1.10894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894/7223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 73-92
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328820596736