DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Vale e Silva Vieira, Daniella Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Siquelli, Sônia Aparecida, Quillici Neto, Armindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126
Resumo: Este artigo objetiva abordar as reverberações entre o conceito de diálogo em Paulo Freire e a visão sobre a formação política humana presente na obra “A Condição Humana” de Hannah Arendt. Freire aponta o diálogo como condição existencial do homem no mundo e a sua capacidade de transformá-lo por meio do pensar, refletir e assim realizar escolhas. Arendt, ao ser imbuída das discussões sobre o conceito de vita activa e de ação política, possibilita a reflexão para uma ética do agir humano e a constituição de agir ético docente. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e com análise descritiva e crítica, foi realizado um levantamento bibliográfico e comparativo entre o significado e suas reflexões em obras dos autores e seus princípios éticos quanto à condição política docente e a ética do agir pautada na constituição da postura política da condição humana. Identificou-se na análise destes significados, elementos presentes na formação ética docente intrinsicamente ligada à sua formação política. A partir do pensar e da capacidade humana de reflexão sobre as possíveis respostas sobre que ética deve ser forjada em suas ações, torna-se possível abordar o fazer educativo escolar através do diálogo, apresentando a possibilidade de compreensão ético-crítica-política da educação e formação de cidadãos conscientes que possam transformar a ordem social.
id UFG-9_7a748d678651acf37bd99bef7ea39f3a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55126
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTEEste artigo objetiva abordar as reverberações entre o conceito de diálogo em Paulo Freire e a visão sobre a formação política humana presente na obra “A Condição Humana” de Hannah Arendt. Freire aponta o diálogo como condição existencial do homem no mundo e a sua capacidade de transformá-lo por meio do pensar, refletir e assim realizar escolhas. Arendt, ao ser imbuída das discussões sobre o conceito de vita activa e de ação política, possibilita a reflexão para uma ética do agir humano e a constituição de agir ético docente. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e com análise descritiva e crítica, foi realizado um levantamento bibliográfico e comparativo entre o significado e suas reflexões em obras dos autores e seus princípios éticos quanto à condição política docente e a ética do agir pautada na constituição da postura política da condição humana. Identificou-se na análise destes significados, elementos presentes na formação ética docente intrinsicamente ligada à sua formação política. A partir do pensar e da capacidade humana de reflexão sobre as possíveis respostas sobre que ética deve ser forjada em suas ações, torna-se possível abordar o fazer educativo escolar através do diálogo, apresentando a possibilidade de compreensão ético-crítica-política da educação e formação de cidadãos conscientes que possam transformar a ordem social.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2019-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5512610.5216/rppoi.v17i1.55126Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 57-682178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126/35083Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Vale e Silva Vieira, Daniella RibeiroSiquelli, Sônia AparecidaQuillici Neto, Armindo2020-07-24T12:35:18ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE
title DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE
spellingShingle DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE
do Vale e Silva Vieira, Daniella Ribeiro
title_short DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE
title_full DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE
title_fullStr DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE
title_full_unstemmed DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE
title_sort DO DIÁLOGO FREIRIANO AO PENSAR ARENDTIANO: REVERBERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DA ÉTICA DOCENTE
author do Vale e Silva Vieira, Daniella Ribeiro
author_facet do Vale e Silva Vieira, Daniella Ribeiro
Siquelli, Sônia Aparecida
Quillici Neto, Armindo
author_role author
author2 Siquelli, Sônia Aparecida
Quillici Neto, Armindo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Vale e Silva Vieira, Daniella Ribeiro
Siquelli, Sônia Aparecida
Quillici Neto, Armindo
description Este artigo objetiva abordar as reverberações entre o conceito de diálogo em Paulo Freire e a visão sobre a formação política humana presente na obra “A Condição Humana” de Hannah Arendt. Freire aponta o diálogo como condição existencial do homem no mundo e a sua capacidade de transformá-lo por meio do pensar, refletir e assim realizar escolhas. Arendt, ao ser imbuída das discussões sobre o conceito de vita activa e de ação política, possibilita a reflexão para uma ética do agir humano e a constituição de agir ético docente. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e com análise descritiva e crítica, foi realizado um levantamento bibliográfico e comparativo entre o significado e suas reflexões em obras dos autores e seus princípios éticos quanto à condição política docente e a ética do agir pautada na constituição da postura política da condição humana. Identificou-se na análise destes significados, elementos presentes na formação ética docente intrinsicamente ligada à sua formação política. A partir do pensar e da capacidade humana de reflexão sobre as possíveis respostas sobre que ética deve ser forjada em suas ações, torna-se possível abordar o fazer educativo escolar através do diálogo, apresentando a possibilidade de compreensão ético-crítica-política da educação e formação de cidadãos conscientes que possam transformar a ordem social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126
10.5216/rppoi.v17i1.55126
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126
identifier_str_mv 10.5216/rppoi.v17i1.55126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55126/35083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 57-68
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329837715456