A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, JERLANE SANTOS
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/60654
Resumo: RESUMO Este texto tem como objetivo propor reflexões sobre a Educação do corpo a partir da Educação Física enquanto componente curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tal, foi realizada uma análise a partir das propostas das práticas corporais e de elementos presentes nesse documento que, evidentemente, têm implicação na conjuntura de um determinado tipo de sujeito e, consequentemente, nos modos de educação do corpo. Considera-se que a BNCC é um elemento fundamental para construção curricular que, no entanto, precisa ser problematizada tendo em vista suas múltiplas formas de entendimento, reconhecendo os interesses diversos que estão envoltos nessa política educacional enquanto mecanismo de relações de poder-saber. Para esta investigação, a metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfico-documental, com intuito de problematizar elementos presentes na última versão do documento da BNCC (2017) que refletem a necessidade de uma interpretação a partir do poder disciplinar presente na área da Educação Física. Tal análise foi fundamentada nos estudos críticos e pós-críticos a partir da ótica dos currículos culturais da Educação Física escolar, como preconizado por Marcos Neira (2018), além de contar com reflexões a partir das contribuições de Michel Foucault (1999), considerando sua teorização acerca das relações de disciplina e normatização que regulamentam o poder sobre a educação do corpo. Conclui-se que não é possível desprender-se das relações de poder que estão envolvidas no contexto escolar, mas se faz necessário refletir e reconhecer as necessidades da sociedade atual, que é marcada pelo multiculturalismo, sendo esse um passo primordial para motivar uma construção curricular que resista às incoerências na área da Educação Física previstas na BNCC e que potencialize suas coerências.   Palavras-chave: Educação do Corpo. Currículo Cultural. Normatização. Educação Física.
id UFG-9_a94bdf46a5d8c6b97bb8e2b640959d5b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/60654
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPORESUMO Este texto tem como objetivo propor reflexões sobre a Educação do corpo a partir da Educação Física enquanto componente curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tal, foi realizada uma análise a partir das propostas das práticas corporais e de elementos presentes nesse documento que, evidentemente, têm implicação na conjuntura de um determinado tipo de sujeito e, consequentemente, nos modos de educação do corpo. Considera-se que a BNCC é um elemento fundamental para construção curricular que, no entanto, precisa ser problematizada tendo em vista suas múltiplas formas de entendimento, reconhecendo os interesses diversos que estão envoltos nessa política educacional enquanto mecanismo de relações de poder-saber. Para esta investigação, a metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfico-documental, com intuito de problematizar elementos presentes na última versão do documento da BNCC (2017) que refletem a necessidade de uma interpretação a partir do poder disciplinar presente na área da Educação Física. Tal análise foi fundamentada nos estudos críticos e pós-críticos a partir da ótica dos currículos culturais da Educação Física escolar, como preconizado por Marcos Neira (2018), além de contar com reflexões a partir das contribuições de Michel Foucault (1999), considerando sua teorização acerca das relações de disciplina e normatização que regulamentam o poder sobre a educação do corpo. Conclui-se que não é possível desprender-se das relações de poder que estão envolvidas no contexto escolar, mas se faz necessário refletir e reconhecer as necessidades da sociedade atual, que é marcada pelo multiculturalismo, sendo esse um passo primordial para motivar uma construção curricular que resista às incoerências na área da Educação Física previstas na BNCC e que potencialize suas coerências.   Palavras-chave: Educação do Corpo. Currículo Cultural. Normatização. Educação Física.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/6065410.5216/rppoi.v17i1.60654Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 164-1772178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/60654/35091Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessABREU, JERLANE SANTOS2020-07-24T13:54:10ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPO
title A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPO
spellingShingle A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPO
ABREU, JERLANE SANTOS
title_short A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPO
title_full A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPO
title_fullStr A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPO
title_full_unstemmed A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPO
title_sort A A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO DO CORPO
author ABREU, JERLANE SANTOS
author_facet ABREU, JERLANE SANTOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, JERLANE SANTOS
description RESUMO Este texto tem como objetivo propor reflexões sobre a Educação do corpo a partir da Educação Física enquanto componente curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tal, foi realizada uma análise a partir das propostas das práticas corporais e de elementos presentes nesse documento que, evidentemente, têm implicação na conjuntura de um determinado tipo de sujeito e, consequentemente, nos modos de educação do corpo. Considera-se que a BNCC é um elemento fundamental para construção curricular que, no entanto, precisa ser problematizada tendo em vista suas múltiplas formas de entendimento, reconhecendo os interesses diversos que estão envoltos nessa política educacional enquanto mecanismo de relações de poder-saber. Para esta investigação, a metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfico-documental, com intuito de problematizar elementos presentes na última versão do documento da BNCC (2017) que refletem a necessidade de uma interpretação a partir do poder disciplinar presente na área da Educação Física. Tal análise foi fundamentada nos estudos críticos e pós-críticos a partir da ótica dos currículos culturais da Educação Física escolar, como preconizado por Marcos Neira (2018), além de contar com reflexões a partir das contribuições de Michel Foucault (1999), considerando sua teorização acerca das relações de disciplina e normatização que regulamentam o poder sobre a educação do corpo. Conclui-se que não é possível desprender-se das relações de poder que estão envolvidas no contexto escolar, mas se faz necessário refletir e reconhecer as necessidades da sociedade atual, que é marcada pelo multiculturalismo, sendo esse um passo primordial para motivar uma construção curricular que resista às incoerências na área da Educação Física previstas na BNCC e que potencialize suas coerências.   Palavras-chave: Educação do Corpo. Currículo Cultural. Normatização. Educação Física.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/60654
10.5216/rppoi.v17i1.60654
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/60654
identifier_str_mv 10.5216/rppoi.v17i1.60654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/60654/35091
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 164-177
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329893289984