ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801 |
Resumo: | O artigo apresenta elementos históricos referentes a constituição do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, e a trajetória de luta pela garantia do direito a educação nos acampamentos. Versa sobre a gênese da Escola Itinerante no Paraná e o percurso na luta pela responsabilização do Estado no financiamento das condições para assegurar para as famílias acampadas o direito fundamental de acesso à escola, sobretudo, uma educação visando à formação humana e voltada às aspirações emancipatórias. |
id |
UFG-9_83ef7c8b94dc6aabc65ce9910122fc1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/37801 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOSO artigo apresenta elementos históricos referentes a constituição do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, e a trajetória de luta pela garantia do direito a educação nos acampamentos. Versa sobre a gênese da Escola Itinerante no Paraná e o percurso na luta pela responsabilização do Estado no financiamento das condições para assegurar para as famílias acampadas o direito fundamental de acesso à escola, sobretudo, uma educação visando à formação humana e voltada às aspirações emancipatórias.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3780110.5216/rpp.v14i2.37801Poíesis Pedagógica; v. 14 n. 2 (2016): A formação em questão2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801/26103Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Valter de JesusPoroloniczak, Juliana Aparecida2018-08-24T13:17:08ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS |
title |
ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS |
spellingShingle |
ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS Leite, Valter de Jesus |
title_short |
ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS |
title_full |
ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS |
title_fullStr |
ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS |
title_full_unstemmed |
ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS |
title_sort |
ESCOLA ITINERANTE MST PR: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ACAMPAMENTOS |
author |
Leite, Valter de Jesus |
author_facet |
Leite, Valter de Jesus Poroloniczak, Juliana Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Poroloniczak, Juliana Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Valter de Jesus Poroloniczak, Juliana Aparecida |
description |
O artigo apresenta elementos históricos referentes a constituição do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, e a trajetória de luta pela garantia do direito a educação nos acampamentos. Versa sobre a gênese da Escola Itinerante no Paraná e o percurso na luta pela responsabilização do Estado no financiamento das condições para assegurar para as famílias acampadas o direito fundamental de acesso à escola, sobretudo, uma educação visando à formação humana e voltada às aspirações emancipatórias. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801 10.5216/rpp.v14i2.37801 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v14i2.37801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37801/26103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 14 n. 2 (2016): A formação em questão 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329775849472 |