CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049 |
Resumo: | A diversidade humana possibilita o enriquecimento das pessoas, assim, as relações sociais com as deficiências contribuem com as vivências de experiências positivas, a partir disso, indagaram-se: como os alunos sem deficiência concebem a inclusão de pessoas com deficiência? Buscando responder a essa problematização, o objetivo da pesquisa cujo resultado está apresentado neste texto, consiste em descrever as concepções de crianças sem deficiências, sobre as deficiências a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a biblioteca científica Scielo que estão disponíveis on-line. Nas consultas, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “concepções de crianças sobre deficiência” e “concepções infantis sobre deficiência”, “sentimentos infantis sobre deficiência” e “sentimentos de crianças sobre deficiência”. Constatou-se de maneira geral, que os estudos sobre essa temática abordam a importância da compreensão das concepções das crianças sem deficiências sobre as deficiências, pois as concepções indiciam as atitudes. Concepções que podem ser alteradas a partir do contato da pessoa sem deficiência com a pessoa com deficiência, ou pela intervenção com programas informativos sobre a temática. |
id |
UFG-9_9e96d5c6dc2d56f5d6652f26576d76fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49049 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICAA diversidade humana possibilita o enriquecimento das pessoas, assim, as relações sociais com as deficiências contribuem com as vivências de experiências positivas, a partir disso, indagaram-se: como os alunos sem deficiência concebem a inclusão de pessoas com deficiência? Buscando responder a essa problematização, o objetivo da pesquisa cujo resultado está apresentado neste texto, consiste em descrever as concepções de crianças sem deficiências, sobre as deficiências a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a biblioteca científica Scielo que estão disponíveis on-line. Nas consultas, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “concepções de crianças sobre deficiência” e “concepções infantis sobre deficiência”, “sentimentos infantis sobre deficiência” e “sentimentos de crianças sobre deficiência”. Constatou-se de maneira geral, que os estudos sobre essa temática abordam a importância da compreensão das concepções das crianças sem deficiências sobre as deficiências, pois as concepções indiciam as atitudes. Concepções que podem ser alteradas a partir do contato da pessoa sem deficiência com a pessoa com deficiência, ou pela intervenção com programas informativos sobre a temática.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/4904910.5216/rpp.v16i1.49049Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 17-262178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049/26694Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Aline de NovaesSouza, Maewa Martina Gomes da Silva e2019-02-22T04:46:41ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Conceição, Aline de Novaes |
title_short |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title_full |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
author |
Conceição, Aline de Novaes |
author_facet |
Conceição, Aline de Novaes Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Aline de Novaes Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e |
description |
A diversidade humana possibilita o enriquecimento das pessoas, assim, as relações sociais com as deficiências contribuem com as vivências de experiências positivas, a partir disso, indagaram-se: como os alunos sem deficiência concebem a inclusão de pessoas com deficiência? Buscando responder a essa problematização, o objetivo da pesquisa cujo resultado está apresentado neste texto, consiste em descrever as concepções de crianças sem deficiências, sobre as deficiências a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a biblioteca científica Scielo que estão disponíveis on-line. Nas consultas, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “concepções de crianças sobre deficiência” e “concepções infantis sobre deficiência”, “sentimentos infantis sobre deficiência” e “sentimentos de crianças sobre deficiência”. Constatou-se de maneira geral, que os estudos sobre essa temática abordam a importância da compreensão das concepções das crianças sem deficiências sobre as deficiências, pois as concepções indiciam as atitudes. Concepções que podem ser alteradas a partir do contato da pessoa sem deficiência com a pessoa com deficiência, ou pela intervenção com programas informativos sobre a temática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049 10.5216/rpp.v16i1.49049 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v16i1.49049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/49049/26694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 17-26 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329818841089 |