PERFIL COMUNICATIVO DE ESCOLARES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: BASE PARA ASSESSORIA EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/36065 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi traçar o perfil comunicativo de alunos que frequentavam escolas especial e regular, com foco para intervenções junto ao processo de ensino-aprendizagem. Participaram da pesquisa nove escolares, com idade entre sete e quinze anos, sendo seis meninos e três meninas. Sobre os diagnósticos, verificou-se: Paralisia Cerebral (5), Síndrome de Down (3), Atraso Global de Desenvolvimento (1). Os dados indicaram algumas necessidades: início de ações relacionadas à identificação de vocabulário funcional, em ambientes domiciliar e escolar, para implementação de Comunicação Alternativa e/ou Suplementar; suporte em relação aos aspectos de aquisição de linguagem oral; adaptações curriculares; orientações sobre o ingresso de indivíduos no ensino regular. Os dados indicaram também uma regularidade no início das ações necessárias. Para os indivíduos com Paralisia Cerebral, iniciou-se com a Comunicação Alternativa e/ou Suplementar, independentemente do ambiente (familiar e/ou escolar). Quanto aos indivíduos com Síndrome de Down, o suporte inicial deveria favorecer o uso funcional da linguagem, por meio de observações em ambientes específicos de interação. Os resultados permitiram considerar, por fim, que uma atenção especial deve ser dada à variabilidade do processo de aquisição de linguagem, diante de diagnósticos semelhantes. |
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PERFIL COMUNICATIVO DE ESCOLARES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: BASE PARA ASSESSORIA EDUCACIONALO objetivo desse estudo foi traçar o perfil comunicativo de alunos que frequentavam escolas especial e regular, com foco para intervenções junto ao processo de ensino-aprendizagem. Participaram da pesquisa nove escolares, com idade entre sete e quinze anos, sendo seis meninos e três meninas. Sobre os diagnósticos, verificou-se: Paralisia Cerebral (5), Síndrome de Down (3), Atraso Global de Desenvolvimento (1). Os dados indicaram algumas necessidades: início de ações relacionadas à identificação de vocabulário funcional, em ambientes domiciliar e escolar, para implementação de Comunicação Alternativa e/ou Suplementar; suporte em relação aos aspectos de aquisição de linguagem oral; adaptações curriculares; orientações sobre o ingresso de indivíduos no ensino regular. Os dados indicaram também uma regularidade no início das ações necessárias. Para os indivíduos com Paralisia Cerebral, iniciou-se com a Comunicação Alternativa e/ou Suplementar, independentemente do ambiente (familiar e/ou escolar). Quanto aos indivíduos com Síndrome de Down, o suporte inicial deveria favorecer o uso funcional da linguagem, por meio de observações em ambientes específicos de interação. Os resultados permitiram considerar, por fim, que uma atenção especial deve ser dada à variabilidade do processo de aquisição de linguagem, diante de diagnósticos semelhantes.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3606510.5216/rppoi.v18.36065Poíesis Pedagógica; v. 18 (2020): Poíesis Pedagógica; 1-142178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/36065/35065Copyright (c) 2020 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchier, Ana CandidaSoriano, Karen RegianeOliveira, Jáima Pinheiro de2020-11-10T12:00:32ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
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