MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauro Vago, Tarcísio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26997
Resumo: Este artigo discute a presença profícua do brincar, da infância e de seus brincantes em algumas estórias da literatura brasileira, que aponta representações do ser criança e das distintas nuances que a compõem em tempos históricos diversos. Os textos Menino de Engenho, de José Lins do Rego, e Trilhos e Quintas de Carmen Lúcia Oliveira, fazem parte do recorte ora analisado em busca dos registros de brinquedos e de brincadeiras indiciários das aprendizagens das relações sociais modelares da sociedade brasileira, tanto em termos de manutenção de um status quo que submete aqueles que historicamente são fragilizados (negros, mulheres, pobres) nas relações de força instituídas, quanto em termos de resistência a essas mesmas relações sociais e, assim, de sua reinvenção. O ponto central das análises aqui empreendidas é, portanto, a tentativa de captar ‘outros’ lugares — como o brincar — que, na história da educação, também produzem a criança e sua infância, sobretudo por se tratarem de lugares de apropriação e reelaboração do mundo a partir de um olhar diferente daquele que é escolarizado.
id UFG-9_cfa559c12a23405df29e047472291773
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26997
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRAEste artigo discute a presença profícua do brincar, da infância e de seus brincantes em algumas estórias da literatura brasileira, que aponta representações do ser criança e das distintas nuances que a compõem em tempos históricos diversos. Os textos Menino de Engenho, de José Lins do Rego, e Trilhos e Quintas de Carmen Lúcia Oliveira, fazem parte do recorte ora analisado em busca dos registros de brinquedos e de brincadeiras indiciários das aprendizagens das relações sociais modelares da sociedade brasileira, tanto em termos de manutenção de um status quo que submete aqueles que historicamente são fragilizados (negros, mulheres, pobres) nas relações de força instituídas, quanto em termos de resistência a essas mesmas relações sociais e, assim, de sua reinvenção. O ponto central das análises aqui empreendidas é, portanto, a tentativa de captar ‘outros’ lugares — como o brincar — que, na história da educação, também produzem a criança e sua infância, sobretudo por se tratarem de lugares de apropriação e reelaboração do mundo a partir de um olhar diferente daquele que é escolarizado.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2013-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2699710.5216/rpp.v11i1.26997Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 1 (2013): Poíesis Pedagógica; 54-672178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26997/15415Mauro Vago, Tarcísioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-24T18:18:39ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRA
title MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRA
spellingShingle MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRA
Mauro Vago, Tarcísio
title_short MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRA
title_full MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRA
title_fullStr MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRA
title_full_unstemmed MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRA
title_sort MAIS HISTÓRIAS DE ‘BRINCAÇÃO’: OUTRAS EXPLORAÇÕES DE BRINCARES NA LITERATURA BRASILEIRA
author Mauro Vago, Tarcísio
author_facet Mauro Vago, Tarcísio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauro Vago, Tarcísio
description Este artigo discute a presença profícua do brincar, da infância e de seus brincantes em algumas estórias da literatura brasileira, que aponta representações do ser criança e das distintas nuances que a compõem em tempos históricos diversos. Os textos Menino de Engenho, de José Lins do Rego, e Trilhos e Quintas de Carmen Lúcia Oliveira, fazem parte do recorte ora analisado em busca dos registros de brinquedos e de brincadeiras indiciários das aprendizagens das relações sociais modelares da sociedade brasileira, tanto em termos de manutenção de um status quo que submete aqueles que historicamente são fragilizados (negros, mulheres, pobres) nas relações de força instituídas, quanto em termos de resistência a essas mesmas relações sociais e, assim, de sua reinvenção. O ponto central das análises aqui empreendidas é, portanto, a tentativa de captar ‘outros’ lugares — como o brincar — que, na história da educação, também produzem a criança e sua infância, sobretudo por se tratarem de lugares de apropriação e reelaboração do mundo a partir de um olhar diferente daquele que é escolarizado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AVALIADO PELOS PARES
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26997
10.5216/rpp.v11i1.26997
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26997
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v11i1.26997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26997/15415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 1 (2013): Poíesis Pedagógica; 54-67
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329363759104