A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tempesta, Maria Cristina S.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15674
Resumo: Os vários modos como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, que atuam no trabalho de alfabetização, fazem referência aos conhecimentos teóricos e práticos relativos à alfabetização aos quais têm sido sistematicamente expostos, na formação continuada da qual têm participado ao longo de suas experiências docentes, têm sido foco de minhas análises. Para tanto tomo os dizeres dos professores baseando-me na perspectiva dos estudos da linguagem e tomando como referência a teoria enunciativa de Bakhtin (1992b). Também faço uso dos estudos de Vygotsky (1989) no que tange à relação pensamento e linguagem. Tomando como base, portanto, a dinâmica interlocutiva vivida por esses profissionais, creio que este foco de análise ajuda a compreender uma das facetas constitutivas do processo de apropriação de conhecimento dos professores revelada nos dizeres sobre seu trabalho de alfabetização. Tal processo é permeado por disputas, por aproximações e por resistências em relação à divulgação das teorias sobre o ensino da leitura e da escrita.
id UFG-9_b73859f9a955f379938969603f3e9581
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/15674
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAISOs vários modos como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, que atuam no trabalho de alfabetização, fazem referência aos conhecimentos teóricos e práticos relativos à alfabetização aos quais têm sido sistematicamente expostos, na formação continuada da qual têm participado ao longo de suas experiências docentes, têm sido foco de minhas análises. Para tanto tomo os dizeres dos professores baseando-me na perspectiva dos estudos da linguagem e tomando como referência a teoria enunciativa de Bakhtin (1992b). Também faço uso dos estudos de Vygotsky (1989) no que tange à relação pensamento e linguagem. Tomando como base, portanto, a dinâmica interlocutiva vivida por esses profissionais, creio que este foco de análise ajuda a compreender uma das facetas constitutivas do processo de apropriação de conhecimento dos professores revelada nos dizeres sobre seu trabalho de alfabetização. Tal processo é permeado por disputas, por aproximações e por resistências em relação à divulgação das teorias sobre o ensino da leitura e da escrita.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2011-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/ipeghttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1567410.5216/rpp.v9i1.15674Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 124-1422178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15674/9599Tempesta, Maria Cristina S.info:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-17T09:20:42ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS
title A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS
spellingShingle A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS
Tempesta, Maria Cristina S.
title_short A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS
title_full A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS
title_fullStr A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS
title_full_unstemmed A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS
title_sort A REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS
author Tempesta, Maria Cristina S.
author_facet Tempesta, Maria Cristina S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tempesta, Maria Cristina S.
description Os vários modos como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, que atuam no trabalho de alfabetização, fazem referência aos conhecimentos teóricos e práticos relativos à alfabetização aos quais têm sido sistematicamente expostos, na formação continuada da qual têm participado ao longo de suas experiências docentes, têm sido foco de minhas análises. Para tanto tomo os dizeres dos professores baseando-me na perspectiva dos estudos da linguagem e tomando como referência a teoria enunciativa de Bakhtin (1992b). Também faço uso dos estudos de Vygotsky (1989) no que tange à relação pensamento e linguagem. Tomando como base, portanto, a dinâmica interlocutiva vivida por esses profissionais, creio que este foco de análise ajuda a compreender uma das facetas constitutivas do processo de apropriação de conhecimento dos professores revelada nos dizeres sobre seu trabalho de alfabetização. Tal processo é permeado por disputas, por aproximações e por resistências em relação à divulgação das teorias sobre o ensino da leitura e da escrita.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15674
10.5216/rpp.v9i1.15674
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15674
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v9i1.15674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15674/9599
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/ipeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 124-142
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328873025536