Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Heitor Franco de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Timossi, Paulo César, Reis, Edésio Fialho dos, Braz, Guilherme Braga Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8265
Resumo: A adubação nitrogenada próxima à da aplicação de nicosulfuron ainda é considerada uma preocupação na agricultura. Essa associação pode ocasionar redução no crescimento e produtividade final de grãos. A necessidade de estudo sobre essa associação é extremamente importante. Sendo assim, objetivou-se avaliar a associação de períodos de aplicação de ureia e ureia revestida à de nicosulfuron em híbridos de milho. Adotou-se delineamento de blocos casualizados em arranjo fatorial e adicionaram-se duas testemunhas: ureia e ureia revestida aplicadas no estágio fenológico V4, sem aplicação de herbicida e três repetições. Um fator corresponde ao tipo de ureia (Ureia e Ureia revestida) e outro ao período de aplicação das fontes de nitrogênio (N) de acordo com a aplicação de nicosulfuron no estágio fenológico V4 (quatro (-4), dois (-2) dias antes, no mesmo dia (0), dois (2) e quatro (4) dias depois da aplicação de nicosulfuron). Os híbridos MG 30A37, DOW 2B610 e DKB 310 apresentaram uma porcentagem de retardo negativa significativa para altura de planta, em outras palavras, as plantas submetidas à associação obtiveram uma altura superior às da testemunha. Somente para o tratamento controle do comprimento de espiga e semente do AS 1633 que diferiram da combinação de fatores, sendo superiores. Houve um incremento na produtividade final de grãos para todos os híbridos com aplicação de ambas as fontes N no intervalo de dois dias antes da aplicação do herbicida a dois dias depois da aplicação do herbicida.
id UFGD-10_1c5c6475a1b0a96e08345d062f2ac033
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8265
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milhoAcetolactato sintase. Fitointoxicação. Hormesis. Ureia revestida.A adubação nitrogenada próxima à da aplicação de nicosulfuron ainda é considerada uma preocupação na agricultura. Essa associação pode ocasionar redução no crescimento e produtividade final de grãos. A necessidade de estudo sobre essa associação é extremamente importante. Sendo assim, objetivou-se avaliar a associação de períodos de aplicação de ureia e ureia revestida à de nicosulfuron em híbridos de milho. Adotou-se delineamento de blocos casualizados em arranjo fatorial e adicionaram-se duas testemunhas: ureia e ureia revestida aplicadas no estágio fenológico V4, sem aplicação de herbicida e três repetições. Um fator corresponde ao tipo de ureia (Ureia e Ureia revestida) e outro ao período de aplicação das fontes de nitrogênio (N) de acordo com a aplicação de nicosulfuron no estágio fenológico V4 (quatro (-4), dois (-2) dias antes, no mesmo dia (0), dois (2) e quatro (4) dias depois da aplicação de nicosulfuron). Os híbridos MG 30A37, DOW 2B610 e DKB 310 apresentaram uma porcentagem de retardo negativa significativa para altura de planta, em outras palavras, as plantas submetidas à associação obtiveram uma altura superior às da testemunha. Somente para o tratamento controle do comprimento de espiga e semente do AS 1633 que diferiram da combinação de fatores, sendo superiores. Houve um incremento na produtividade final de grãos para todos os híbridos com aplicação de ambas as fontes N no intervalo de dois dias antes da aplicação do herbicida a dois dias depois da aplicação do herbicida.Editora UFGD2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/826510.30612/agrarian.v14i52.8265Agrarian; v. 14 n. 52 (2021); 136-143Agrarian Journal; Vol. 14 No. 52 (2021); 136-1431984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8265/7887Copyright (c) 2021 Agrarianhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Heitor Franco deTimossi, Paulo CésarReis, Edésio Fialho dosBraz, Guilherme Braga Pereira2022-06-03T19:10:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8265Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2022-06-03T19:10:13Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milho
title Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milho
spellingShingle Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milho
Sousa, Heitor Franco de
Acetolactato sintase. Fitointoxicação. Hormesis. Ureia revestida.
title_short Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milho
title_full Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milho
title_fullStr Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milho
title_full_unstemmed Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milho
title_sort Épocas de aplicação de ureias associadas à de nicosulfuron em híbridos de milho
author Sousa, Heitor Franco de
author_facet Sousa, Heitor Franco de
Timossi, Paulo César
Reis, Edésio Fialho dos
Braz, Guilherme Braga Pereira
author_role author
author2 Timossi, Paulo César
Reis, Edésio Fialho dos
Braz, Guilherme Braga Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Heitor Franco de
Timossi, Paulo César
Reis, Edésio Fialho dos
Braz, Guilherme Braga Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Acetolactato sintase. Fitointoxicação. Hormesis. Ureia revestida.
topic Acetolactato sintase. Fitointoxicação. Hormesis. Ureia revestida.
description A adubação nitrogenada próxima à da aplicação de nicosulfuron ainda é considerada uma preocupação na agricultura. Essa associação pode ocasionar redução no crescimento e produtividade final de grãos. A necessidade de estudo sobre essa associação é extremamente importante. Sendo assim, objetivou-se avaliar a associação de períodos de aplicação de ureia e ureia revestida à de nicosulfuron em híbridos de milho. Adotou-se delineamento de blocos casualizados em arranjo fatorial e adicionaram-se duas testemunhas: ureia e ureia revestida aplicadas no estágio fenológico V4, sem aplicação de herbicida e três repetições. Um fator corresponde ao tipo de ureia (Ureia e Ureia revestida) e outro ao período de aplicação das fontes de nitrogênio (N) de acordo com a aplicação de nicosulfuron no estágio fenológico V4 (quatro (-4), dois (-2) dias antes, no mesmo dia (0), dois (2) e quatro (4) dias depois da aplicação de nicosulfuron). Os híbridos MG 30A37, DOW 2B610 e DKB 310 apresentaram uma porcentagem de retardo negativa significativa para altura de planta, em outras palavras, as plantas submetidas à associação obtiveram uma altura superior às da testemunha. Somente para o tratamento controle do comprimento de espiga e semente do AS 1633 que diferiram da combinação de fatores, sendo superiores. Houve um incremento na produtividade final de grãos para todos os híbridos com aplicação de ambas as fontes N no intervalo de dois dias antes da aplicação do herbicida a dois dias depois da aplicação do herbicida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8265
10.30612/agrarian.v14i52.8265
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8265
identifier_str_mv 10.30612/agrarian.v14i52.8265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8265/7887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Agrarian
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Agrarian
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 14 n. 52 (2021); 136-143
Agrarian Journal; Vol. 14 No. 52 (2021); 136-143
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205858627649536