FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghedin, Evandro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Almeida, Whasgthon Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717
Resumo: A pesquisa aqui apresentada procura construir um movimento teórico que busca a fundamentação epistêmica da prática de pesquisa na formação inicial de professores que vincula os processos de investigação ao desenvolvimento do estágio curricular. Esta experiência vem sendo desenvolvida com professores que estudam e atuam na Educação do Campo. A questão que o texto procura dar conta é a da fundamentação epistemológica desta prática. Para isso lança mão da literatura existente, como reflexão teórica no campo educacional, que dá suporte e embasamento para uma prática de formação organizada a partir de uma dinâmica que articula a aprendizagem dos processos de pesquisa em sua íntima articulação com a construção do saber do professor, que se constrói a partir do apreender a profissão na experiência concreta da escola. O que a pesquisa busca em sua operacionalização, a partir dos princípios da pesquisa-açãocrítico-colaborativa, é possibilitar ao professor em formação inicial compreender que o conhecimento é elaborado na prática a partir das teorias educacionais que possibilitam a reelaboração das próprias teorias, que sustentam as práticas educativas. Essa dialética permite-nos desenhar um quadro teórico imbricado com a prática formativa, de tal modo que não há como separar os processos de investigação dos procedimentos da aprendizagem da profissão na experiência do estágio. O método utilizado para esta reflexão sobre os resultados do processo centra-se numa abordagem hermenêutico-fenomenológico. A conclusão, ainda parcial, é que não há como avançar no campo da formação inicial de professores se não formos capazes, no desenvolvimento da própria formação, de aliar processo e produto da aprendizagem da profissão em um movimento dialético que alia a pesquisa como formação, a formação para a pesquisa, a prática da pesquisa na formação e a formação na prática articulada aos processos investigativos que constituem os produtos do conhecimento na área educacional.
id UFG-9_9dd170801a57ed89118c404e5edd17ca
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10717
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA A pesquisa aqui apresentada procura construir um movimento teórico que busca a fundamentação epistêmica da prática de pesquisa na formação inicial de professores que vincula os processos de investigação ao desenvolvimento do estágio curricular. Esta experiência vem sendo desenvolvida com professores que estudam e atuam na Educação do Campo. A questão que o texto procura dar conta é a da fundamentação epistemológica desta prática. Para isso lança mão da literatura existente, como reflexão teórica no campo educacional, que dá suporte e embasamento para uma prática de formação organizada a partir de uma dinâmica que articula a aprendizagem dos processos de pesquisa em sua íntima articulação com a construção do saber do professor, que se constrói a partir do apreender a profissão na experiência concreta da escola. O que a pesquisa busca em sua operacionalização, a partir dos princípios da pesquisa-açãocrítico-colaborativa, é possibilitar ao professor em formação inicial compreender que o conhecimento é elaborado na prática a partir das teorias educacionais que possibilitam a reelaboração das próprias teorias, que sustentam as práticas educativas. Essa dialética permite-nos desenhar um quadro teórico imbricado com a prática formativa, de tal modo que não há como separar os processos de investigação dos procedimentos da aprendizagem da profissão na experiência do estágio. O método utilizado para esta reflexão sobre os resultados do processo centra-se numa abordagem hermenêutico-fenomenológico. A conclusão, ainda parcial, é que não há como avançar no campo da formação inicial de professores se não formos capazes, no desenvolvimento da própria formação, de aliar processo e produto da aprendizagem da profissão em um movimento dialético que alia a pesquisa como formação, a formação para a pesquisa, a prática da pesquisa na formação e a formação na prática articulada aos processos investigativos que constituem os produtos do conhecimento na área educacional.Universidade Federal de Catalão2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1071710.5216/rpp.v6i1.10717Poíesis Pedagógica; v. 6 n. 1 (2008): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717/7120Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGhedin, Evandrode Almeida, Whasgthon Aguiar2018-07-26T09:35:24Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10717Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2018-07-26T09:35:24Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA
title FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA
spellingShingle FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA
Ghedin, Evandro
title_short FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA
title_full FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA
title_fullStr FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA
title_full_unstemmed FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA
title_sort FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA
author Ghedin, Evandro
author_facet Ghedin, Evandro
de Almeida, Whasgthon Aguiar
author_role author
author2 de Almeida, Whasgthon Aguiar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghedin, Evandro
de Almeida, Whasgthon Aguiar
description A pesquisa aqui apresentada procura construir um movimento teórico que busca a fundamentação epistêmica da prática de pesquisa na formação inicial de professores que vincula os processos de investigação ao desenvolvimento do estágio curricular. Esta experiência vem sendo desenvolvida com professores que estudam e atuam na Educação do Campo. A questão que o texto procura dar conta é a da fundamentação epistemológica desta prática. Para isso lança mão da literatura existente, como reflexão teórica no campo educacional, que dá suporte e embasamento para uma prática de formação organizada a partir de uma dinâmica que articula a aprendizagem dos processos de pesquisa em sua íntima articulação com a construção do saber do professor, que se constrói a partir do apreender a profissão na experiência concreta da escola. O que a pesquisa busca em sua operacionalização, a partir dos princípios da pesquisa-açãocrítico-colaborativa, é possibilitar ao professor em formação inicial compreender que o conhecimento é elaborado na prática a partir das teorias educacionais que possibilitam a reelaboração das próprias teorias, que sustentam as práticas educativas. Essa dialética permite-nos desenhar um quadro teórico imbricado com a prática formativa, de tal modo que não há como separar os processos de investigação dos procedimentos da aprendizagem da profissão na experiência do estágio. O método utilizado para esta reflexão sobre os resultados do processo centra-se numa abordagem hermenêutico-fenomenológico. A conclusão, ainda parcial, é que não há como avançar no campo da formação inicial de professores se não formos capazes, no desenvolvimento da própria formação, de aliar processo e produto da aprendizagem da profissão em um movimento dialético que alia a pesquisa como formação, a formação para a pesquisa, a prática da pesquisa na formação e a formação na prática articulada aos processos investigativos que constituem os produtos do conhecimento na área educacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717
10.5216/rpp.v6i1.10717
url https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v6i1.10717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717/7120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 6 n. 1 (2008): Poíesis Pedagógica
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com
_version_ 1799875033417383936