Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Robéria Vieira Barreto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira, Duarte, Josiane Marques, Sousa, Domitila Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11033
Resumo: O presente trabalho teve como foco apresentar o resultado de uma investigação realizada na sala de recursos multifuncional (SRM) em uma escola municipal de Fortaleza-CE. Tivemos como objetivos: objetivos analisar como acontece o AEE na escola municipal de Fortaleza Maria Das Dores, conhecer os recursos oferecidos para os alunos da educação especial na SRM e Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais dessa área. Nessa direção, fizemos uma revisão da literatura sobre a temática, analisando a legislação brasileira acerca da Educação Especial como: A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008, a Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009 que Institui Diretrizes Operacionais para o AEE na Educação Básica, modalidade Educação Especial; a Resolução Conselho Municipal de Educação de Fortaleza Nº 015/2017; a Resolução 10/2013 que estabelece normas para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva e para o AEE no Sistema Municipal de Educação de Fortaleza, bem como nos fundamentamos nas pesquisas de Gomes (2016), Mantoan (2003), Costa (2013), entre outros. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, análises documental e observação. Os resultados preliminares demonstraram que o AEE realizado na Sala de Recursos Multifuncionais acontece de forma complementar e suplementar para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Observamos que os recursos utilizados são os estabelecidos para salas de Tipo I, segundo o Manual de Orientação do programa de implantação das SRM’s e a professora do AEE, elencou que suas principais dificuldades são a resistência que os professores do ensino fundamental II apresentam em relação aos atendimentos e em trabalhar conjuntamente e a significativa diminuição na oferta de cursos de formação continuada. Dessa forma, concluímos que, apesar dos avanços ao longo da história ainda há um caminho considerável a se percorrer para que exista consonância entre a letra da lei e a  prática nas escolas públicas.   
id VERACRUZ-0_f82753afc419384cff499acae9b8cea1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11033
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal schoolSala de Recursos Multifuncionais. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.O presente trabalho teve como foco apresentar o resultado de uma investigação realizada na sala de recursos multifuncional (SRM) em uma escola municipal de Fortaleza-CE. Tivemos como objetivos: objetivos analisar como acontece o AEE na escola municipal de Fortaleza Maria Das Dores, conhecer os recursos oferecidos para os alunos da educação especial na SRM e Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais dessa área. Nessa direção, fizemos uma revisão da literatura sobre a temática, analisando a legislação brasileira acerca da Educação Especial como: A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008, a Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009 que Institui Diretrizes Operacionais para o AEE na Educação Básica, modalidade Educação Especial; a Resolução Conselho Municipal de Educação de Fortaleza Nº 015/2017; a Resolução 10/2013 que estabelece normas para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva e para o AEE no Sistema Municipal de Educação de Fortaleza, bem como nos fundamentamos nas pesquisas de Gomes (2016), Mantoan (2003), Costa (2013), entre outros. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, análises documental e observação. Os resultados preliminares demonstraram que o AEE realizado na Sala de Recursos Multifuncionais acontece de forma complementar e suplementar para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Observamos que os recursos utilizados são os estabelecidos para salas de Tipo I, segundo o Manual de Orientação do programa de implantação das SRM’s e a professora do AEE, elencou que suas principais dificuldades são a resistência que os professores do ensino fundamental II apresentam em relação aos atendimentos e em trabalhar conjuntamente e a significativa diminuição na oferta de cursos de formação continuada. Dessa forma, concluímos que, apesar dos avanços ao longo da história ainda há um caminho considerável a se percorrer para que exista consonância entre a letra da lei e a  prática nas escolas públicas.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1103310.34117/bjdv6n6-060Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33609-33623Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33609-33623Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33609-336232525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11033/9305Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Robéria Vieira BarretoCosta, Ademárcia Lopes de OliveiraDuarte, Josiane MarquesSousa, Domitila Brito2020-07-21T19:01:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11033Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:01.000137Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal school
title Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal school
spellingShingle Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal school
Gomes, Robéria Vieira Barreto
Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.
title_short Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal school
title_full Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal school
title_fullStr Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal school
title_full_unstemmed Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal school
title_sort Sala de recursos multifuncional: o atendimento educacional especializado na escola municipal de Fortaleza / Multifunctional resource room: specialized educational service at Fortaleza municipal school
author Gomes, Robéria Vieira Barreto
author_facet Gomes, Robéria Vieira Barreto
Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira
Duarte, Josiane Marques
Sousa, Domitila Brito
author_role author
author2 Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira
Duarte, Josiane Marques
Sousa, Domitila Brito
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Robéria Vieira Barreto
Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira
Duarte, Josiane Marques
Sousa, Domitila Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.
topic Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.
description O presente trabalho teve como foco apresentar o resultado de uma investigação realizada na sala de recursos multifuncional (SRM) em uma escola municipal de Fortaleza-CE. Tivemos como objetivos: objetivos analisar como acontece o AEE na escola municipal de Fortaleza Maria Das Dores, conhecer os recursos oferecidos para os alunos da educação especial na SRM e Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais dessa área. Nessa direção, fizemos uma revisão da literatura sobre a temática, analisando a legislação brasileira acerca da Educação Especial como: A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008, a Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009 que Institui Diretrizes Operacionais para o AEE na Educação Básica, modalidade Educação Especial; a Resolução Conselho Municipal de Educação de Fortaleza Nº 015/2017; a Resolução 10/2013 que estabelece normas para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva e para o AEE no Sistema Municipal de Educação de Fortaleza, bem como nos fundamentamos nas pesquisas de Gomes (2016), Mantoan (2003), Costa (2013), entre outros. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, análises documental e observação. Os resultados preliminares demonstraram que o AEE realizado na Sala de Recursos Multifuncionais acontece de forma complementar e suplementar para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Observamos que os recursos utilizados são os estabelecidos para salas de Tipo I, segundo o Manual de Orientação do programa de implantação das SRM’s e a professora do AEE, elencou que suas principais dificuldades são a resistência que os professores do ensino fundamental II apresentam em relação aos atendimentos e em trabalhar conjuntamente e a significativa diminuição na oferta de cursos de formação continuada. Dessa forma, concluímos que, apesar dos avanços ao longo da história ainda há um caminho considerável a se percorrer para que exista consonância entre a letra da lei e a  prática nas escolas públicas.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11033
10.34117/bjdv6n6-060
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11033
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11033/9305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33609-33623
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33609-33623
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33609-33623
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645455305736192