DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675 |
Resumo: | Os arquivos escolares e seus documentos têm alcançado importância e visibilidade na pesquisa sobre a história das instituições educativas. O presente artigo tem como objetivo discutir as possibilidades e os limites que os documentos do arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto, oferecem para a escrita da história desta instituição feminina católica, no período de 1918 a 1961. O recorte temporal corresponde a momentos significativos da história do Colégio, da História da Educação e da Política Educacional Brasileira. Este trabalho orienta-se na perspectiva de análise da Nova História Cultural que, como vertente interpretativa, vem marcando a produção historiográfica educacional contemporânea. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa documental, uma vez que, na investigação empreendida no arquivo do colégio, foi possível localizar uma documentação importante para o estudo da história desta instituição e de sua cultura escolar. Apesar de a documentação desse arquivo fornecer elementos importantes para esta pesquisa, ela apresenta limites para a organização e construção dessa história institucional. |
id |
UFG-9_c803e4c1d41a37b72dc6e965adb092b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33675 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)Os arquivos escolares e seus documentos têm alcançado importância e visibilidade na pesquisa sobre a história das instituições educativas. O presente artigo tem como objetivo discutir as possibilidades e os limites que os documentos do arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto, oferecem para a escrita da história desta instituição feminina católica, no período de 1918 a 1961. O recorte temporal corresponde a momentos significativos da história do Colégio, da História da Educação e da Política Educacional Brasileira. Este trabalho orienta-se na perspectiva de análise da Nova História Cultural que, como vertente interpretativa, vem marcando a produção historiográfica educacional contemporânea. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa documental, uma vez que, na investigação empreendida no arquivo do colégio, foi possível localizar uma documentação importante para o estudo da história desta instituição e de sua cultura escolar. Apesar de a documentação desse arquivo fornecer elementos importantes para esta pesquisa, ela apresenta limites para a organização e construção dessa história institucional.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3367510.5216/rpp.v12i2.33675Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica; 171-1912178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675/17813Furtado, Alessandra Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T13:51:57ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961) |
title |
DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961) |
spellingShingle |
DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961) Furtado, Alessandra Cristina |
title_short |
DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961) |
title_full |
DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961) |
title_fullStr |
DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961) |
title_full_unstemmed |
DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961) |
title_sort |
DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961) |
author |
Furtado, Alessandra Cristina |
author_facet |
Furtado, Alessandra Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Alessandra Cristina |
description |
Os arquivos escolares e seus documentos têm alcançado importância e visibilidade na pesquisa sobre a história das instituições educativas. O presente artigo tem como objetivo discutir as possibilidades e os limites que os documentos do arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto, oferecem para a escrita da história desta instituição feminina católica, no período de 1918 a 1961. O recorte temporal corresponde a momentos significativos da história do Colégio, da História da Educação e da Política Educacional Brasileira. Este trabalho orienta-se na perspectiva de análise da Nova História Cultural que, como vertente interpretativa, vem marcando a produção historiográfica educacional contemporânea. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa documental, uma vez que, na investigação empreendida no arquivo do colégio, foi possível localizar uma documentação importante para o estudo da história desta instituição e de sua cultura escolar. Apesar de a documentação desse arquivo fornecer elementos importantes para esta pesquisa, ela apresenta limites para a organização e construção dessa história institucional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AVALIADO PELOS PARES |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675 10.5216/rpp.v12i2.33675 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v12i2.33675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675/17813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica; 171-191 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329746489344 |