DIALOGANDO COM GOFFMAN: contribuições e limites sobre a deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19990 |
Resumo: | Objetivamos com este texto, mediante processo de revisão literária, apresentar as contribuições e limites dos textos de Goffman para um repensar sobre a deficiência a partir de outros lineamentos que não os médicos e biológicos. Para tanto, destacamos, em um primeiro momento, os cortes distintivos característicos do pensar interacionista e a importância que o mesmo tece à temática do desvio. Após esta tarefa, nos debruçamos sobre uma análise crítica dos conceitos de estigma e instituições totais, cujo ineditismo e relação ao campo da Educação Especial seduziram sobremaneira estes pesquisadores. Por fim, demarcamos a necessidade de um novo pensar sobre a deficiência como forma de luta contra as práticas de rotulação, discriminação e opressão que tanto têm marcado a socialidade capitalista contemporânea, avessa a quaisquer diferenças que não resultem no acúmulo do lucro e da mais valia. |
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