TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
DOI: | 10.5216/rppoi.v18.65500 |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo foi analisar os motivos que levaram os professores de AEE, que atuam nas escolas dos municípios da região do Piemonte da Diamantina, a atuar na área. Os sujeitos do estudo foram trinta e seis professores que participaram de uma entrevista com roteiro semiestruturado. De forma resumida foi possível inferir que o interesse dos docentes em atuar na Educação Especial, especificamente no AEE podem ser aglutinados em cinco itens a saber: 1) Experiência anterior com aluno com deficiência em sala de aula comum; 2) Experiência anterior através de atuação em escolas especiais ou projetos sociais; 3) Interesse pela temática durante o período como aluno, seja na educação básica, graduação, especialização ou cursos de aperfeiçoamento; 4) Contato com parentes ou amigos que possuem alguma deficiência ou sendo o próprio professor uma pessoa com deficiência e 5) Docentes que aceitaram convite de gestores para atuar nessa nova experiência considerada desconhecida. |
id |
UFG-9_a29cf1196b5371bc0620fd0215df9ae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65500 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
spelling |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIAEducação EspecialAtendimento Educacional EspecializadoSala de Recursos MultifuncionaisO objetivo do presente artigo foi analisar os motivos que levaram os professores de AEE, que atuam nas escolas dos municípios da região do Piemonte da Diamantina, a atuar na área. Os sujeitos do estudo foram trinta e seis professores que participaram de uma entrevista com roteiro semiestruturado. De forma resumida foi possível inferir que o interesse dos docentes em atuar na Educação Especial, especificamente no AEE podem ser aglutinados em cinco itens a saber: 1) Experiência anterior com aluno com deficiência em sala de aula comum; 2) Experiência anterior através de atuação em escolas especiais ou projetos sociais; 3) Interesse pela temática durante o período como aluno, seja na educação básica, graduação, especialização ou cursos de aperfeiçoamento; 4) Contato com parentes ou amigos que possuem alguma deficiência ou sendo o próprio professor uma pessoa com deficiência e 5) Docentes que aceitaram convite de gestores para atuar nessa nova experiência considerada desconhecida.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/6550010.5216/rppoi.v18.65500Poíesis Pedagógica; v. 18 (2020): Poíesis Pedagógica; 175-1872178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500/36589Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Osni Oliveira Noberto daMIRANDA, Theresinha GuimarãesBORDAS, Miguel Angel Garcia2021-08-05T20:57:13ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA |
title |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA |
spellingShingle |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA SILVA, Osni Oliveira Noberto da Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Sala de Recursos Multifuncionais SILVA, Osni Oliveira Noberto da Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Sala de Recursos Multifuncionais |
title_short |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA |
title_full |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA |
title_fullStr |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA |
title_sort |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA |
author |
SILVA, Osni Oliveira Noberto da |
author_facet |
SILVA, Osni Oliveira Noberto da SILVA, Osni Oliveira Noberto da MIRANDA, Theresinha Guimarães BORDAS, Miguel Angel Garcia MIRANDA, Theresinha Guimarães BORDAS, Miguel Angel Garcia |
author_role |
author |
author2 |
MIRANDA, Theresinha Guimarães BORDAS, Miguel Angel Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Osni Oliveira Noberto da MIRANDA, Theresinha Guimarães BORDAS, Miguel Angel Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Sala de Recursos Multifuncionais |
topic |
Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Sala de Recursos Multifuncionais |
description |
O objetivo do presente artigo foi analisar os motivos que levaram os professores de AEE, que atuam nas escolas dos municípios da região do Piemonte da Diamantina, a atuar na área. Os sujeitos do estudo foram trinta e seis professores que participaram de uma entrevista com roteiro semiestruturado. De forma resumida foi possível inferir que o interesse dos docentes em atuar na Educação Especial, especificamente no AEE podem ser aglutinados em cinco itens a saber: 1) Experiência anterior com aluno com deficiência em sala de aula comum; 2) Experiência anterior através de atuação em escolas especiais ou projetos sociais; 3) Interesse pela temática durante o período como aluno, seja na educação básica, graduação, especialização ou cursos de aperfeiçoamento; 4) Contato com parentes ou amigos que possuem alguma deficiência ou sendo o próprio professor uma pessoa com deficiência e 5) Docentes que aceitaram convite de gestores para atuar nessa nova experiência considerada desconhecida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500 10.5216/rppoi.v18.65500 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500 |
identifier_str_mv |
10.5216/rppoi.v18.65500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500/36589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 18 (2020): Poíesis Pedagógica; 175-187 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822097594977878016 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rppoi.v18.65500 |