FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10531
Resumo: A imagem na atualidade transformou-se numa potencialização de informação maior do que a linguagem escrita. Na seqüência, a informação transformou-se numa hipermídia de amplos e diversificados contextos. Essa hipermídia trouxe, a partir da indústria da cultura de massa, imagens reais ou, melhor dizendo, simuladas, que condicionaram a percepção humana à recepção de imagens sem muitas reflexões ou análises críticas. Nesta construção entre imagem e informação, como repensar as informações da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? Pode-se afirmar que a falta de interesse dos aprendizes, a motivação e as dificuldades de assimilação, bem como as reflexões aprofundadas nos conhecimentos e informações, advêm dessa reestruturação da imagem e da informação no contexto atual. Pensar nessa perspectiva significa ter como referência a imagem que aqui será abordada com o filme Matrix e seus elementos. Para tanto os fundamentos teóricos para esta análise são Lévy (1999), Moran (2000) e  Irwin  (2003). O uso do Matrix tem como meta análises transdisciplinares que auxiliem o aluno a ler e compreender a conexão das tecnologias com o mundo  atual. O uso do filme nos possibilita desenvolver os conteúdos conceituais das tecnologias em sua dimensão filosófica e científica.
id UFG-9_8b3d6f46b6bde1b483d4a2b83965f9f3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10531
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO A imagem na atualidade transformou-se numa potencialização de informação maior do que a linguagem escrita. Na seqüência, a informação transformou-se numa hipermídia de amplos e diversificados contextos. Essa hipermídia trouxe, a partir da indústria da cultura de massa, imagens reais ou, melhor dizendo, simuladas, que condicionaram a percepção humana à recepção de imagens sem muitas reflexões ou análises críticas. Nesta construção entre imagem e informação, como repensar as informações da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? Pode-se afirmar que a falta de interesse dos aprendizes, a motivação e as dificuldades de assimilação, bem como as reflexões aprofundadas nos conhecimentos e informações, advêm dessa reestruturação da imagem e da informação no contexto atual. Pensar nessa perspectiva significa ter como referência a imagem que aqui será abordada com o filme Matrix e seus elementos. Para tanto os fundamentos teóricos para esta análise são Lévy (1999), Moran (2000) e  Irwin  (2003). O uso do Matrix tem como meta análises transdisciplinares que auxiliem o aluno a ler e compreender a conexão das tecnologias com o mundo  atual. O uso do filme nos possibilita desenvolver os conteúdos conceituais das tecnologias em sua dimensão filosófica e científica.Universidade Federal de Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1053110.5216/rpp.v2i2.10531Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 141-1512178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10531/7001Barros, Daniela Melaré Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-21T23:37:30Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10531Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-07-21T23:37:30Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
Barros, Daniela Melaré Vieira
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
description A imagem na atualidade transformou-se numa potencialização de informação maior do que a linguagem escrita. Na seqüência, a informação transformou-se numa hipermídia de amplos e diversificados contextos. Essa hipermídia trouxe, a partir da indústria da cultura de massa, imagens reais ou, melhor dizendo, simuladas, que condicionaram a percepção humana à recepção de imagens sem muitas reflexões ou análises críticas. Nesta construção entre imagem e informação, como repensar as informações da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? Pode-se afirmar que a falta de interesse dos aprendizes, a motivação e as dificuldades de assimilação, bem como as reflexões aprofundadas nos conhecimentos e informações, advêm dessa reestruturação da imagem e da informação no contexto atual. Pensar nessa perspectiva significa ter como referência a imagem que aqui será abordada com o filme Matrix e seus elementos. Para tanto os fundamentos teóricos para esta análise são Lévy (1999), Moran (2000) e  Irwin  (2003). O uso do Matrix tem como meta análises transdisciplinares que auxiliem o aluno a ler e compreender a conexão das tecnologias com o mundo  atual. O uso do filme nos possibilita desenvolver os conteúdos conceituais das tecnologias em sua dimensão filosófica e científica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10531
10.5216/rpp.v2i2.10531
url https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10531
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v2i2.10531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10531/7001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 141-151
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com
_version_ 1799875033394315264