O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kierepka, Janice Silvana Novakowski
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bremm, Daniele, Güllich, Roque Ismael da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/480
Resumo: O trabalho objetiva reconhecer o papel da reflexão e das narrativas no processo de constituição docente. Para tanto, foram analisados diários de formação de duas professoras de Ciências, que participam dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo.  Foi possível identificar avanços na formação dessas professoras à medida que se distinguem diferentes níveis de reflexão, o que vai gradativamente transformando teorias e práticas. Também foi possível identificar progressos ocorridos nas práticas pedagógicas, de uma perspectiva tradicional para a valorização da pesquisa em sala de aula, diversificando as metodologias empregadas, porém mantendo alguns aspectos da aula tradicional. As reflexões no diário de bordo propiciam a explicitação das concepções de docência, Ciência e de ensino de Ciências, o que implica um processo de transformação das teorias e práticas.
id IFMT_647be5c91aaee2abae694a2344ac8839
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/480
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTEEnsino de CiênciasNarrativasDiário de FormaçãoInvestigação-ação.O trabalho objetiva reconhecer o papel da reflexão e das narrativas no processo de constituição docente. Para tanto, foram analisados diários de formação de duas professoras de Ciências, que participam dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo.  Foi possível identificar avanços na formação dessas professoras à medida que se distinguem diferentes níveis de reflexão, o que vai gradativamente transformando teorias e práticas. Também foi possível identificar progressos ocorridos nas práticas pedagógicas, de uma perspectiva tradicional para a valorização da pesquisa em sala de aula, diversificando as metodologias empregadas, porém mantendo alguns aspectos da aula tradicional. As reflexões no diário de bordo propiciam a explicitação das concepções de docência, Ciência e de ensino de Ciências, o que implica um processo de transformação das teorias e práticas.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/48010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 791-809Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 791-809Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 791-8092526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/480/240Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKierepka, Janice Silvana NovakowskiBremm, DanieleGüllich, Roque Ismael da Costa2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/480Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
title O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
spellingShingle O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Kierepka, Janice Silvana Novakowski
Ensino de Ciências
Narrativas
Diário de Formação
Investigação-ação.
title_short O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
title_full O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
title_fullStr O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
title_sort O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
author Kierepka, Janice Silvana Novakowski
author_facet Kierepka, Janice Silvana Novakowski
Bremm, Daniele
Güllich, Roque Ismael da Costa
author_role author
author2 Bremm, Daniele
Güllich, Roque Ismael da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kierepka, Janice Silvana Novakowski
Bremm, Daniele
Güllich, Roque Ismael da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Narrativas
Diário de Formação
Investigação-ação.
topic Ensino de Ciências
Narrativas
Diário de Formação
Investigação-ação.
description O trabalho objetiva reconhecer o papel da reflexão e das narrativas no processo de constituição docente. Para tanto, foram analisados diários de formação de duas professoras de Ciências, que participam dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo.  Foi possível identificar avanços na formação dessas professoras à medida que se distinguem diferentes níveis de reflexão, o que vai gradativamente transformando teorias e práticas. Também foi possível identificar progressos ocorridos nas práticas pedagógicas, de uma perspectiva tradicional para a valorização da pesquisa em sala de aula, diversificando as metodologias empregadas, porém mantendo alguns aspectos da aula tradicional. As reflexões no diário de bordo propiciam a explicitação das concepções de docência, Ciência e de ensino de Ciências, o que implica um processo de transformação das teorias e práticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/480
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/480
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/480/240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 791-809
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 791-809
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 791-809
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724041871360