CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Eliza Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cunha, Sabrina Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303
Resumo: Estabelecemos como objetivo geral neste trabalho, analisar as concepções de ensino e aprendizagem que os professores da Educação Infantil utilizam em suas práticas pedagógicas e os recursos que estes adotam para trabalhar os conhecimentos com as crianças. Ao iniciarmos a pesquisa partimos da hipótese de que as atividades de ensino dos professores estavam apoiadas em alguns princípios do paradigma psicogenético, base teórica do movimento pedagógico construtivista. Entretanto, através das observações e análises realizadas, nossa hipótese não se consolidou, pois as práticas das professoras bem como suas concepções de aprendizagem diferenciam-se da perspectiva construtivista anunciada. O que se pode concluir é que essas professoras entendem o seu papel e o papel da escola, mais especificamente os processos de ensino, como aquilo que promove de fato o desenvolvimento intelectual das crianças de modo efetivo.
id UFG-9_bca11fae0dd755832bea390dc32be42f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17303
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃOEstabelecemos como objetivo geral neste trabalho, analisar as concepções de ensino e aprendizagem que os professores da Educação Infantil utilizam em suas práticas pedagógicas e os recursos que estes adotam para trabalhar os conhecimentos com as crianças. Ao iniciarmos a pesquisa partimos da hipótese de que as atividades de ensino dos professores estavam apoiadas em alguns princípios do paradigma psicogenético, base teórica do movimento pedagógico construtivista. Entretanto, através das observações e análises realizadas, nossa hipótese não se consolidou, pois as práticas das professoras bem como suas concepções de aprendizagem diferenciam-se da perspectiva construtivista anunciada. O que se pode concluir é que essas professoras entendem o seu papel e o papel da escola, mais especificamente os processos de ensino, como aquilo que promove de fato o desenvolvimento intelectual das crianças de modo efetivo.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1730310.5216/rpp.v9i2.17303Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 78-1012178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303/10390Barbosa, Eliza MariaCunha, Sabrina Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T16:03:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
spellingShingle CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Barbosa, Eliza Maria
title_short CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title_full CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title_fullStr CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title_sort CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
author Barbosa, Eliza Maria
author_facet Barbosa, Eliza Maria
Cunha, Sabrina Vieira da
author_role author
author2 Cunha, Sabrina Vieira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Eliza Maria
Cunha, Sabrina Vieira da
description Estabelecemos como objetivo geral neste trabalho, analisar as concepções de ensino e aprendizagem que os professores da Educação Infantil utilizam em suas práticas pedagógicas e os recursos que estes adotam para trabalhar os conhecimentos com as crianças. Ao iniciarmos a pesquisa partimos da hipótese de que as atividades de ensino dos professores estavam apoiadas em alguns princípios do paradigma psicogenético, base teórica do movimento pedagógico construtivista. Entretanto, através das observações e análises realizadas, nossa hipótese não se consolidou, pois as práticas das professoras bem como suas concepções de aprendizagem diferenciam-se da perspectiva construtivista anunciada. O que se pode concluir é que essas professoras entendem o seu papel e o papel da escola, mais especificamente os processos de ensino, como aquilo que promove de fato o desenvolvimento intelectual das crianças de modo efetivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303
10.5216/rpp.v9i2.17303
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v9i2.17303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303/10390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 78-101
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329299795968