Intervenção coletiva com programa Alfabetização Fônica Computadorizada em escolares do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22521 |
Resumo: | Introdução: A origem dos problemas relacionados as dificuldades de aprendizagem tem sido atribuída a diversas causas. Dados internacionais divulgados recentemente apontam o Brasil com um dos piores desempenhos mundiais. Propostas de ensino devem ser eficazes para toda população, e garantir que, ao concluir o Ensino Fundamental, o aluno seja um leitor competente. Desta forma, a discussão sobre causas do fracasso escolar e métodos de ensino é de extrema importância na sociedade atual. Objetivo: Verificar a eficácia do treino coletivo de habilidades fonológicas em sala de informática, através do programa Alfabetização Fônica Computadorizada. Método: Participaram do presente estudo 78 alunos da 1ª série de uma Escola Municipal do Ensino Fundamental localizada no bairro Itaim Paulista, zona leste do município de São Paulo. Deste total, 34 eram meninas e 46 meninos, com idade média de 7,23 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos, grupo experimental, GE, que realizou as atividades com o programa, e o grupo controle, GC. O estudo foi realizado em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste. Na fase 1 foram avaliadas habilidades em leitura e escrita nos seguintes testes: Teste de Competência em Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Compreensão de Sentença Escrita (TCSE), Teste de Nomeação de Figura por Escrita (TNF), Teste de Nomeação de Figuras por Escolha de Palavra (TNFP). Posteriormente foram realizadas três avaliações realizadas pelos professores a partir da análise do estágio de alfabetização. Na fase 2 foram conduzidas 22 sessões de intervenção com os alunos do GE. Na fase 3 os alunos foram novamente avaliados com base nos instrumentos já descritos. Resultados: ANCOVAS revelam haver diferença significativa na média de acertos nos resultados do pós-teste em função do grupo, para todos os testes utilizados na avaliação. Tais resultados sugerem a eficácia do programa no treino de habilidades metafonológicas para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em escolares do ensino público. |
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Método: Participaram do presente estudo 78 alunos da 1ª série de uma Escola Municipal do Ensino Fundamental localizada no bairro Itaim Paulista, zona leste do município de São Paulo. Deste total, 34 eram meninas e 46 meninos, com idade média de 7,23 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos, grupo experimental, GE, que realizou as atividades com o programa, e o grupo controle, GC. O estudo foi realizado em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste. Na fase 1 foram avaliadas habilidades em leitura e escrita nos seguintes testes: Teste de Competência em Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Compreensão de Sentença Escrita (TCSE), Teste de Nomeação de Figura por Escrita (TNF), Teste de Nomeação de Figuras por Escolha de Palavra (TNFP). Posteriormente foram realizadas três avaliações realizadas pelos professores a partir da análise do estágio de alfabetização. Na fase 2 foram conduzidas 22 sessões de intervenção com os alunos do GE. Na fase 3 os alunos foram novamente avaliados com base nos instrumentos já descritos. Resultados: ANCOVAS revelam haver diferença significativa na média de acertos nos resultados do pós-teste em função do grupo, para todos os testes utilizados na avaliação. Tais resultados sugerem a eficácia do programa no treino de habilidades metafonológicas para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em escolares do ensino público.Introduction: The origin of difficulties related to learning has been attributed to different causes. The release of international dates on learning achievement in different world countries attributed to Brazil one of the worst positions. The educational programs should be efficient for all of the population, so that it is guaranteed that on completing the basic education, the student is able to read with efficiency. That is why, the discussion about the causes of educational failure and teaching methods are of a great social importance. Objective: Verify the efficiency of the Alfabetização Fônica Program for phonological awareness skills development in a computer based group training. Method: The study was conducted with 78 students of 1st grade of the Basic Municipal School from Itaim Paulista, south zone of the São Paulo city. Out of this total, 34 students were female, and 46 male, with the mean age of 7.23. The participants were divided in two groups, the experimental group, EG, that went through the program activities and the control group, CG. The study was divided in three phases: pre-test, intervention, post-test. In the first phase, the reading and writing abilities were assessed with the following tests: the Word Reading Competence Test (WRCT), the Sentence Reading Test (WSCT), the Picture-Print Writing Test (TTWT) and the Picture-Print Matching Test (PPMT). Three additional assessments were conducted by teacher with aim to evaluate the reading progress. In the second phase of the study, 22 intervention sessions were done with the EG. In the third phase, both groups were assessed again with the same tests. Results: ANCOVAS showed a significant difference between the groups for the mean score of the pre and post assessment. The results indicate a positive effect of a phonological awareness training a program on reading and writing skills of the public school students.reading, writing, intervention, phonological awarness.application/pdfNIKAEDO, Carolina Cunha. Intervenção coletiva com programa Alfabetização Fônica Computadorizada em escolares do ensino fundamental. 2007. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22521porUniversidade Presbiteriana Mackenzieleituraescritaintervençãoconsciência fonológicareadingwritinginterventionphonological awarnessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3754/Carolina%20Cunha%20Nikaedo.pdf.jpgIntervenção coletiva com programa Alfabetização Fônica Computadorizada em escolares do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECapovilla, Alessandra Gotuzo Seabrahttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703Teixeira, Maria Cristina Triguero Velozhttp://lattes.cnpq.br/1500695593391363BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALDivulgação não autorizada pelo autor.docxDivulgação não autorizada pelo autor.docxapplication/octet-stream13048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/805f6da4-d12f-431d-add1-fde7737a6af4/download70d732e629a870ddfcc4776084f8ed9dMD5-110899/225212022-03-14 09:56:11.286oai:dspace.mackenzie.br:10899/22521https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T09:56:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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