DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Alessandra Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675
Resumo: Os arquivos escolares e seus documentos têm alcançado importância e visibilidade na pesquisa sobre a história das instituições educativas. O presente artigo tem como objetivo discutir as possibilidades e os limites que os documentos do arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto, oferecem para a escrita da história desta instituição feminina católica, no período de 1918 a 1961. O recorte temporal corresponde a momentos significativos da história do Colégio, da História da Educação e da Política Educacional Brasileira. Este trabalho orienta-se na perspectiva de análise da Nova História Cultural que, como vertente interpretativa, vem marcando a produção historiográfica educacional contemporânea. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa documental, uma vez que, na investigação empreendida no arquivo do colégio, foi possível localizar uma documentação importante para o estudo da história desta instituição e de sua cultura escolar. Apesar de a documentação desse arquivo fornecer elementos importantes para esta pesquisa, ela apresenta limites para a organização e construção dessa história institucional.
id UFG-9_c803e4c1d41a37b72dc6e965adb092b2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33675
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)Os arquivos escolares e seus documentos têm alcançado importância e visibilidade na pesquisa sobre a história das instituições educativas. O presente artigo tem como objetivo discutir as possibilidades e os limites que os documentos do arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto, oferecem para a escrita da história desta instituição feminina católica, no período de 1918 a 1961. O recorte temporal corresponde a momentos significativos da história do Colégio, da História da Educação e da Política Educacional Brasileira. Este trabalho orienta-se na perspectiva de análise da Nova História Cultural que, como vertente interpretativa, vem marcando a produção historiográfica educacional contemporânea. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa documental, uma vez que, na investigação empreendida no arquivo do colégio, foi possível localizar uma documentação importante para o estudo da história desta instituição e de sua cultura escolar. Apesar de a documentação desse arquivo fornecer elementos importantes para esta pesquisa, ela apresenta limites para a organização e construção dessa história institucional.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3367510.5216/rpp.v12i2.33675Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica; 171-1912178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675/17813Furtado, Alessandra Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T13:51:57ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
title DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
spellingShingle DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
Furtado, Alessandra Cristina
title_short DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
title_full DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
title_fullStr DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
title_full_unstemmed DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
title_sort DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
author Furtado, Alessandra Cristina
author_facet Furtado, Alessandra Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Alessandra Cristina
description Os arquivos escolares e seus documentos têm alcançado importância e visibilidade na pesquisa sobre a história das instituições educativas. O presente artigo tem como objetivo discutir as possibilidades e os limites que os documentos do arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto, oferecem para a escrita da história desta instituição feminina católica, no período de 1918 a 1961. O recorte temporal corresponde a momentos significativos da história do Colégio, da História da Educação e da Política Educacional Brasileira. Este trabalho orienta-se na perspectiva de análise da Nova História Cultural que, como vertente interpretativa, vem marcando a produção historiográfica educacional contemporânea. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa documental, uma vez que, na investigação empreendida no arquivo do colégio, foi possível localizar uma documentação importante para o estudo da história desta instituição e de sua cultura escolar. Apesar de a documentação desse arquivo fornecer elementos importantes para esta pesquisa, ela apresenta limites para a organização e construção dessa história institucional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AVALIADO PELOS PARES
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675
10.5216/rpp.v12i2.33675
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v12i2.33675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33675/17813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica; 171-191
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329746489344