UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justino, Maria Inês de Souza Vitorino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14061
Resumo: O presente estudo investigou o efeito de reforço escolar, baseado em metodologia fônica, direcionado a alunos do Ensino Fundamental – ciclo II, com graves dificuldades na alfabetização. Participaram do estudo cinco alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Inicialmente foi realizada uma avaliação diagnóstica coletiva das habilidades de leitura e escrita, com todos os alunos do Ciclo II da escola. Os que apresentaram dificuldades na alfabetização foram avaliados individualmente em provas de conhecimento de letras, consciência fonológica, leitura e escrita. Atividades de reforço escolar foram desenvolvidas em duas aulas semanais, de uma hora cada, durante todo o ano letivo. No final do ano, foi realizada nova avaliação, sendo que todos os participantes haviam aprendido a ler e escrever, concluindo-se que a abordagem fônica mostrou-se eficaz para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos vítimas de fracasso escolar.
id UFG-9_9f43ed55cf0813c8c4156a97a238b42c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/14061
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTALO presente estudo investigou o efeito de reforço escolar, baseado em metodologia fônica, direcionado a alunos do Ensino Fundamental – ciclo II, com graves dificuldades na alfabetização. Participaram do estudo cinco alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Inicialmente foi realizada uma avaliação diagnóstica coletiva das habilidades de leitura e escrita, com todos os alunos do Ciclo II da escola. Os que apresentaram dificuldades na alfabetização foram avaliados individualmente em provas de conhecimento de letras, consciência fonológica, leitura e escrita. Atividades de reforço escolar foram desenvolvidas em duas aulas semanais, de uma hora cada, durante todo o ano letivo. No final do ano, foi realizada nova avaliação, sendo que todos os participantes haviam aprendido a ler e escrever, concluindo-se que a abordagem fônica mostrou-se eficaz para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos vítimas de fracasso escolar.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2011-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/force-downloadhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1406110.5216/rpp.v8i2.14061Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica; 92-1082178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14061/8882Justino, Maria Inês de Souza Vitorinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-16T12:13:28ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
title UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
Justino, Maria Inês de Souza Vitorino
title_short UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Justino, Maria Inês de Souza Vitorino
author_facet Justino, Maria Inês de Souza Vitorino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justino, Maria Inês de Souza Vitorino
description O presente estudo investigou o efeito de reforço escolar, baseado em metodologia fônica, direcionado a alunos do Ensino Fundamental – ciclo II, com graves dificuldades na alfabetização. Participaram do estudo cinco alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Inicialmente foi realizada uma avaliação diagnóstica coletiva das habilidades de leitura e escrita, com todos os alunos do Ciclo II da escola. Os que apresentaram dificuldades na alfabetização foram avaliados individualmente em provas de conhecimento de letras, consciência fonológica, leitura e escrita. Atividades de reforço escolar foram desenvolvidas em duas aulas semanais, de uma hora cada, durante todo o ano letivo. No final do ano, foi realizada nova avaliação, sendo que todos os participantes haviam aprendido a ler e escrever, concluindo-se que a abordagem fônica mostrou-se eficaz para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos vítimas de fracasso escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14061
10.5216/rpp.v8i2.14061
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14061
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v8i2.14061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14061/8882
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/force-download
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica; 92-108
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328854151168