VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17304
Resumo: O objetivo deste artigo é oferecer uma contribuição à interpretação do papel que cabe às trocas linguísticas no contexto escolar na construção do discurso, considerando-se a problemática da violência simbólica no filme “Entre os Muros da Escola”. A partir das estratégias discursivas utilizadas pelos atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, nossa intenção é propor uma nova leitura das relações sociais dentro das escolas, a partir das contradições nas tensões verbais e não-verbais em alguns episódios da narrativa fílmica. A técnica adotada na análise fílmica baseia-se na decupagem como instrumento de construção de significados para a seleção de trechos da obra. Conclui-se que, em alguns momentos, a autoridade do professor suscita uma visão colonizadora no contexto escolar. Por isso, mostra-nos novas formas e novos olhares sobre os alunos, de maneira a não desvinculá-los da realidade. Assim, trata-se de um assunto relevante não somente para a área da educação, pois levanta questões que não se restringem apenas ao universo escolar.
id UFG-9_746927a0e0dd2c57d5858e07951c8451
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17304
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”O objetivo deste artigo é oferecer uma contribuição à interpretação do papel que cabe às trocas linguísticas no contexto escolar na construção do discurso, considerando-se a problemática da violência simbólica no filme “Entre os Muros da Escola”. A partir das estratégias discursivas utilizadas pelos atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, nossa intenção é propor uma nova leitura das relações sociais dentro das escolas, a partir das contradições nas tensões verbais e não-verbais em alguns episódios da narrativa fílmica. A técnica adotada na análise fílmica baseia-se na decupagem como instrumento de construção de significados para a seleção de trechos da obra. Conclui-se que, em alguns momentos, a autoridade do professor suscita uma visão colonizadora no contexto escolar. Por isso, mostra-nos novas formas e novos olhares sobre os alunos, de maneira a não desvinculá-los da realidade. Assim, trata-se de um assunto relevante não somente para a área da educação, pois levanta questões que não se restringem apenas ao universo escolar. Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1730410.5216/rpp.v9i2.17304Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 102-1192178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17304/10391Carvalho, Tatiane Kelly Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T16:03:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
title VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
spellingShingle VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de
title_short VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
title_full VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
title_fullStr VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
title_sort VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
author Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de
author_facet Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de
description O objetivo deste artigo é oferecer uma contribuição à interpretação do papel que cabe às trocas linguísticas no contexto escolar na construção do discurso, considerando-se a problemática da violência simbólica no filme “Entre os Muros da Escola”. A partir das estratégias discursivas utilizadas pelos atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, nossa intenção é propor uma nova leitura das relações sociais dentro das escolas, a partir das contradições nas tensões verbais e não-verbais em alguns episódios da narrativa fílmica. A técnica adotada na análise fílmica baseia-se na decupagem como instrumento de construção de significados para a seleção de trechos da obra. Conclui-se que, em alguns momentos, a autoridade do professor suscita uma visão colonizadora no contexto escolar. Por isso, mostra-nos novas formas e novos olhares sobre os alunos, de maneira a não desvinculá-los da realidade. Assim, trata-se de um assunto relevante não somente para a área da educação, pois levanta questões que não se restringem apenas ao universo escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17304
10.5216/rpp.v9i2.17304
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17304
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v9i2.17304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17304/10391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 102-119
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329300844544