FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10531 |
Resumo: | A imagem na atualidade transformou-se numa potencialização de informação maior do que a linguagem escrita. Na seqüência, a informação transformou-se numa hipermídia de amplos e diversificados contextos. Essa hipermídia trouxe, a partir da indústria da cultura de massa, imagens reais ou, melhor dizendo, simuladas, que condicionaram a percepção humana à recepção de imagens sem muitas reflexões ou análises críticas. Nesta construção entre imagem e informação, como repensar as informações da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? Pode-se afirmar que a falta de interesse dos aprendizes, a motivação e as dificuldades de assimilação, bem como as reflexões aprofundadas nos conhecimentos e informações, advêm dessa reestruturação da imagem e da informação no contexto atual. Pensar nessa perspectiva significa ter como referência a imagem que aqui será abordada com o filme Matrix e seus elementos. Para tanto os fundamentos teóricos para esta análise são Lévy (1999), Moran (2000) e Irwin (2003). O uso do Matrix tem como meta análises transdisciplinares que auxiliem o aluno a ler e compreender a conexão das tecnologias com o mundo atual. O uso do filme nos possibilita desenvolver os conteúdos conceituais das tecnologias em sua dimensão filosófica e científica. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO A imagem na atualidade transformou-se numa potencialização de informação maior do que a linguagem escrita. Na seqüência, a informação transformou-se numa hipermídia de amplos e diversificados contextos. Essa hipermídia trouxe, a partir da indústria da cultura de massa, imagens reais ou, melhor dizendo, simuladas, que condicionaram a percepção humana à recepção de imagens sem muitas reflexões ou análises críticas. Nesta construção entre imagem e informação, como repensar as informações da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? Pode-se afirmar que a falta de interesse dos aprendizes, a motivação e as dificuldades de assimilação, bem como as reflexões aprofundadas nos conhecimentos e informações, advêm dessa reestruturação da imagem e da informação no contexto atual. Pensar nessa perspectiva significa ter como referência a imagem que aqui será abordada com o filme Matrix e seus elementos. Para tanto os fundamentos teóricos para esta análise são Lévy (1999), Moran (2000) e Irwin (2003). O uso do Matrix tem como meta análises transdisciplinares que auxiliem o aluno a ler e compreender a conexão das tecnologias com o mundo atual. O uso do filme nos possibilita desenvolver os conteúdos conceituais das tecnologias em sua dimensão filosófica e científica.Universidade Federal de Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1053110.5216/rpp.v2i2.10531Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 141-1512178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10531/7001Barros, Daniela Melaré Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-21T23:37:30Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10531Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-07-21T23:37:30Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
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