CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Aline de Novaes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049
Resumo: A diversidade humana possibilita o enriquecimento das pessoas, assim, as relações sociais com as deficiências contribuem com as vivências de experiências positivas, a partir disso, indagaram-se: como os alunos sem deficiência concebem a inclusão de pessoas com deficiência? Buscando responder a essa problematização, o objetivo da pesquisa cujo resultado está apresentado neste texto, consiste em descrever as concepções de crianças sem deficiências, sobre as deficiências a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a biblioteca científica Scielo que estão disponíveis on-line. Nas consultas, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “concepções de crianças sobre deficiência” e “concepções infantis sobre deficiência”, “sentimentos infantis sobre deficiência” e “sentimentos de crianças sobre deficiência”. Constatou-se de maneira geral, que os estudos sobre essa temática abordam a importância da compreensão das concepções das crianças sem deficiências sobre as deficiências, pois as concepções indiciam as atitudes. Concepções que podem ser alteradas a partir do contato da pessoa sem deficiência com a pessoa com deficiência, ou pela intervenção com programas informativos sobre a temática.
id UFG-9_9e96d5c6dc2d56f5d6652f26576d76fc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49049
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICAA diversidade humana possibilita o enriquecimento das pessoas, assim, as relações sociais com as deficiências contribuem com as vivências de experiências positivas, a partir disso, indagaram-se: como os alunos sem deficiência concebem a inclusão de pessoas com deficiência? Buscando responder a essa problematização, o objetivo da pesquisa cujo resultado está apresentado neste texto, consiste em descrever as concepções de crianças sem deficiências, sobre as deficiências a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a biblioteca científica Scielo que estão disponíveis on-line. Nas consultas, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “concepções de crianças sobre deficiência” e “concepções infantis sobre deficiência”, “sentimentos infantis sobre deficiência” e “sentimentos de crianças sobre deficiência”. Constatou-se de maneira geral, que os estudos sobre essa temática abordam a importância da compreensão das concepções das crianças sem deficiências sobre as deficiências, pois as concepções indiciam as atitudes. Concepções que podem ser alteradas a partir do contato da pessoa sem deficiência com a pessoa com deficiência, ou pela intervenção com programas informativos sobre a temática.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/4904910.5216/rpp.v16i1.49049Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 17-262178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049/26694Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Aline de NovaesSouza, Maewa Martina Gomes da Silva e2019-02-22T04:46:41ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
spellingShingle CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Conceição, Aline de Novaes
title_short CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title_full CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title_fullStr CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title_sort CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
author Conceição, Aline de Novaes
author_facet Conceição, Aline de Novaes
Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e
author_role author
author2 Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Aline de Novaes
Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e
description A diversidade humana possibilita o enriquecimento das pessoas, assim, as relações sociais com as deficiências contribuem com as vivências de experiências positivas, a partir disso, indagaram-se: como os alunos sem deficiência concebem a inclusão de pessoas com deficiência? Buscando responder a essa problematização, o objetivo da pesquisa cujo resultado está apresentado neste texto, consiste em descrever as concepções de crianças sem deficiências, sobre as deficiências a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a biblioteca científica Scielo que estão disponíveis on-line. Nas consultas, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “concepções de crianças sobre deficiência” e “concepções infantis sobre deficiência”, “sentimentos infantis sobre deficiência” e “sentimentos de crianças sobre deficiência”. Constatou-se de maneira geral, que os estudos sobre essa temática abordam a importância da compreensão das concepções das crianças sem deficiências sobre as deficiências, pois as concepções indiciam as atitudes. Concepções que podem ser alteradas a partir do contato da pessoa sem deficiência com a pessoa com deficiência, ou pela intervenção com programas informativos sobre a temática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049
10.5216/rpp.v16i1.49049
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i1.49049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049/26694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 17-26
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329818841089