DIALOGANDO COM GOFFMAN: contribuições e limites sobre a deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccolo, Gustavo Martins
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mendes, Enicéia Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19990
Resumo: Objetivamos com este texto, mediante processo de revisão literária, apresentar as contribuições e limites dos textos de Goffman para um repensar sobre a deficiência a partir de outros lineamentos que não os médicos e biológicos. Para tanto, destacamos, em um primeiro momento, os cortes distintivos característicos do pensar interacionista e a importância que o mesmo tece à temática do desvio. Após esta tarefa, nos debruçamos sobre uma análise crítica dos conceitos de estigma e instituições totais, cujo ineditismo e relação ao campo da Educação Especial seduziram sobremaneira estes pesquisadores. Por fim, demarcamos a necessidade de um novo pensar sobre a deficiência como forma de luta contra as práticas de rotulação, discriminação e opressão que tanto têm marcado a socialidade capitalista contemporânea, avessa a quaisquer diferenças que não resultem no acúmulo do lucro e da mais valia.
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