MENINOS, BONECOS E MASCULINIDADE: CONSTRUÇÃO DE GÊNERO E BRINCADEIRAS SIMBÓLICAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19996 |
Resumo: | Este artigo descreve uma experiência pedagógica desenvolvida com crianças. O foco do estudo é problematizar os bonecos, que historicamente fazem parte das brincadeiras infantis e representam os ideais de infância da sociedade. Apresentou-se às crianças uma coleção de bonecos “diferentes”: negros, idosos, fortes, obesos, entre outros, que foram incluídos nas suas brincadeiras. Buscou-se, com esses materiais, compreender como as crianças operam com os conceitos de masculinidade e diversidade. Para a feitura da revisão teórica, inspirou-se em autores pós-estruturalistas e nos Estudos Culturais, tratando as bonecas como artefatos culturais. Descreve-se as práticas discursivas que emergiram de conversas, atitudes e interações nas brincadeiras, para entender como as crianças lidam com tais conceitos. O estudo aponta que a possibilidade de brincar com bonecos diferentes, que representam a diversidade, favorece atitudes mais inclusivas e a aceitação das diferenças. |
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