O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Sérgio Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511
Resumo: Este ensaio procura pensar a dialética do prazer negado e do prazer permitido, na constituição da subjetividade e da educação humanas. Para tal, este processo é analisado a partir de três dualismos: alienação/onilateralidade; liberdade/civilização e heteronomia/autonomia. O autor transita por conceitos filosóficos, psicanalistas e pedagógicos defendendo o argumento de que uma verdadeira liberdade e um verdadeiro prazer pressupõem o compromisso moral com a sociedade, na lógica de construir e manter a civilização. A partir desta tese, e/ou em todo o texto, o autor faz inferências para educação infantil.
id UFG-9_a1e2e8c987fad07386bf95ec2aabb6db
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10511
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Este ensaio procura pensar a dialética do prazer negado e do prazer permitido, na constituição da subjetividade e da educação humanas. Para tal, este processo é analisado a partir de três dualismos: alienação/onilateralidade; liberdade/civilização e heteronomia/autonomia. O autor transita por conceitos filosóficos, psicanalistas e pedagógicos defendendo o argumento de que uma verdadeira liberdade e um verdadeiro prazer pressupõem o compromisso moral com a sociedade, na lógica de construir e manter a civilização. A partir desta tese, e/ou em todo o texto, o autor faz inferências para educação infantil. Universidade Federal de Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1051110.5216/rpp.v1i1.10511Poíesis Pedagógica; v. 1 n. 1 (2003): Educação Infantil; 90-1042178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511/6985da Silva, Sérgio Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-09-10T20:02:40Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10511Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-09-10T20:02:40Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
title O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
da Silva, Sérgio Pereira
title_short O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
author da Silva, Sérgio Pereira
author_facet da Silva, Sérgio Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Sérgio Pereira
description Este ensaio procura pensar a dialética do prazer negado e do prazer permitido, na constituição da subjetividade e da educação humanas. Para tal, este processo é analisado a partir de três dualismos: alienação/onilateralidade; liberdade/civilização e heteronomia/autonomia. O autor transita por conceitos filosóficos, psicanalistas e pedagógicos defendendo o argumento de que uma verdadeira liberdade e um verdadeiro prazer pressupõem o compromisso moral com a sociedade, na lógica de construir e manter a civilização. A partir desta tese, e/ou em todo o texto, o autor faz inferências para educação infantil.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511
10.5216/rpp.v1i1.10511
url https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v1i1.10511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10511/6985
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 1 n. 1 (2003): Educação Infantil; 90-104
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com
_version_ 1799875033374392320