DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126 |
Resumo: | Este artigo objetiva abordar as reverberações entre o conceito de diálogo em Paulo Freire e a visão sobre a formação política humana presente na obra “A Condição Humana” de Hannah Arendt. Freire aponta o diálogo como condição existencial do homem no mundo e a sua capacidade de transformá-lo por meio do pensar, refletir e assim realizar escolhas. Arendt, ao ser imbuída das discussões sobre o conceito de vita activa e de ação política, possibilita a reflexão para uma ética do agir humano e a constituição de agir ético docente. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e com análise descritiva e crítica, foi realizado um levantamento bibliográfico e comparativo entre o significado e suas reflexões em obras dos autores e seus princípios éticos quanto à condição política docente e a ética do agir pautada na constituição da postura política da condição humana. Identificou-se na análise destes significados, elementos presentes na formação ética docente intrinsicamente ligada à sua formação política. A partir do pensar e da capacidade humana de reflexão sobre as possíveis respostas sobre que ética deve ser forjada em suas ações, torna-se possível abordar o fazer educativo escolar através do diálogo, apresentando a possibilidade de compreensão ético-crítica-política da educação e formação de cidadãos conscientes que possam transformar a ordem social. |
id |
UFG-9_7a748d678651acf37bd99bef7ea39f3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55126 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTEEste artigo objetiva abordar as reverberações entre o conceito de diálogo em Paulo Freire e a visão sobre a formação política humana presente na obra “A Condição Humana” de Hannah Arendt. Freire aponta o diálogo como condição existencial do homem no mundo e a sua capacidade de transformá-lo por meio do pensar, refletir e assim realizar escolhas. Arendt, ao ser imbuída das discussões sobre o conceito de vita activa e de ação política, possibilita a reflexão para uma ética do agir humano e a constituição de agir ético docente. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e com análise descritiva e crítica, foi realizado um levantamento bibliográfico e comparativo entre o significado e suas reflexões em obras dos autores e seus princípios éticos quanto à condição política docente e a ética do agir pautada na constituição da postura política da condição humana. Identificou-se na análise destes significados, elementos presentes na formação ética docente intrinsicamente ligada à sua formação política. A partir do pensar e da capacidade humana de reflexão sobre as possíveis respostas sobre que ética deve ser forjada em suas ações, torna-se possível abordar o fazer educativo escolar através do diálogo, apresentando a possibilidade de compreensão ético-crítica-política da educação e formação de cidadãos conscientes que possam transformar a ordem social.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2019-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5512610.5216/rppoi.v17i1.55126Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 57-682178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126/35083Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Vale e Silva Vieira, Daniella RibeiroSiquelli, Sônia AparecidaQuillici Neto, Armindo2020-07-24T12:35:18ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE |
title |
DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE |
spellingShingle |
DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE do Vale e Silva Vieira, Daniella Ribeiro |
title_short |
DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE |
title_full |
DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE |
title_fullStr |
DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE |
title_sort |
DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE |
author |
do Vale e Silva Vieira, Daniella Ribeiro |
author_facet |
do Vale e Silva Vieira, Daniella Ribeiro Siquelli, Sônia Aparecida Quillici Neto, Armindo |
author_role |
author |
author2 |
Siquelli, Sônia Aparecida Quillici Neto, Armindo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Vale e Silva Vieira, Daniella Ribeiro Siquelli, Sônia Aparecida Quillici Neto, Armindo |
description |
Este artigo objetiva abordar as reverberações entre o conceito de diálogo em Paulo Freire e a visão sobre a formação política humana presente na obra “A Condição Humana” de Hannah Arendt. Freire aponta o diálogo como condição existencial do homem no mundo e a sua capacidade de transformá-lo por meio do pensar, refletir e assim realizar escolhas. Arendt, ao ser imbuída das discussões sobre o conceito de vita activa e de ação política, possibilita a reflexão para uma ética do agir humano e a constituição de agir ético docente. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e com análise descritiva e crítica, foi realizado um levantamento bibliográfico e comparativo entre o significado e suas reflexões em obras dos autores e seus princípios éticos quanto à condição política docente e a ética do agir pautada na constituição da postura política da condição humana. Identificou-se na análise destes significados, elementos presentes na formação ética docente intrinsicamente ligada à sua formação política. A partir do pensar e da capacidade humana de reflexão sobre as possíveis respostas sobre que ética deve ser forjada em suas ações, torna-se possível abordar o fazer educativo escolar através do diálogo, apresentando a possibilidade de compreensão ético-crítica-política da educação e formação de cidadãos conscientes que possam transformar a ordem social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126 10.5216/rppoi.v17i1.55126 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126 |
identifier_str_mv |
10.5216/rppoi.v17i1.55126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126/35083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 57-68 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329837715456 |