CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303 |
Resumo: | Estabelecemos como objetivo geral neste trabalho, analisar as concepções de ensino e aprendizagem que os professores da Educação Infantil utilizam em suas práticas pedagógicas e os recursos que estes adotam para trabalhar os conhecimentos com as crianças. Ao iniciarmos a pesquisa partimos da hipótese de que as atividades de ensino dos professores estavam apoiadas em alguns princípios do paradigma psicogenético, base teórica do movimento pedagógico construtivista. Entretanto, através das observações e análises realizadas, nossa hipótese não se consolidou, pois as práticas das professoras bem como suas concepções de aprendizagem diferenciam-se da perspectiva construtivista anunciada. O que se pode concluir é que essas professoras entendem o seu papel e o papel da escola, mais especificamente os processos de ensino, como aquilo que promove de fato o desenvolvimento intelectual das crianças de modo efetivo. |
id |
UFG-9_bca11fae0dd755832bea390dc32be42f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17303 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃOEstabelecemos como objetivo geral neste trabalho, analisar as concepções de ensino e aprendizagem que os professores da Educação Infantil utilizam em suas práticas pedagógicas e os recursos que estes adotam para trabalhar os conhecimentos com as crianças. Ao iniciarmos a pesquisa partimos da hipótese de que as atividades de ensino dos professores estavam apoiadas em alguns princípios do paradigma psicogenético, base teórica do movimento pedagógico construtivista. Entretanto, através das observações e análises realizadas, nossa hipótese não se consolidou, pois as práticas das professoras bem como suas concepções de aprendizagem diferenciam-se da perspectiva construtivista anunciada. O que se pode concluir é que essas professoras entendem o seu papel e o papel da escola, mais especificamente os processos de ensino, como aquilo que promove de fato o desenvolvimento intelectual das crianças de modo efetivo.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1730310.5216/rpp.v9i2.17303Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 78-1012178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303/10390Barbosa, Eliza MariaCunha, Sabrina Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T16:03:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO Barbosa, Eliza Maria |
title_short |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title_full |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title_sort |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
author |
Barbosa, Eliza Maria |
author_facet |
Barbosa, Eliza Maria Cunha, Sabrina Vieira da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Sabrina Vieira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Eliza Maria Cunha, Sabrina Vieira da |
description |
Estabelecemos como objetivo geral neste trabalho, analisar as concepções de ensino e aprendizagem que os professores da Educação Infantil utilizam em suas práticas pedagógicas e os recursos que estes adotam para trabalhar os conhecimentos com as crianças. Ao iniciarmos a pesquisa partimos da hipótese de que as atividades de ensino dos professores estavam apoiadas em alguns princípios do paradigma psicogenético, base teórica do movimento pedagógico construtivista. Entretanto, através das observações e análises realizadas, nossa hipótese não se consolidou, pois as práticas das professoras bem como suas concepções de aprendizagem diferenciam-se da perspectiva construtivista anunciada. O que se pode concluir é que essas professoras entendem o seu papel e o papel da escola, mais especificamente os processos de ensino, como aquilo que promove de fato o desenvolvimento intelectual das crianças de modo efetivo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303 10.5216/rpp.v9i2.17303 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v9i2.17303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17303/10390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 78-101 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329299795968 |