Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Alison Alves de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Emerenciano, Maurício Gustavo Coelho, Durigon, Emerson Giuliani, Mello, Giovanni Lemos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8744
Resumo: Visto que um dos maiores entraves na produção de organismos aquáticos são os altos custos com alimentação que podem chegar a 50% dos custos totais de produção, dietas elaboradas com ingredientes alternativos como os fungos podem auxiliar na redução de custos de fabricação e ajudar ainda mais a viabilidade dos cultivos. Diante disto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar diferentes níveis de biomassa seca de Aspergillus niger (micélio) (0, 2, 4 e 8%) em rações para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) com peso médio de 1,72 ± 0,16 g. O experimento teve uma duração de 42 dias e foi avaliado o desempenho zootécnico, índices organo-somáticos e composição de carcaça. Em relação aos parâmetros zootécnicos não houve efeito significativo para peso final e consumo de ração. Já a conversão alimentar, ganho em peso e taxa de crescimento específico apresentaram diferenças e os melhores níveis de inclusão de biomassa seca de A. niger apontados pela regressão para esses parâmetros foram 3,75, 4,24 e 4,25%, respectivamente. Para os índices organo-somáticos como rendimento de carcaça, índice digestivo somático, quociente intestinal e índice esplenosomático não houve efeito significativo (p>0,05). No entanto pôde ser observado efeito quadrático para índice hepatossomático e índice de gordura visceral em que o melhor nível de inclusão, de acordo com a análise de regressão foram de 5 e 4,75% respectivamente. Os parâmetros de composição de carcaça não apresentaram efeito significativo. De acordo com os dados obtidos, recomenda-se um nível de inclusão de 4% de biomassa seca de A. niger em rações extrusadas para tilápia do Nilo.
id UFGD-10_9e8425fbb035114a2ab247e73e876c3c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8744
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)DesempenhoFungoNutriçãoPiscicultura.Visto que um dos maiores entraves na produção de organismos aquáticos são os altos custos com alimentação que podem chegar a 50% dos custos totais de produção, dietas elaboradas com ingredientes alternativos como os fungos podem auxiliar na redução de custos de fabricação e ajudar ainda mais a viabilidade dos cultivos. Diante disto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar diferentes níveis de biomassa seca de Aspergillus niger (micélio) (0, 2, 4 e 8%) em rações para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) com peso médio de 1,72 ± 0,16 g. O experimento teve uma duração de 42 dias e foi avaliado o desempenho zootécnico, índices organo-somáticos e composição de carcaça. Em relação aos parâmetros zootécnicos não houve efeito significativo para peso final e consumo de ração. Já a conversão alimentar, ganho em peso e taxa de crescimento específico apresentaram diferenças e os melhores níveis de inclusão de biomassa seca de A. niger apontados pela regressão para esses parâmetros foram 3,75, 4,24 e 4,25%, respectivamente. Para os índices organo-somáticos como rendimento de carcaça, índice digestivo somático, quociente intestinal e índice esplenosomático não houve efeito significativo (p>0,05). No entanto pôde ser observado efeito quadrático para índice hepatossomático e índice de gordura visceral em que o melhor nível de inclusão, de acordo com a análise de regressão foram de 5 e 4,75% respectivamente. Os parâmetros de composição de carcaça não apresentaram efeito significativo. De acordo com os dados obtidos, recomenda-se um nível de inclusão de 4% de biomassa seca de A. niger em rações extrusadas para tilápia do Nilo.Editora UFGD2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/874410.30612/agrarian.v12i45.8744Agrarian; v. 12 n. 45 (2019); 367-374Agrarian Journal; Vol. 12 No. 45 (2019); 367-3741984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8744/5345Copyright (c) 2019 Agrarianinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Alison Alves deEmerenciano, Maurício Gustavo CoelhoDurigon, Emerson GiulianiMello, Giovanni Lemos de2019-10-15T10:48:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8744Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2019-10-15T10:48:24Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
spellingShingle Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
Sousa, Alison Alves de
Desempenho
Fungo
Nutrição
Piscicultura.
title_short Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title_full Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title_fullStr Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title_full_unstemmed Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title_sort Biomassa seca de Aspergillus niger em rações extrusadas para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
author Sousa, Alison Alves de
author_facet Sousa, Alison Alves de
Emerenciano, Maurício Gustavo Coelho
Durigon, Emerson Giuliani
Mello, Giovanni Lemos de
author_role author
author2 Emerenciano, Maurício Gustavo Coelho
Durigon, Emerson Giuliani
Mello, Giovanni Lemos de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Alison Alves de
Emerenciano, Maurício Gustavo Coelho
Durigon, Emerson Giuliani
Mello, Giovanni Lemos de
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho
Fungo
Nutrição
Piscicultura.
topic Desempenho
Fungo
Nutrição
Piscicultura.
description Visto que um dos maiores entraves na produção de organismos aquáticos são os altos custos com alimentação que podem chegar a 50% dos custos totais de produção, dietas elaboradas com ingredientes alternativos como os fungos podem auxiliar na redução de custos de fabricação e ajudar ainda mais a viabilidade dos cultivos. Diante disto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar diferentes níveis de biomassa seca de Aspergillus niger (micélio) (0, 2, 4 e 8%) em rações para alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) com peso médio de 1,72 ± 0,16 g. O experimento teve uma duração de 42 dias e foi avaliado o desempenho zootécnico, índices organo-somáticos e composição de carcaça. Em relação aos parâmetros zootécnicos não houve efeito significativo para peso final e consumo de ração. Já a conversão alimentar, ganho em peso e taxa de crescimento específico apresentaram diferenças e os melhores níveis de inclusão de biomassa seca de A. niger apontados pela regressão para esses parâmetros foram 3,75, 4,24 e 4,25%, respectivamente. Para os índices organo-somáticos como rendimento de carcaça, índice digestivo somático, quociente intestinal e índice esplenosomático não houve efeito significativo (p>0,05). No entanto pôde ser observado efeito quadrático para índice hepatossomático e índice de gordura visceral em que o melhor nível de inclusão, de acordo com a análise de regressão foram de 5 e 4,75% respectivamente. Os parâmetros de composição de carcaça não apresentaram efeito significativo. De acordo com os dados obtidos, recomenda-se um nível de inclusão de 4% de biomassa seca de A. niger em rações extrusadas para tilápia do Nilo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8744
10.30612/agrarian.v12i45.8744
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8744
identifier_str_mv 10.30612/agrarian.v12i45.8744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/8744/5345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Agrarian
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Agrarian
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 12 n. 45 (2019); 367-374
Agrarian Journal; Vol. 12 No. 45 (2019); 367-374
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205858664349696