NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45109 |
Resumo: | A escola, a docência e a formação são partes constituintes do universo profissional dos professores. Esses elementos são dotados de múltiplos sentidos, os quais não são produzidos apenas na formação inicial ou na prática profissional, mas desde a infância, quando do início da escolarização na condição de aluno. Incessantemente, atribui-se sentido às experiências ou àquilo que se passou (BONDÍA, 2002). Esses sentidos, muitas vezes, são utilizados para guiar a tomada de decisão dos professores iniciantes e, quiçá, dos experientes, porque são estabelecidos enquanto esteio para estratégias, crenças e posturas em sala de aula. Quando não revisitados à luz da Pedagogia, que é a ciência da educação, e compreendidos em uma dimensão profissional, os sentidos podem dificultar a adoção de uma base de conhecimentos profissional, quando, na verdade, deveriam ser pós-reflexão, mobilizados, adaptados ou substituídos. Considerando essa relação sentidos-saberes-práticas, tem-se desenvolvido atividades baseadas no uso de narrativas autobiográficas com as alunas do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. O intuito é de que essas futuras professoras revisitem episódios significativos que evidenciam o modo como pensam a escola, a docência e a formação, e assim atribuam novos sentidos a esses ecos memorialísticos. Percebe-se que essa ação abre novos caminhos para auxiliar na formação de professores mais hábeis na composição da docência como ofício, que atuam em sintonia com a própria subjetividade e também com ado outro, enriquecendo um referencial concreto no campo da educação. Neste artigo, socializa-se esta empreitada no sentido do registro e da busca do diálogo. |
id |
UFG-9_b83ea4c29c60fdf7dd7446024718c6b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45109 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃOA escola, a docência e a formação são partes constituintes do universo profissional dos professores. Esses elementos são dotados de múltiplos sentidos, os quais não são produzidos apenas na formação inicial ou na prática profissional, mas desde a infância, quando do início da escolarização na condição de aluno. Incessantemente, atribui-se sentido às experiências ou àquilo que se passou (BONDÍA, 2002). Esses sentidos, muitas vezes, são utilizados para guiar a tomada de decisão dos professores iniciantes e, quiçá, dos experientes, porque são estabelecidos enquanto esteio para estratégias, crenças e posturas em sala de aula. Quando não revisitados à luz da Pedagogia, que é a ciência da educação, e compreendidos em uma dimensão profissional, os sentidos podem dificultar a adoção de uma base de conhecimentos profissional, quando, na verdade, deveriam ser pós-reflexão, mobilizados, adaptados ou substituídos. Considerando essa relação sentidos-saberes-práticas, tem-se desenvolvido atividades baseadas no uso de narrativas autobiográficas com as alunas do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. O intuito é de que essas futuras professoras revisitem episódios significativos que evidenciam o modo como pensam a escola, a docência e a formação, e assim atribuam novos sentidos a esses ecos memorialísticos. Percebe-se que essa ação abre novos caminhos para auxiliar na formação de professores mais hábeis na composição da docência como ofício, que atuam em sintonia com a própria subjetividade e também com ado outro, enriquecendo um referencial concreto no campo da educação. Neste artigo, socializa-se esta empreitada no sentido do registro e da busca do diálogo.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/4510910.5216/rpp.v14i1.45109Poíesis Pedagógica; v. 14 n. 1 (2016): POÍESIS PEDAGÓGICA; 116-1302178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45109/22347Copyright (c) 2017 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Juliana Pereira2018-07-10T00:50:40ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO |
title |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO |
spellingShingle |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO de Araújo, Juliana Pereira |
title_short |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO |
title_full |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO |
title_fullStr |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO |
title_sort |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E OS SENTIDOS SOBRE ESCOLA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO |
author |
de Araújo, Juliana Pereira |
author_facet |
de Araújo, Juliana Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo, Juliana Pereira |
description |
A escola, a docência e a formação são partes constituintes do universo profissional dos professores. Esses elementos são dotados de múltiplos sentidos, os quais não são produzidos apenas na formação inicial ou na prática profissional, mas desde a infância, quando do início da escolarização na condição de aluno. Incessantemente, atribui-se sentido às experiências ou àquilo que se passou (BONDÍA, 2002). Esses sentidos, muitas vezes, são utilizados para guiar a tomada de decisão dos professores iniciantes e, quiçá, dos experientes, porque são estabelecidos enquanto esteio para estratégias, crenças e posturas em sala de aula. Quando não revisitados à luz da Pedagogia, que é a ciência da educação, e compreendidos em uma dimensão profissional, os sentidos podem dificultar a adoção de uma base de conhecimentos profissional, quando, na verdade, deveriam ser pós-reflexão, mobilizados, adaptados ou substituídos. Considerando essa relação sentidos-saberes-práticas, tem-se desenvolvido atividades baseadas no uso de narrativas autobiográficas com as alunas do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. O intuito é de que essas futuras professoras revisitem episódios significativos que evidenciam o modo como pensam a escola, a docência e a formação, e assim atribuam novos sentidos a esses ecos memorialísticos. Percebe-se que essa ação abre novos caminhos para auxiliar na formação de professores mais hábeis na composição da docência como ofício, que atuam em sintonia com a própria subjetividade e também com ado outro, enriquecendo um referencial concreto no campo da educação. Neste artigo, socializa-se esta empreitada no sentido do registro e da busca do diálogo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AVALIADO PELOS PARES |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45109 10.5216/rpp.v14i1.45109 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45109 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v14i1.45109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45109/22347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 14 n. 1 (2016): POÍESIS PEDAGÓGICA; 116-130 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329811501056 |