FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717 |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada procura construir um movimento teórico que busca a fundamentação epistêmica da prática de pesquisa na formação inicial de professores que vincula os processos de investigação ao desenvolvimento do estágio curricular. Esta experiência vem sendo desenvolvida com professores que estudam e atuam na Educação do Campo. A questão que o texto procura dar conta é a da fundamentação epistemológica desta prática. Para isso lança mão da literatura existente, como reflexão teórica no campo educacional, que dá suporte e embasamento para uma prática de formação organizada a partir de uma dinâmica que articula a aprendizagem dos processos de pesquisa em sua íntima articulação com a construção do saber do professor, que se constrói a partir do apreender a profissão na experiência concreta da escola. O que a pesquisa busca em sua operacionalização, a partir dos princípios da pesquisa-açãocrítico-colaborativa, é possibilitar ao professor em formação inicial compreender que o conhecimento é elaborado na prática a partir das teorias educacionais que possibilitam a reelaboração das próprias teorias, que sustentam as práticas educativas. Essa dialética permite-nos desenhar um quadro teórico imbricado com a prática formativa, de tal modo que não há como separar os processos de investigação dos procedimentos da aprendizagem da profissão na experiência do estágio. O método utilizado para esta reflexão sobre os resultados do processo centra-se numa abordagem hermenêutico-fenomenológico. A conclusão, ainda parcial, é que não há como avançar no campo da formação inicial de professores se não formos capazes, no desenvolvimento da própria formação, de aliar processo e produto da aprendizagem da profissão em um movimento dialético que alia a pesquisa como formação, a formação para a pesquisa, a prática da pesquisa na formação e a formação na prática articulada aos processos investigativos que constituem os produtos do conhecimento na área educacional. |
id |
UFG-9_9dd170801a57ed89118c404e5edd17ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10717 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA A pesquisa aqui apresentada procura construir um movimento teórico que busca a fundamentação epistêmica da prática de pesquisa na formação inicial de professores que vincula os processos de investigação ao desenvolvimento do estágio curricular. Esta experiência vem sendo desenvolvida com professores que estudam e atuam na Educação do Campo. A questão que o texto procura dar conta é a da fundamentação epistemológica desta prática. Para isso lança mão da literatura existente, como reflexão teórica no campo educacional, que dá suporte e embasamento para uma prática de formação organizada a partir de uma dinâmica que articula a aprendizagem dos processos de pesquisa em sua íntima articulação com a construção do saber do professor, que se constrói a partir do apreender a profissão na experiência concreta da escola. O que a pesquisa busca em sua operacionalização, a partir dos princípios da pesquisa-açãocrítico-colaborativa, é possibilitar ao professor em formação inicial compreender que o conhecimento é elaborado na prática a partir das teorias educacionais que possibilitam a reelaboração das próprias teorias, que sustentam as práticas educativas. Essa dialética permite-nos desenhar um quadro teórico imbricado com a prática formativa, de tal modo que não há como separar os processos de investigação dos procedimentos da aprendizagem da profissão na experiência do estágio. O método utilizado para esta reflexão sobre os resultados do processo centra-se numa abordagem hermenêutico-fenomenológico. A conclusão, ainda parcial, é que não há como avançar no campo da formação inicial de professores se não formos capazes, no desenvolvimento da própria formação, de aliar processo e produto da aprendizagem da profissão em um movimento dialético que alia a pesquisa como formação, a formação para a pesquisa, a prática da pesquisa na formação e a formação na prática articulada aos processos investigativos que constituem os produtos do conhecimento na área educacional.Universidade Federal de Catalão2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1071710.5216/rpp.v6i1.10717Poíesis Pedagógica; v. 6 n. 1 (2008): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717/7120Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGhedin, Evandrode Almeida, Whasgthon Aguiar2018-07-26T09:35:24Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10717Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2018-07-26T09:35:24Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA |
title |
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA |
spellingShingle |
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA Ghedin, Evandro |
title_short |
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA |
title_full |
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA |
title_fullStr |
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA |
title_full_unstemmed |
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA |
title_sort |
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA |
author |
Ghedin, Evandro |
author_facet |
Ghedin, Evandro de Almeida, Whasgthon Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Whasgthon Aguiar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghedin, Evandro de Almeida, Whasgthon Aguiar |
description |
A pesquisa aqui apresentada procura construir um movimento teórico que busca a fundamentação epistêmica da prática de pesquisa na formação inicial de professores que vincula os processos de investigação ao desenvolvimento do estágio curricular. Esta experiência vem sendo desenvolvida com professores que estudam e atuam na Educação do Campo. A questão que o texto procura dar conta é a da fundamentação epistemológica desta prática. Para isso lança mão da literatura existente, como reflexão teórica no campo educacional, que dá suporte e embasamento para uma prática de formação organizada a partir de uma dinâmica que articula a aprendizagem dos processos de pesquisa em sua íntima articulação com a construção do saber do professor, que se constrói a partir do apreender a profissão na experiência concreta da escola. O que a pesquisa busca em sua operacionalização, a partir dos princípios da pesquisa-açãocrítico-colaborativa, é possibilitar ao professor em formação inicial compreender que o conhecimento é elaborado na prática a partir das teorias educacionais que possibilitam a reelaboração das próprias teorias, que sustentam as práticas educativas. Essa dialética permite-nos desenhar um quadro teórico imbricado com a prática formativa, de tal modo que não há como separar os processos de investigação dos procedimentos da aprendizagem da profissão na experiência do estágio. O método utilizado para esta reflexão sobre os resultados do processo centra-se numa abordagem hermenêutico-fenomenológico. A conclusão, ainda parcial, é que não há como avançar no campo da formação inicial de professores se não formos capazes, no desenvolvimento da própria formação, de aliar processo e produto da aprendizagem da profissão em um movimento dialético que alia a pesquisa como formação, a formação para a pesquisa, a prática da pesquisa na formação e a formação na prática articulada aos processos investigativos que constituem os produtos do conhecimento na área educacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717 10.5216/rpp.v6i1.10717 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v6i1.10717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10717/7120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 6 n. 1 (2008): Poíesis Pedagógica 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033417383936 |