MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabis, Camila da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12176
Resumo: O presente texto discute as possibilidades oferecidas pela narrativa em Ricoeur como metodologia de (auto)formação na construção do docente crítico e investigativo em busca de uma formação humana de professores para a Cultura de Paz. Sirvo-me de ricas contribuições de autores como, Josso, Nóvoa, Abrahão, para compor a escrita reflexiva neste texto acerca das histórias de vida e das experiências de formação. Tomo como referência a experiência em pesquisa no campo da violência nas escolas para compreender a importante trajetória de professores diante desta realidade. Nessa linha, conto como trilhar pelos caminhos teórico-metodológicos da narrativa de vida, junto aos educadores/pesquisadores que mobilizaram-se para os estudos da paz, pode promover reflexões acerca de uma formação que se (re) inventa na correlação com o tempo e a narrativa.
id UFG-9_ec0fd968b87ebdaf2e0c23d38959fd68
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/12176
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ O presente texto discute as possibilidades oferecidas pela narrativa em Ricoeur como metodologia de (auto)formação na construção do docente crítico e investigativo em busca de uma formação humana de professores para a Cultura de Paz. Sirvo-me de ricas contribuições de autores como, Josso, Nóvoa, Abrahão, para compor a escrita reflexiva neste texto acerca das histórias de vida e das experiências de formação. Tomo como referência a experiência em pesquisa no campo da violência nas escolas para compreender a importante trajetória de professores diante desta realidade. Nessa linha, conto como trilhar pelos caminhos teórico-metodológicos da narrativa de vida, junto aos educadores/pesquisadores que mobilizaram-se para os estudos da paz, pode promover reflexões acerca de uma formação que se (re) inventa na correlação com o tempo e a narrativa.Universidade Federal de Catalão2010-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1217610.5216/rpp.v8i1.12176Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 127-1402178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12176/8077Fabis, Camila da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-10-18T11:31:02Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/12176Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-10-18T11:31:02Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ
title MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ
spellingShingle MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ
Fabis, Camila da Silva
title_short MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ
title_full MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ
title_fullStr MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ
title_full_unstemmed MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ
title_sort MEMORIAL E NARRATIVA: PROPULSORES DO DOCENTE REFLEXIVO NA INVENÇÃO DE SI PARA A CULTURA DE PAZ
author Fabis, Camila da Silva
author_facet Fabis, Camila da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabis, Camila da Silva
description O presente texto discute as possibilidades oferecidas pela narrativa em Ricoeur como metodologia de (auto)formação na construção do docente crítico e investigativo em busca de uma formação humana de professores para a Cultura de Paz. Sirvo-me de ricas contribuições de autores como, Josso, Nóvoa, Abrahão, para compor a escrita reflexiva neste texto acerca das histórias de vida e das experiências de formação. Tomo como referência a experiência em pesquisa no campo da violência nas escolas para compreender a importante trajetória de professores diante desta realidade. Nessa linha, conto como trilhar pelos caminhos teórico-metodológicos da narrativa de vida, junto aos educadores/pesquisadores que mobilizaram-se para os estudos da paz, pode promover reflexões acerca de uma formação que se (re) inventa na correlação com o tempo e a narrativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12176
10.5216/rpp.v8i1.12176
url https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12176
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v8i1.12176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/12176/8077
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 127-140
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com
_version_ 1799875033461424128