O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511 |
Resumo: | Este ensaio procura pensar a dialética do prazer negado e do prazer permitido, na constituição da subjetividade e da educação humanas. Para tal, este processo é analisado a partir de três dualismos: alienação/onilateralidade; liberdade/civilização e heteronomia/autonomia. O autor transita por conceitos filosóficos, psicanalistas e pedagógicos defendendo o argumento de que uma verdadeira liberdade e um verdadeiro prazer pressupõem o compromisso moral com a sociedade, na lógica de construir e manter a civilização. A partir desta tese, e/ou em todo o texto, o autor faz inferências para educação infantil. |
id |
UFG-9_a1e2e8c987fad07386bf95ec2aabb6db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10511 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Este ensaio procura pensar a dialética do prazer negado e do prazer permitido, na constituição da subjetividade e da educação humanas. Para tal, este processo é analisado a partir de três dualismos: alienação/onilateralidade; liberdade/civilização e heteronomia/autonomia. O autor transita por conceitos filosóficos, psicanalistas e pedagógicos defendendo o argumento de que uma verdadeira liberdade e um verdadeiro prazer pressupõem o compromisso moral com a sociedade, na lógica de construir e manter a civilização. A partir desta tese, e/ou em todo o texto, o autor faz inferências para educação infantil. Universidade Federal de Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1051110.5216/rpp.v1i1.10511Poíesis Pedagógica; v. 1 n. 1 (2003): Educação Infantil; 90-1042178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511/6985da Silva, Sérgio Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-09-10T20:02:40Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10511Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-09-10T20:02:40Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL da Silva, Sérgio Pereira |
title_short |
O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
da Silva, Sérgio Pereira |
author_facet |
da Silva, Sérgio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Sérgio Pereira |
description |
Este ensaio procura pensar a dialética do prazer negado e do prazer permitido, na constituição da subjetividade e da educação humanas. Para tal, este processo é analisado a partir de três dualismos: alienação/onilateralidade; liberdade/civilização e heteronomia/autonomia. O autor transita por conceitos filosóficos, psicanalistas e pedagógicos defendendo o argumento de que uma verdadeira liberdade e um verdadeiro prazer pressupõem o compromisso moral com a sociedade, na lógica de construir e manter a civilização. A partir desta tese, e/ou em todo o texto, o autor faz inferências para educação infantil. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511 10.5216/rpp.v1i1.10511 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v1i1.10511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511/6985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 1 n. 1 (2003): Educação Infantil; 90-104 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033374392320 |