Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sabrina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/17303
http://hdl.handle.net/11449/125172
Resumo: The general objective of this work is to analyze the conceptions of teaching and learning of kindergarten teachers use in their teaching practices and resources they adopt to work the subjects with the children. As a starting point for the research we considered the assumption that the teaching activities of teachers were supported by some principles of the psychogenetic paradigm, the theoretical basis of the constructivist pedagogical movement. However, by means of the observations and analysis carried out, our hypothesis was not consolidated because the practices of teachers and their conceptions of learning differ from the constructivist perspective announced. What can be concluded is that these teachers understand their role and the role of the school, more specifically the processes of teaching, as something that actually promotes the intellectual development of children effectively.
id UNSP_67fbf9d0f659396acd028d5a510b8bc2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125172
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educaçãoConceptions and teaching practices in early childhood education: psychology and educationEarly childhood educationEducational practicesPsychologyEducação InfantilPráticas educativasPsicologiaThe general objective of this work is to analyze the conceptions of teaching and learning of kindergarten teachers use in their teaching practices and resources they adopt to work the subjects with the children. As a starting point for the research we considered the assumption that the teaching activities of teachers were supported by some principles of the psychogenetic paradigm, the theoretical basis of the constructivist pedagogical movement. However, by means of the observations and analysis carried out, our hypothesis was not consolidated because the practices of teachers and their conceptions of learning differ from the constructivist perspective announced. What can be concluded is that these teachers understand their role and the role of the school, more specifically the processes of teaching, as something that actually promotes the intellectual development of children effectively.Estabelecemos como objetivo geral neste trabalho, analisar as concepções de ensino e aprendizagem que os professores da Educação Infantil utilizam em suas práticas pedagógicas e os recursos que estes adotam para trabalhar os conhecimentos com as crianças. Ao iniciarmos a pesquisa partimos da hipótese de que as atividades de ensino dos professores estavam apoiadas em alguns princípios do paradigma psicogenético, base teórica do movimento pedagógico construtivista. Entretanto, através das observações e análises realizadas, nossa hipótese não se consolidou, pois as práticas das professoras bem como suas concepções de aprendizagem diferenciam-se da perspectiva construtivista anunciada. O que se pode concluir é que essas professoras entendem o seu papel e o papel da escola, mais especificamente os processos de ensino, como aquilo que promove de fato o desenvolvimento intelectual das crianças de modo efetivo.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara - Jaú Km 1, Bairro dos Machados, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Goiás (UFG)Vieira, SabrinaBarbosa, Eliza Maria [UNESP]2015-07-15T18:28:34Z2015-07-15T18:28:34Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article78-101application/pdfhttp://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/17303Poiésis, v. 9, n. 2, p. 78-101, 2011.1679-2319http://hdl.handle.net/11449/125172ISSN1679-2319-2011-09-02-78-101.pdf99229074365275990000-0002-9452-6008Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPoiésisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:22:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125172Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:00:54.091878Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educação
Conceptions and teaching practices in early childhood education: psychology and education
title Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educação
spellingShingle Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educação
Vieira, Sabrina
Early childhood education
Educational practices
Psychology
Educação Infantil
Práticas educativas
Psicologia
title_short Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educação
title_full Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educação
title_fullStr Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educação
title_full_unstemmed Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educação
title_sort Concepções e práticas de ensino na educação infantil: psicologia e educação
author Vieira, Sabrina
author_facet Vieira, Sabrina
Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
author_role author
author2 Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sabrina
Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Early childhood education
Educational practices
Psychology
Educação Infantil
Práticas educativas
Psicologia
topic Early childhood education
Educational practices
Psychology
Educação Infantil
Práticas educativas
Psicologia
description The general objective of this work is to analyze the conceptions of teaching and learning of kindergarten teachers use in their teaching practices and resources they adopt to work the subjects with the children. As a starting point for the research we considered the assumption that the teaching activities of teachers were supported by some principles of the psychogenetic paradigm, the theoretical basis of the constructivist pedagogical movement. However, by means of the observations and analysis carried out, our hypothesis was not consolidated because the practices of teachers and their conceptions of learning differ from the constructivist perspective announced. What can be concluded is that these teachers understand their role and the role of the school, more specifically the processes of teaching, as something that actually promotes the intellectual development of children effectively.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-07-15T18:28:34Z
2015-07-15T18:28:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/17303
Poiésis, v. 9, n. 2, p. 78-101, 2011.
1679-2319
http://hdl.handle.net/11449/125172
ISSN1679-2319-2011-09-02-78-101.pdf
9922907436527599
0000-0002-9452-6008
url http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/17303
http://hdl.handle.net/11449/125172
identifier_str_mv Poiésis, v. 9, n. 2, p. 78-101, 2011.
1679-2319
ISSN1679-2319-2011-09-02-78-101.pdf
9922907436527599
0000-0002-9452-6008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Poiésis
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78-101
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129384014413824