As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Gabriela de Menezes, 1993-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69196
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ângela Massumi Katuta
id UFPR_2c374a85c60634152ebee9fde97d9080
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69196
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fernandes, Gabriela de Menezes, 1993-Katuta, Angela Massumi, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia2021-06-25T13:50:59Z2021-06-25T13:50:59Z2018https://hdl.handle.net/1884/69196Orientadora: Profa. Dra. Ângela Massumi KatutaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 06/04/2018Inclui referências: p. 126-132Resumo: O presente estudo está inserido em um espaço de fronteira, entre duas áreas do conhecimento: a Geografia e a Educação, isso porque traz para debate o tema das Escolas itinerantes do MST, enquanto materialização da Educação do Campo no Paraná, mas também busca compreendê-las como uma forma ou como instrumento na luta pela terra em territórios de conflito. Esse tema surge pela necessidade de estudar processos de resistência no campo, frente à ausência de acesso a direitos básicos e de olhares para os camponeses. Tem como objetivo compreender as Escolas itinerantes do MST como expressões territoriais do processo de resistência e luta pela terra no Paraná. Para isso, utilizamos metodologias que nos permitissem uma análise predominantemente qualitativa, a partir de levantamentos bibliográficos, entrevistas semi-estruturadas e estruturadas, produção e análise de um conjunto de mapas com a espacialização das escolas, levantamento e análise de indicadores socioeconômicos, análise documental e trabalhos de campo em três locais - duas Escolas itinerantes, uma em Rio Bonito do Iguaçu outra em Quedas do Iguaçu, e também na Escola Base das Escolas itinerantes do Paraná, localizada em Rio Bonito do Iguaçu. Pudemos identificar a partir deste trabalho a importância que estas escolas têm nos territórios onde se encontram, enquanto mais um elemento de resistência frente à expulsão dos camponeses de suas terras, ao avanço do agronegócio no campo, mas também frente à educação tradicional que, quando ofertada, não condiz com a realidade vivida no campo, tampouco contribui para a emancipação destes sujeitos. Sendo assim, as Escolas itinerantes, além de ser uma resposta à demanda por escolas, têm contribuído, a partir da concepção de Educação do Campo, com a construção de uma educação contra-hegemônica, emancipadora e alinhada com a produção de modelo de campo e de sociedade mais democrático. Palavras-chave: Educação do Campo. MST. Escolas itinerantes. Paraná.Abstract: The present study is inserted in a border space, between two areas of knowledge, Geography and Pedagogy. It is about MST itinerant Schools, taken as a materialization of Rural Education in state of Paraná, but also seeks to understand it as a form of land struggle in conflict territories. This theme is chosen due to the urgency of understanding resistance processes in the field, facing the lack of access to basic rights and the careless of the rural population. Its objective is to understand the itinerant schools of the MST (Landless Workers Movement) as territorial expressions of the process of resistance and land struggle in Paraná. It was used methodologies that allowed a predominantly qualitative analysis, based on bibliographical surveys, semi-structured and structured interviews, production and analysis of a set of maps with the schools location, survey and analysis of socioeconomic indicators, also fieldwork in three places - two itinerant schools, one in Rio Bonito do Iguaçu, another in Quedas do Iguaçu and also in the Base School of the itinerant schools of Paraná, also located in Rio Bonito do Iguaçu. We can identify the relevance of the schools in such territories, as well as a resistance aspect to the expulsion of peasants from their lands, to the corporate agribusiness power in the countryside, but also to traditional education, when the latter is offered, does not match the reality of countryside population, it doesn't contribute to the peasant emancipation. Thus, itinerant Schools, besides being a response to the demand for schools, have contributed, starting from the conception of the Rural Education, to the construction of a counter-hegemonic education, emancipating and based upon with the production of a different model of rural and as well as society. Keywords: Education of/in countryside.MST.itinerants Schools. Paraná.145 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducaçãoEscolas ruraisGeografiaAs geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA DE MENEZES FERNANDES.pdfapplication/pdf3999725https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69196/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20DE%20MENEZES%20FERNANDES.pdf4c9db30539269f4ea2e52fa965a116e6MD51open access1884/691962021-06-25 10:51:00.019open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69196Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-25T13:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná
title As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná
spellingShingle As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná
Fernandes, Gabriela de Menezes, 1993-
Educação
Escolas rurais
Geografia
title_short As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná
title_full As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná
title_fullStr As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná
title_full_unstemmed As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná
title_sort As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná
author Fernandes, Gabriela de Menezes, 1993-
author_facet Fernandes, Gabriela de Menezes, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Katuta, Angela Massumi, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Gabriela de Menezes, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolas rurais
Geografia
topic Educação
Escolas rurais
Geografia
description Orientadora: Profa. Dra. Ângela Massumi Katuta
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-25T13:50:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-25T13:50:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69196
url https://hdl.handle.net/1884/69196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69196/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20DE%20MENEZES%20FERNANDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c9db30539269f4ea2e52fa965a116e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860723730546688