A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1403 |
Resumo: | A experiência de estágio na formação de professores representa uma primeira aproximação do professor com seu campo de atuação profissional. Tal experiência o obriga a realizar um trabalho de síntese entre teoria e prática educativa. Acreditasse que tanto o desenvolvimento profissional quanto o curricular só poderão dar-se no contexto de um processo que articule intimamente teoria e prática educativa. Em nosso entendimento, o eixo que articula esses dois espaços da formação é o conceito de pesquisa, enquanto instrumento epistemológico e metodológico do processo de construção do conhecimento do professor em formação. Compreendemos que o processo formativo fundado sobre a reflexão na ação e sobre a ação, ao mesmo tempo em que valoriza a prática docente como fonte de pesquisa e de autonomia do professor, lhe dá a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional. O presente trabalho de pesquisa, em sintonia com o debate sobre a articulação teoria e prática, levanta a discussão sobre a importância da pesquisa na formação de professores, enfatizando-a como princípio formativo e científico. Trata-se de uma concepção de formação do professor que afirma que o mesmo deve ser capaz de produzir conhecimento a partir de sua prática educativa, superando, dessa forma, as tradicionais perspectivas acadêmica e técnica de formação de professores. Dentro dessa perspectiva destacam-se algumas propostas que estimulam uma revisão na formação acadêmica dos professores: o professor investigador em aula e o professor pesquisador. No âmbito da formação especificamente acadêmica a perspectiva do professor/pesquisador traz algumas implicações que obrigam a uma revisão do processo formativo e da concepção curricular. Uma dessas implicações diz respeito às formas de superação do tradicional distanciamento entre pesquisa acadêmica e prática pedagógica. Nessa direção, compreendemos que a prática reflexiva tem o mesmo sentido e direção da prática orientada pela pesquisa. Daí a necessidade de implementar no curso de formação de professores a pesquisa como alternativa de crescimento profissional para professores em formação. |
id |
UEPG-31_01c321a6fc12f93a2fa2caeadd7d34f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1403 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivoestágiopesquisa em estágiointerdisciplinaridadeprofessor-reflexivoprofessor-pesquisador A experiência de estágio na formação de professores representa uma primeira aproximação do professor com seu campo de atuação profissional. Tal experiência o obriga a realizar um trabalho de síntese entre teoria e prática educativa. Acreditasse que tanto o desenvolvimento profissional quanto o curricular só poderão dar-se no contexto de um processo que articule intimamente teoria e prática educativa. Em nosso entendimento, o eixo que articula esses dois espaços da formação é o conceito de pesquisa, enquanto instrumento epistemológico e metodológico do processo de construção do conhecimento do professor em formação. Compreendemos que o processo formativo fundado sobre a reflexão na ação e sobre a ação, ao mesmo tempo em que valoriza a prática docente como fonte de pesquisa e de autonomia do professor, lhe dá a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional. O presente trabalho de pesquisa, em sintonia com o debate sobre a articulação teoria e prática, levanta a discussão sobre a importância da pesquisa na formação de professores, enfatizando-a como princípio formativo e científico. Trata-se de uma concepção de formação do professor que afirma que o mesmo deve ser capaz de produzir conhecimento a partir de sua prática educativa, superando, dessa forma, as tradicionais perspectivas acadêmica e técnica de formação de professores. Dentro dessa perspectiva destacam-se algumas propostas que estimulam uma revisão na formação acadêmica dos professores: o professor investigador em aula e o professor pesquisador. No âmbito da formação especificamente acadêmica a perspectiva do professor/pesquisador traz algumas implicações que obrigam a uma revisão do processo formativo e da concepção curricular. Uma dessas implicações diz respeito às formas de superação do tradicional distanciamento entre pesquisa acadêmica e prática pedagógica. Nessa direção, compreendemos que a prática reflexiva tem o mesmo sentido e direção da prática orientada pela pesquisa. Daí a necessidade de implementar no curso de formação de professores a pesquisa como alternativa de crescimento profissional para professores em formação.Editora UEPG2009-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1403Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1403/1048Ghedin, Evandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:53:07Zoai:uepg.br:article/1403Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:53:07Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo |
title |
A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo |
spellingShingle |
A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo Ghedin, Evandro estágio pesquisa em estágio interdisciplinaridade professor-reflexivo professor-pesquisador |
title_short |
A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo |
title_full |
A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo |
title_fullStr |
A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo |
title_full_unstemmed |
A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo |
title_sort |
A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo |
author |
Ghedin, Evandro |
author_facet |
Ghedin, Evandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghedin, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio pesquisa em estágio interdisciplinaridade professor-reflexivo professor-pesquisador |
topic |
estágio pesquisa em estágio interdisciplinaridade professor-reflexivo professor-pesquisador |
description |
A experiência de estágio na formação de professores representa uma primeira aproximação do professor com seu campo de atuação profissional. Tal experiência o obriga a realizar um trabalho de síntese entre teoria e prática educativa. Acreditasse que tanto o desenvolvimento profissional quanto o curricular só poderão dar-se no contexto de um processo que articule intimamente teoria e prática educativa. Em nosso entendimento, o eixo que articula esses dois espaços da formação é o conceito de pesquisa, enquanto instrumento epistemológico e metodológico do processo de construção do conhecimento do professor em formação. Compreendemos que o processo formativo fundado sobre a reflexão na ação e sobre a ação, ao mesmo tempo em que valoriza a prática docente como fonte de pesquisa e de autonomia do professor, lhe dá a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional. O presente trabalho de pesquisa, em sintonia com o debate sobre a articulação teoria e prática, levanta a discussão sobre a importância da pesquisa na formação de professores, enfatizando-a como princípio formativo e científico. Trata-se de uma concepção de formação do professor que afirma que o mesmo deve ser capaz de produzir conhecimento a partir de sua prática educativa, superando, dessa forma, as tradicionais perspectivas acadêmica e técnica de formação de professores. Dentro dessa perspectiva destacam-se algumas propostas que estimulam uma revisão na formação acadêmica dos professores: o professor investigador em aula e o professor pesquisador. No âmbito da formação especificamente acadêmica a perspectiva do professor/pesquisador traz algumas implicações que obrigam a uma revisão do processo formativo e da concepção curricular. Uma dessas implicações diz respeito às formas de superação do tradicional distanciamento entre pesquisa acadêmica e prática pedagógica. Nessa direção, compreendemos que a prática reflexiva tem o mesmo sentido e direção da prática orientada pela pesquisa. Daí a necessidade de implementar no curso de formação de professores a pesquisa como alternativa de crescimento profissional para professores em formação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1403 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1403/1048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004) Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494967926784 |