ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Valter de Jesus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Poroloniczak, Juliana Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801
Resumo: O artigo apresenta elementos históricos referentes a constituição do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, e a trajetória de luta pela garantia do direito a educação nos acampamentos. Versa sobre a gênese da Escola Itinerante no Paraná e o percurso na luta pela responsabilização do Estado no financiamento das condições para assegurar para as famílias acampadas o direito fundamental de acesso à escola, sobretudo, uma educação visando à formação humana e voltada às aspirações emancipatórias.
id UFG-9_83ef7c8b94dc6aabc65ce9910122fc1d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/37801
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOSO artigo apresenta elementos históricos referentes a constituição do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, e a trajetória de luta pela garantia do direito a educação nos acampamentos. Versa sobre a gênese da Escola Itinerante no Paraná e o percurso na luta pela responsabilização do Estado no financiamento das condições para assegurar para as famílias acampadas o direito fundamental de acesso à escola, sobretudo, uma educação visando à formação humana e voltada às aspirações emancipatórias.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3780110.5216/rpp.v14i2.37801Poíesis Pedagógica; v. 14 n. 2 (2016): A formação em questão2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801/26103Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Valter de JesusPoroloniczak, Juliana Aparecida2018-08-24T13:17:08ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS
title ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS
spellingShingle ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS
Leite, Valter de Jesus
title_short ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS
title_full ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS
title_fullStr ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS
title_full_unstemmed ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS
title_sort ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS
author Leite, Valter de Jesus
author_facet Leite, Valter de Jesus
Poroloniczak, Juliana Aparecida
author_role author
author2 Poroloniczak, Juliana Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Valter de Jesus
Poroloniczak, Juliana Aparecida
description O artigo apresenta elementos históricos referentes a constituição do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, e a trajetória de luta pela garantia do direito a educação nos acampamentos. Versa sobre a gênese da Escola Itinerante no Paraná e o percurso na luta pela responsabilização do Estado no financiamento das condições para assegurar para as famílias acampadas o direito fundamental de acesso à escola, sobretudo, uma educação visando à formação humana e voltada às aspirações emancipatórias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801
10.5216/rpp.v14i2.37801
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i2.37801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801/26103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 14 n. 2 (2016): A formação em questão
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329775849472