EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Stella Sanches de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/30797
Resumo: Final da década de 1930, uma escola de ensino secundário em Corumbá, sul de Mato Grosso, o Ginásio Imaculada Conceição conforma-se em objeto desse estudo. Instituição católica salesiana, fundada em 1904, para a educação de meninas. Com o intuito de analisar as particularidades do currículo ginasial confessional, o perfil de aluna que a escola aspirava formar, o modelo de corpo docente exigido em seu interior e as atribuições desses sujeitos na organização do tempo escolar proposto no curso ginasial, busca-se responder à questão: em que as normas e organização escolar corroboraram o perfil dos sujeitos: alunas e professores? No caminho para esboçar respostas, percebe-se a importância de acessar as finalidades, as normas e o conjunto de práticas de uma instituição escolar e observá-la não apenas com a função de produção de conhecimentos e aprendizagens em torno de regras, mas tomá-la como lócus de inculcação de hábitos, comportamentos e atitudes. Foram utilizadas como fontes da pesquisa dois documentos localizados no acervo documental da própria escola e produzidos em 1940: o Regulamento Escolar do Ginásio Imaculada Conceição e as Crônicas, este último específico de uma instituição salesiana.
id UFG-9_c8791054e4074f3fee884d41502de1d6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30797
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃOFinal da década de 1930, uma escola de ensino secundário em Corumbá, sul de Mato Grosso, o Ginásio Imaculada Conceição conforma-se em objeto desse estudo. Instituição católica salesiana, fundada em 1904, para a educação de meninas. Com o intuito de analisar as particularidades do currículo ginasial confessional, o perfil de aluna que a escola aspirava formar, o modelo de corpo docente exigido em seu interior e as atribuições desses sujeitos na organização do tempo escolar proposto no curso ginasial, busca-se responder à questão: em que as normas e organização escolar corroboraram o perfil dos sujeitos: alunas e professores? No caminho para esboçar respostas, percebe-se a importância de acessar as finalidades, as normas e o conjunto de práticas de uma instituição escolar e observá-la não apenas com a função de produção de conhecimentos e aprendizagens em torno de regras, mas tomá-la como lócus de inculcação de hábitos, comportamentos e atitudes. Foram utilizadas como fontes da pesquisa dois documentos localizados no acervo documental da própria escola e produzidos em 1940: o Regulamento Escolar do Ginásio Imaculada Conceição e as Crônicas, este último específico de uma instituição salesiana.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PAREShttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3079710.5216/rpp.v12i2.30797Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Stella Sanches de Oliveira2018-07-26T11:22:36ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO
title EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO
Silva, Stella Sanches de Oliveira
title_short EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO
title_full EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO
author Silva, Stella Sanches de Oliveira
author_facet Silva, Stella Sanches de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Stella Sanches de Oliveira
description Final da década de 1930, uma escola de ensino secundário em Corumbá, sul de Mato Grosso, o Ginásio Imaculada Conceição conforma-se em objeto desse estudo. Instituição católica salesiana, fundada em 1904, para a educação de meninas. Com o intuito de analisar as particularidades do currículo ginasial confessional, o perfil de aluna que a escola aspirava formar, o modelo de corpo docente exigido em seu interior e as atribuições desses sujeitos na organização do tempo escolar proposto no curso ginasial, busca-se responder à questão: em que as normas e organização escolar corroboraram o perfil dos sujeitos: alunas e professores? No caminho para esboçar respostas, percebe-se a importância de acessar as finalidades, as normas e o conjunto de práticas de uma instituição escolar e observá-la não apenas com a função de produção de conhecimentos e aprendizagens em torno de regras, mas tomá-la como lócus de inculcação de hábitos, comportamentos e atitudes. Foram utilizadas como fontes da pesquisa dois documentos localizados no acervo documental da própria escola e produzidos em 1940: o Regulamento Escolar do Ginásio Imaculada Conceição e as Crônicas, este último específico de uma instituição salesiana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AVALIADO PELOS PARES
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/30797
10.5216/rpp.v12i2.30797
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/30797
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v12i2.30797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329404653568