Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucareli, Claudemir
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cil, Igor Ribeiro, Prete, Cássio Egídio Cavenaghi, Prando, André Mateus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/569
Resumo: O custo com a utilização de fertilizantes químicos e as frustrações de safras podem ser minimizadas pela inoculação das sementes com rizobactérias promotoras de crescimento vegetal. O trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência agronômica do inoculante à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho. O experimento foi conduzido na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Foram testados dois níveis de adubação fosfatada (50 e 100% da recomendação), com e sem inoculação, em esquema fatorial (2 x 2), com cinco repetições. A adubação fosfatada foi realizada no sulco de semeadura utilizando como fonte o superfosfato triplo. As características avaliadas foram altura da planta, altura de inserção da espiga, plantas acamadas, plantas quebradas, comprimento de espiga, número de fileiras por espiga, número de grãos por fileiras, diâmetro da espiga e do sabugo, umidade dos grãos, produtividade e peso de 100 grãos. As avaliações foram realizadas no estádio de maturação de colheita (umidade de 20%). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A inoculação à base de Pseudomonas fluorescens, independentemente da adubação fosfatada, aumentou o diâmetro médio das espigas de milho. A inoculação e a adubação fosfatada não alteraram o número de grãos por fileiras, o diâmetro dos sabugos, a massa de 100 grãos, o peso do sabugo e a produtividade de grãos.
id UFGD-10_4abb7cda26f5b93adccad401a2146ad4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/569
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milhoAdubação fosfatadarizobactérias e disponibilização de fósforoO custo com a utilização de fertilizantes químicos e as frustrações de safras podem ser minimizadas pela inoculação das sementes com rizobactérias promotoras de crescimento vegetal. O trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência agronômica do inoculante à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho. O experimento foi conduzido na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Foram testados dois níveis de adubação fosfatada (50 e 100% da recomendação), com e sem inoculação, em esquema fatorial (2 x 2), com cinco repetições. A adubação fosfatada foi realizada no sulco de semeadura utilizando como fonte o superfosfato triplo. As características avaliadas foram altura da planta, altura de inserção da espiga, plantas acamadas, plantas quebradas, comprimento de espiga, número de fileiras por espiga, número de grãos por fileiras, diâmetro da espiga e do sabugo, umidade dos grãos, produtividade e peso de 100 grãos. As avaliações foram realizadas no estádio de maturação de colheita (umidade de 20%). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A inoculação à base de Pseudomonas fluorescens, independentemente da adubação fosfatada, aumentou o diâmetro médio das espigas de milho. A inoculação e a adubação fosfatada não alteraram o número de grãos por fileiras, o diâmetro dos sabugos, a massa de 100 grãos, o peso do sabugo e a produtividade de grãos.Editora UFGD2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/569Agrarian; v. 4 n. 13 (2011); 152-157Agrarian Journal; Vol. 4 No. 13 (2011); 152-1571984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/569/754Zucareli, ClaudemirCil, Igor RibeiroPrete, Cássio Egídio CavenaghiPrando, André Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:17:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/569Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:17:22Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho
title Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho
spellingShingle Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho
Zucareli, Claudemir
Adubação fosfatada
rizobactérias e disponibilização de fósforo
title_short Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho
title_full Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho
title_fullStr Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho
title_full_unstemmed Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho
title_sort Eficiência agronômica da inoculação à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho
author Zucareli, Claudemir
author_facet Zucareli, Claudemir
Cil, Igor Ribeiro
Prete, Cássio Egídio Cavenaghi
Prando, André Mateus
author_role author
author2 Cil, Igor Ribeiro
Prete, Cássio Egídio Cavenaghi
Prando, André Mateus
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zucareli, Claudemir
Cil, Igor Ribeiro
Prete, Cássio Egídio Cavenaghi
Prando, André Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Adubação fosfatada
rizobactérias e disponibilização de fósforo
topic Adubação fosfatada
rizobactérias e disponibilização de fósforo
description O custo com a utilização de fertilizantes químicos e as frustrações de safras podem ser minimizadas pela inoculação das sementes com rizobactérias promotoras de crescimento vegetal. O trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência agronômica do inoculante à base de Pseudomonas fluorescens na cultura do milho. O experimento foi conduzido na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Foram testados dois níveis de adubação fosfatada (50 e 100% da recomendação), com e sem inoculação, em esquema fatorial (2 x 2), com cinco repetições. A adubação fosfatada foi realizada no sulco de semeadura utilizando como fonte o superfosfato triplo. As características avaliadas foram altura da planta, altura de inserção da espiga, plantas acamadas, plantas quebradas, comprimento de espiga, número de fileiras por espiga, número de grãos por fileiras, diâmetro da espiga e do sabugo, umidade dos grãos, produtividade e peso de 100 grãos. As avaliações foram realizadas no estádio de maturação de colheita (umidade de 20%). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A inoculação à base de Pseudomonas fluorescens, independentemente da adubação fosfatada, aumentou o diâmetro médio das espigas de milho. A inoculação e a adubação fosfatada não alteraram o número de grãos por fileiras, o diâmetro dos sabugos, a massa de 100 grãos, o peso do sabugo e a produtividade de grãos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/569
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/569/754
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 4 n. 13 (2011); 152-157
Agrarian Journal; Vol. 4 No. 13 (2011); 152-157
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205855737774080